Agua mineral em aquariofilia


tat

Recommended Posts

Boas,

Tenho-me apercebido que o uso de agua engarrafa na aquariofilia, é um tema pouco consensual.

Nesse sentido, gostaria de aprofundar mais o tema, de forma a melhor perceber em que casos se deve usar agua mineral.

Comparei os parametros de algumas aguas.

Na vossa opiniao, quais os parametros mais relevantes, e das 4 aguas da tabela, qual a aconselhavel para uso em aquariofilia?
aguasminerais2.jpg

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 60
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Isso vai depender dos animais que a forem 'usar'.

E há parâmetros que não estão aí e que podem ser relevantes, como o kH e o gH, no caso dos camarões.

 

A do Continente talvez não fosse má ideia para os meus CRSs :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todeos,

 

Estudo muito interessante que ai tens. A água Vitalis parece-me muito interessante, com bicarbonatos e mineralização tão baixos, confirmas esses valores? é que mais parece AO.

 

Cumptrs

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No fundo o mais relevante são os bicarbonatos que dão uma indicação da dureza da agua, o PH e os nitratos, não?

 

Sim, confirmo os valores da Vitalis. No entanto é demasiado cara, 1.10€ o garrafao.

 

A do Pingo-Doce, a 29 centimos o garrafao, tem valores aproximados, embora uns valores de nitratos que me deixam desconfiado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sempre li e ouvi dizer que as agua engarrafadas são boas para aquariofilia.. mas tem um contra, que é a ausência de durezas..

se quem puder fazer os testes de dureza é que era.. aí é que teríamos uma verdadeira comparação..

 

pois como sabemos a dureza é que mantém todo o sistema biológico equilibrado..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora esses valores são testes realizados por ti (pelo menos dureza e pH) ou são retirados dos rótulos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sempre li e ouvi dizer que as agua engarrafadas são boas para aquariofilia.. mas tem um contra, que é a ausência de durezas..

se quem puder fazer os testes de dureza é que era.. aí é que teríamos uma verdadeira comparação..

 

pois como sabemos a dureza é que mantém todo o sistema biológico equilibrado..

 

 

Posso medir KH, tenho reagente com fartura. GH é mais complicado.

De qq das formas, olhando para os bicarbonatos, é de prever que a Vitalis, a Luso e a PingoDoce, devem andar entre 0-1 KH. A do Continente um pouco mais, 2 a 3 digo eu.

Mas posso fazer os testes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora esses valores são testes realizados por ti (pelo menos dureza e pH) ou são retirados dos rótulos?

 

 

Tudo retirado dos rótulos. Se quiserem juntar os valores das aguas minerais que têm em casa, sintam-se á vontade :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.

 

É que nos testes que já fiz a água do pingo doce nunca tem o pH indicado (nem com a margem de erro que eles apresetam).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para aquários de invertebrados se tiveres plantas flutuantes não acho nada de preocupante.

 

Para o resto nada preocupante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal vocês não precisam de medir kH e gH's... Vem indicado no rotulo, em termos da mineralização total, e a quantidade de carbonatos presente no rotulo, têm é que converter para º de dureza e já está! Simples e eficaz! É muito simples quando se sabe a conversão, basta olhar para o numero no rótulo, e através de calculo mental chegam ás durezas pretendidas... Se lerem a teorica facilmente chegam lá... Pessoalmente a agua da vitalis é excelente, mas é cara... Para TPA's para ajustar parametros prefiro a água do LIDL, é muito boa, e muito barata... Por falar nisso tenho que ir comprar uns 50litros amanha...

Ou isso ou então apanhar água das chuvas nas zonas rurais, também é uma excelente maneira de arranjar água para TPA's... Depois é uma questão de misturar água da torneira com água das chuvas para mineralizar a coisa para as durezas pretendidas... Dá trabalho, mas poupa-se muito guito.

 

Quanto á ideia da água do Continente, é meio a dar para o duro...15 de gH, ugasse! o kH não é mauzinho de todo, mas considerando que água de garrafão de 5 litros deve ser usada em conjunto com água da torneira para atingir as durezas pretendidas, assim como poupar uns euros valentes, acaba por não prestar... A meu ver as melhores águas para equilibrar durezas são neste caso a vitalis, a água do LIDL(penso que se chama água da Penacova), e água do Luso, ou então água destilada ou mesmo A. Osmose. Destilada, vitalis,luso, e osmose saem relativamente caras por isso prefiro a do LIDL=)

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Dia

 

Só queria avisar que ontem tive uma garrafa de 1.5L de água do Continente na mão e no rótulo dizia expressamente PH 9.7! Além de ter ficado muito supreendido por haver água tão alcalina, encontrei agora este tópico onde essa água aparece com 6.3... não sei se os garrafões são diferentes das garrafas de 1.5L mas tomem atenção a isso.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

No Continente online, eles indicam os parâmetros de varias aguas.

Curiosamente, não indicam os valores para as suas próprias aguas.

Imagino que tenham aguas vindas de diversos pontos do país. Geralmente indicam no rotulo, a proveniência da agua. Nao reparaste nisso?

 

Existem realmente aguas minerais com um PH bastante elevado. Repara só na agua de Monchique:

 

  • PH (9,5)
  • sílica (13,2 mg/lt)
  • bicarbonato (106,0 mg/lt
  • cloreto (39,6 mg/lt)
  • sulfato (59,0 mg/lt)
  • fluoreto (1,2 mg/lt)
  • nitrato (0,03 mg/lt)
  • cálcio (1,08 mg/lt)
  • magnésio (0,04 mg/lt)
  • sódio (105,0 mg/lt)
  • potássio (2,0 mg/lt).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de contribuir para o tópico colocando aqui uma img do rótulo da água do Lidl. Dei lá um saltinho à hora de almoço ;)

Se entenderem juntar aos dados no primeiro post, estejam à vontade.

 

img273.jpg

 

Que vos parece? Como converter este valor de Mineralização?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Partindo do facto que :

 

mg/L = mg/kg = ppm

 

E que relativamente ao gH:

0 - 4 dH, 0 - 70 ppm : very soft

4 - 8 dH, 70 - 140 ppm : soft

8 - 12 dH, 140 - 210 ppm : medium hard

12 - 18 dH, 210 - 320 ppm : fairly hard

18 - 30 dH, 320 - 530 ppm : hard

 

Não te esqueças que o gH é o general hardness e o kH é o carbonate hardness... Podes fazer as contas ao CaCO3 e ao ião HCO3- e ao CO3(2-)... Mas pessoalmente eu olho directamente para a mineralização total, é bem mais rápido... Na realidade aquilo a que chamamos muita vez água mineral é na realidade mais desmineralizado que mineralizado=P Uma água com um baixo teor mineral total, irá á partida ter baixas durezas, e é basicamente assim que me guio na escolha das minhas águas.

 

Já agora isso não é água das caldas da penacova... A Água das Caldas da Penacova tem um pH de 5.6 e uma mineralização total de 3,2mg/l.

 

Go figure...

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Partindo do facto que :

 

mg/L = mg/kg = ppm

 

 

mg/L = mg/Kg não é um facto, é uma aproximação que se pode fazer com base no facto da densidade da água ser (aproximadamente) 1 Kg/dm^3. Não é válido para outros líquidos.

 

Quanto ao tópico... água da torneira (após 48h para o cloro evaporar) é insuficiente para as exigências dos camarões? É que um dos meus camarões morreu recentemente após a ecdise.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não for abusar... posso sugerir que a tabela seja sorted by pH ou outro valor que entendam pertinente?

Julgo que facilitava a leitura.

 

Outro ponto que me parece relevante seria o preço.

No caso da do Lidl 5L eram 29cts.

 

Se mais alguém puder contribuir com outras marcas, que se chegue à frente! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao tópico... água da torneira (após 48h para o cloro evaporar) é insuficiente para as exigências dos camarões? É que um dos meus camarões morreu recentemente após a ecdise.

 

Nota que a água de torneira varia muito, pelo que a de umas zonas pode ser muito boa para camarões e a de outra zona ser má.

Para além disso as necessidades dos camarões variam de espécie para espécie.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa informação é boa sem dúvida mas melhor seria ter valores reais (até para comparação), pois parece-me que todas ou quase todas essas águas deixadas a repousar 24h aumentam o pH....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Curioso dizeres algo como isso porque acabo de responder a uma PM de um vizinho meu daqui de Tercena que me diz ter feito uma leitura da água de torneira ontem e lhe deu 6,6.

A mim, no aqua dos CRS, antes de ter turfa e sem nunca ter CO2, dava-me 7 e chegou aos 7,5.

Das duas uma, ou a água da torneira mudou nos últimos dias ou o que referes acontece connosco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa informação é boa sem dúvida mas melhor seria ter valores reais (até para comparação), pois parece-me que todas ou quase todas essas águas deixadas a repousar 24h aumentam o pH....

 

 

Estas a falar das aguas engarrafadas? As aguas minerais também aumentam o PH depois de repousar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais