Filtro externo construçao


Recommended Posts

tens de contar com situações em que existe um corte no abastecimento de electricidade

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

primeiro teste para detectar fugas correu mal, a tampa nao veda e foi agua por todo lado.

tenho de arranjar novo balde que tenha tampa de rosca.

 

aceito ideias

 

abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também fiz um diy desses e tive problemas com bidons de plástico de rosca, de 30l, aqueles típicos azuis. Nunca consegui com que ficasse estanque quando cortava a electricidade.

 

Usei então um bidão azul que fecha com uma cinta metálica e que tem um 0-ring e nunca mais tive uma fuga. Há por aí malta com projectos semelhantes que conseguiu arranjar recipientes pequenos de plástico, como o que pretendes, nas lojas do chinês. (cerca de 10€)

 

Deves procurar por recipientes de tampa dura, em que a tua mão caiba lá dentro para poderes fazer limpezas e que tenham um o-ring a vedar. A melhor maneira de testar antes de começares a furar é encher o recipiente de água e virar ao contrário. Testa com jornais por de baixo a estanquicidade.

 

Abraço

Editado por subzer0
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ora aqui está um projecto que tem pernas para andar eu só fazia uma pequena alteração, que era fazer a entrada de agua pelo meio, para ir para baixo, pois assim o lixo maior ia ficar no fundo (deixavas uma altura de 2 ou 3 cm só para o lixo) que assim não te ia entupir as lãs.

 

Quanto ao "vasilhame" o ideal seria algo deste género, bidon, não faço é ideia de quanto é que pode custar uma coisa destas.

 

Cumps,

PG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ao alterar a entrada para o meio ia saturar as ceramicas de lixo, diminuindo a capacidade de filtragem biologica logo as ceramicas devem receber a agua o mais limpa possivel para estarem sempre a 100% (corrijam se tiver errado)

 

quanto ao vasilhame é mesmo isso que ando a procura so ainda nao encontrei um no max 15L

se alguem porventura souber de algo que nao hesite dizer para ver se eu acabo este progecto

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

Se as cerâmicas tiverem no inicio e apanharem com o lixo todo vão entupir os seus micro orifícios e não há bactérias que se alojem lá....

(...)

 

 

No meu filtro externo as cerâmicas estão no início, dentro de um saco de rede.

Acho que este filtro está com o circuito ao contrário, normal não é a água entrar por baixo e sair limpa na parte de cima do filtro?

 

primeiro teste para detectar fugas correu mal, a tampa nao veda e foi agua por todo lado.

(...)

 

Esse tipo de balde nunca vai aguentar com a pressão. Mesmo um de tampa acho que convinha meteres fita de teflon.

Cumprimentos.

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

apos varias tentativas de construcao xeguei ao progeto definitivo aqui ficam as fotos da construçao:

 

tubo pvc 125mm de diametro e 60cm de comprimento

 

IMG_0264.jpg

 

uma tampa de visita para o topo

 

IMG_0268.jpg

 

IMG_0265.jpg

 

uma tampa cega para o fundo

 

IMG_0266.jpg

 

passadores

 

IMG_0269.jpg

 

curva 90º

 

IMG_0270.jpg

 

casquilho pvc

 

IMG_0272.jpg

 

marcaçao dos furos

 

IMG_0276.jpg

IMG_0275.jpg

 

broca craniana 25mm

 

IMG_0277.jpg

 

furo de baixo ja com o casquilho

 

IMG_0278.jpg

 

e o de cima

 

IMG_0279.jpg

 

a bomba ja engatada

 

IMG_0280.jpg

 

passadores presos lada a lado

 

IMG_0281.jpg

 

IMG_0282.jpg

 

aspecto geral

 

IMG_0283.jpg

 

em testes

 

IMG_0284.jpg

IMG_0286.jpg

 

fonte de pc para alimentar a bomba de 12v

 

IMG_0285.jpg

 

 

comentem se devo alterar alguma coisa

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma pergunta, onde compraste essas torneiras e o preço q pagaste por elas? achei interessante pois nunca tinha visto alem das torneiras das marcas de filtros pra aquas

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

È impressão minha ou continuas com o fluxo ao contrário?

Se reparares os filtros de compra são ao contrário e isso tem uma razão ou melhor várias. Se a água entrar por baixo qualquer partícula mais pesada vai ficar no fundo e não vai impedir o normal funcionamento do filtro e se a bomba estiver em cima a fazer o retorno da água para o aquário tem uma menor altura, logo menor esforço para enviar a água de volta.

 

Cumps,

PG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma pergunta, onde compraste essas torneiras e o preço q pagaste por elas? achei interessante pois nunca tinha visto alem das torneiras das marcas de filtros pra aquas

 

as torneiras comprei no AKI e foram a 2.55€ cada

 

abraço

 

 

Está com bom aspecto!

 

Onde arranjaste e quanto custou o tubo PVC?

 

Abraço

 

o tubo foi uma ponta que arranjei no trabalho e foi a zero.

mas em qualquer casa de pichelaria arranja-se isso.

 

abraço

 

 

Boas,

 

È impressão minha ou continuas com o fluxo ao contrário?

Se reparares os filtros de compra são ao contrário e isso tem uma razão ou melhor várias. Se a água entrar por baixo qualquer partícula mais pesada vai ficar no fundo e não vai impedir o normal funcionamento do filtro e se a bomba estiver em cima a fazer o retorno da água para o aquário tem uma menor altura, logo menor esforço para enviar a água de volta.

 

Cumps,

PG

 

sim continua por ser mais facil para a limpeza e assim nao preciso de tirar sempre tudo basta a lã e esponjas.

quanto a bomba tens razao que diminui o caudal pela altura mas esta tem 3.1mt de elevaçao mas ainda ta em testes

e da para alterar se necessario a altura a ver se fica perto do topo

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como a bomba vai tar a pescar do balde cria succao e ja nao vai haver pressao no filtro, so o peso da agua do aqua

mesmo assim vou meter umas molas para segurança

 

A minha unica opinião é mesmo esta: Estanquicidade. A pressão do efeito de sifão pode fazer saltar a tampa. Eu iria para o balde de azeitonas, com tampa de enroscar.

Cumprimentos,

 

JB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

materias filtrantes

 

2 kg de ceramicas

esponjas

la filtrante

 

IMG_0322.jpg

 

sacos dos limoes para as ceramicas

 

IMG_0315.jpg

 

IMG_0320.jpg

 

la e esponjas

 

IMG_0321.jpg

 

o filtro esta com caudal de 400 L/h

 

sera suficiente para um aqua de 80*40*30 ??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma nota e uma pergunta...

 

Esse filtro vai consumir-te cerca de 40€ por ano de electricidade... um Eheim Ecco Pro 130 (de 500 L/h) gasta uns módicos 5w ou cerca de 5,5€/ano.

 

Como é com ruído?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o caudal parece mai q suficiente para trabalhar sem ser em esforço. mais importante q o caudal é o volume do proprio filtro.

 

parece-me q seja mais q aceitável p esse aqua. (dependendo se os peixes q coloques sejam muito porcalhões...)

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o caudal parece mai q suficiente para trabalhar sem ser em esforço. mais importante q o caudal é o volume do proprio filtro.

 

parece-me q seja mais q aceitável p esse aqua. (dependendo se os peixes q coloques sejam muito porcalhões...)

 

 

o volume do filtro é +- 7litros, acho que o que esta a diminuir o caudal sao as torneiras porque estrangulam o fluxo.

vou fazer um ensaio sem torneiras e medir o caudal (fazer contas)

 

os peixes que tenho sao 2 limpa-vidros, 2 botia palhaço e 3 arlequim (morreram 3 em 3 semanas) tou a espera que fique o filtro pronto para meter mais uns peixitos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...