Ajuda na identificação de espécie


melopsitacus

Recommended Posts

olá pessoal

 

Agradecia que me ajudassem a identificar este caracol, tenho 5 exemplares, e agora andam numa de reprodução

e deixaram uns ovos translucidos do tamanho de aproximado de uma cabeça de fósforo agarrados a uma planta

no fundo do aqua.

Também reparei que costumam se colocar em cima de caracois de outras especies (ampularias e planorbis)e ao que

parece é apenas para dar uma "polidela" na carapaça.

o tamanho deles agora é sensivelmente uns 2.5 cms de diâmetro.

 

 

http://img405.imageshack.us/i/tcaracolada.png/

 

http://img143.imageshack.us/i/tcaracolada2.png/

 

agradeço desde já toda a ajuda dispensada

Editado por melopsitacus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que o Mazo disse é correcto Marisa cornuarietis (Linnaeus, 1758) , nome cientifico alternativo (provavelmente o que é válido) é Marisa rotula (Mousson, 1869), pertence à familia dos ampularideos como as Ampulárias pomacea sp. só que ao contrário dessas colocam os ovos debaixo de água. Também tenho a mesma questão que tu, reprodução... tenho retirado alguns ovos, quando acabado de serem postos para serem levados pelo filtro, e deixo nascer o que quero.... vais ter que começar a fazer selecção (o que é facil) se não queres sobrepovoamento, tal como nas ampulárias normais.

 

As marisa são omnivoras (plantas e animais mortos, ovos, predação de pequenos caracois e podem comer vários tipos de plantas vivas...) crescem pouco. Nas crias, a forma em caracol da concha começasse a notar depois de algum tempo, perdendo a forma de ampulária. Têm uma vantagem, mantêm o aquário limpo de detritos.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

obrigado pela informação-

 

quando se referiu ao "crescem pouco" que soginifica isso ? os que lhe enviei as fotos tem sensivelmente o diamêtro de uma moeda de 1Euro. isso é para sim pouco,muito ou normal ?

 

um abraço

Fernando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

comparado com canaliculata são pequenas... comparado com os planorbis são enormes. :D

 

mas... se as Marisa crescem do tamanho de uma moeda de um euro que tens na mão, é verdade é o tamanho normal, mas uma canaliculata cresce para o tamanho da mão que segura a moeda...

 

 

crescimento de ampularídeos (T.max):

Pomacea canaliculata ...............15 cm (complexo canaliculata)

Pomacea diffusa ......................... 5 cm (complexo bridgesii)

Marisa rotula ................................ 4 cm

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

eu sei que as ampularias crescem muito, já vi umas quantas ao vivo e a cores, enchiam uma mão, além de outros peixes que deixariam

muito pessoal de queixo caido ehehe

 

um abraço e novamente obrigado

 

Fernando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais