Nano 60 Litros


Miguel Burguete

Recommended Posts

Aqui vai um nano com um começo muito lento com prespectiva de vir a ser um tanque de sps maioritariamente.

 

Setup:

 

Aquario: 60c*30l*35a

Escumador: Red Sea Prizm

Iluminação: 3x24 - 1 ATI Blue Plus. 2x 10000ºk

Termostato: Jager 150W

Bomba de circulação: hydor koralia 1 (1500L/h)

Rocha viva: 0.5kg AquaHobby

Rocha morta: 3 kg

Areia: Areia de coral (Camada muito fina cerca de 2cm)

Temperatura: 25ºc

Agua: Vinda do aquario de exposição da AquaHobby

Reposição Automática com Kalk

 

 

O Aquário está a ciclar para colonizar a rocha e depois irá começar a levar frags de sps e uns zoantos.

 

Algumas pics.

 

img7361e.jpg

 

img7343cm.jpg

 

img7360p.jpg

 

Abraço Miguel Burguete

Ps: Alguem sabe como e que se pode trocar o nome de utilizador do forum?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

 

O aquário está engraçado, no entanto eu teria colocado mais rocha viva, mas a coisa vai lá com mais tempo, a nível de estabilidade.

O que estás a pensar colocar de vivos?

 

Para alterares o teu username, manda-me MP, contando que só podes mudar para o teu nome pessoal.

 

Abraço,

PC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

 

O aquário está engraçado, no entanto eu teria colocado mais rocha viva, mas a coisa vai lá com mais tempo, a nível de estabilidade.

O que estás a pensar colocar de vivos?

 

Para alterares o teu username, manda-me MP, contando que só podes mudar para o teu nome pessoal.

 

Abraço,

PC.

 

Olá Pedro,

 

Estava a ver que ninguem comentava.

Ainda estou a decidir o que que vai entrar de vivos mas tambem tenho muito tempo para tal dado que esta maturação da rocha vai ser bastante demorada.

Como o objectivo irá ser essencialmente frags de sps e alguns lps não quero carregar muito em termos de peixes. Estava a pensar em algo como Nemateleotris magnifica, gosto tambem muito de quase todos os Gobios, resta escolher um! Tambem pensei num Centropyge bispinosa mas acho que a litragem é curta para tal.

No entanto aceito qualquer tipo de sugestões. Isto ainda nem uma semana de montagem tem por isso tenho bastante tempo para estudar opções.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes que indicas são boas escolhas, excepto o Centropyge. Podes colocar 2 ou 3 peixes pequenos (em adulto) e colocar os corais. Se conseguires manter bons níveis de água, com a iluminação que tens e o escumador não vejo problema em manteres SPS.

Vai colocando as tuas ideias para o pessoal ir ajudando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem já tinha nitritos e hoje já tenho nitratos.

Foi um ciclo muito rápido. Estou com bastantes algas quer na areia quer na rocha.

Já estou a fazer água para um pequena TPA mas mesmo assim apesar de já ter nitratos acho que é mais seguro dar mais algum tempo para a maturação da rocha antes de introduzir mais alguns vivos.

 

Alguma opinião?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai mais uma actualização do nano.

Estou na fase da vários tipos de algas e por isso hoje introduzi o primeiro habitante, um Turbo. Este invertebrado fez milagres como podem ver nas fotografias (de péssima qualidade).

Estou a pensar mudar a rocha pequena da direita por uma de tamanho parecido com o da esquerda.

 

img7427z.jpg

 

img7430y.jpg

 

Otrabalho do turbo, a rocha da esquerda estava toda como está o resto desta que ele está a limpar agora:

img7409so.jpg

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Aqui vai uma pequena actualização deste nano em crescimento.

Comprei uns zoantos de centro verde, uma Psammocora Verde, uma caulastria e uma Euphyllia paradivisa, tudo frags.

Quanto á iluminação tambem houve uma alteração para 4x24W. duas Aquablue Special e duas Blue Plus.

 

Fotografias:

 

img7492zh.jpg

 

img7515.jpg

 

img7525zb.jpg

 

img7522e.jpg

 

img7520i.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado.

 

Ainda tem muito pouca coralina e ainda está a passar por alguns periodos de algas pelo que não esta com o melhor aspecto possível.

 

Já começo a notar algum crescimento da coralina especialmente nas peças pretas como bomba e escumador de superfície.

 

Neste momento estou a equacionar a montagem de uma sump de modo a ter melhor filtragem mecânica e talvez substituir esta areia por uma sugar size.

 

Agradeço comentários e concelhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais