Troncos de Macieira


Recommended Posts

Boa tarde,

Cá em casa andamos a podar as macieiras e como são todos para a lareira, lembrei-me se podia utilizar alguns para o aquário. Pesquisei mas não encontrei muitas experiências com troncos desta árvore de fruto...não haverá problemas de os utilizar no aquário?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, na minha opinião acho que não há problemas em serem utilizados num aquário, desde que estejam bem secos, passados por várias águas e fervidos antes de irem para o aqua. As madeiras não aconselhaveis para aquarios são as resinosas.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também penso que não haja problema, mas como não encontrei nada sobre o assunto, decidi perguntar. Tanto que nunca vi nenhum aquário com troncos de macieira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

Para além das resinosas, existem outros tipos de troncos que, por precaução, eu não utilizaria em aquário.

Sei que algumas espécies do género Prunus contêm cianeto de hidrogénio e em várias publicações é formalmente desaconselhado o uso de todos os Prunus (cerejeira, amendoeira, pessegueiro, etc) em aviários com aves que despedaçam a madeira. Não faço ideia se, por ser um composto bastante volátil, seria libertado/destruído no processo de cura do tronco. Alguém deveria experimentar :mrgreen:

Quanto às macieiras, a única parte da planta que contém esse composto é a semente. O tronco deverá ser seguro (atenção se as árvores foram tratadas com insecticidas ou fungicidas, sobretudo os sistémicos).

Abraço

João

ps: em tempos, dei-me muito bem com troncos meio carcomidos de velhas alfarrobeiras - formas muito bonitas e relativamente fáceis de curar.

Humour is an asset. Spend it, you can’t go broke :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As macieiras cá de casa normalmente são tratadas essencialmente com sulfato contra "parasitas" e para proteger a árvore das baixas temperaturas. O que pretendes dizer quando referes sistémicos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Produtos sistémicos são aqueles que entram para o interior da planta, o que para este fim pode ser prejudicial, uma vez que ao tratarmos o tronco pode não se conseguir neutralizar totalmente os restos destes químicos... Pelo que referes o sulfato que usaste na cura normalmente e não sabendo o nome do mesmo eu diria que é um produto de contacto, ou seja trata os parasitas na superfície da planta, não indo para o seu interior, por isso acho que não tens problemas em usar no aquário1

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.