Fotografar o aquario


Recommended Posts

Boas, estou a necessitar de um curso rápido para poder tirar umas fotos aos meus aquários bem como à bicharada que por cá andam.

 

Tenho uma maquina Nikon Coolpix 7600 que não me parece grande coisa, mas faz fotografias razoáveis nas festas, paisagem, etc...mas no que toca a fotografias dos aquários e dos peixes, aqui é que a porca troce o rabo, isto tem uma serie de funções para se regular e o que me acontece é que quanto mais mexo, pior ficam as fotografias.

 

 

Hoje pensei...esta máquina é uma bosta, não tira fotografias de jeito.

 

Mas será que é mesmo?

Ou serei eu que não percebo patavina de fotografia?

 

Provavelmente será a 2ªopção :(

 

 

Alguém que conheça esta maquina pode dar-me uma ajuda?

 

A maquina é esta:

 

http://www.nikon.pt/pt_PT/product/discontinued/digital-cameras/2006/e7600

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não é uma maquina de topo mas também não é das piores, eu tenho uma SLR da Sony e as vezes também tneho alguma dificuldade em fotografar pois com o flash reflecte muito...Mas falando nisto, há problema em tirar fotos aos peixes com flash? e uma coisa que não gosto muito de fazer mas sem ele tam se torna complicado:S

Assinatura removida: acima dos limites. DC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se haverá problemas em tirar fotos aos peixes com flash, mas das experiências que tenho feito, as melhores fotos são sem flash, pelo que deduzo que a maquina deverá ser regulada para modo nocturno sem flash...ou talvez não :eusathink:

 

Vamos esperar que algum entendido ajude os maçaricos na arte de fotografar aquarios :)

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

A ver se é hoje que consigo responder a este tópico de uma vez por todas... :)

 

Boas, estou a necessitar de um curso rápido para poder tirar umas fotos aos meus aquários bem como à bicharada que por cá andam.

Tens um tópico do Diogo Lopes, já antigo, mas mesmo assim bastante bom.

 

Podes ler aqui: http://www.aquariofi...showtopic=33335

 

Tenho uma maquina Nikon Coolpix 7600 que não me parece grande coisa, mas faz fotografias razoáveis nas festas, paisagem, etc...mas no que toca a fotografias dos aquários e dos peixes, aqui é que a porca troce o rabo, isto tem uma serie de funções para se regular e o que me acontece é que quanto mais mexo, pior ficam as fotografias.

Mas esse problema é teu e de muita mais gente... não querendo parecer elitista, fotografar um aquário e peixes com uma máquina compacta com a idade que essa tem, é um bocado tentar fazer omeletes sem ovos... :?

 

O grande problema das máquinas compactas sempre foram 2... baixa velocidade a focar, e péssimas prestações em condições de média-baixa luminosidade.

Se calhar a maior parte das pessoas não tem essa noção, mas regra geral, os aquários têm muita pouca luz em relação a condições, ditas normais, para a maior parte das fotografias. Aliás, basta pensar um bocado. Nós colocamos um aquário a apanhar luz solar directa, ou mesmo reflectida e ele em 3 tempos fica completamente verde... a diferença em termos de luz disponível nos dois casos é abismal. Os nossos olhos é que são "sensores fotográficos" incrivelmente sofisticados. Nós mesmo perante um aquário com pouca luz, conseguimos ver muito bem. Já os sensores das máquinas é completamente outra história.

 

Hoje pensei...esta máquina é uma bosta, não tira fotografias de jeito.

 

Mas será que é mesmo?

Depende... essencialmente, da luz que tens disponível para fotografar. Em condições de boa luz ela porta-se razoavelmente bem, como referes. Tudo o que for abaixo disso é o que se sabe...

 

Ou serei eu que não percebo patavina de fotografia?

 

Provavelmente será a 2ªopção :(

Se percebes ou não... não o sei como deves calcular :)

Mas uma coisa é certa, dares a tua máquina para a minha mão, do Pedro Conceição, do André Silvestre, do FAAO, ou de outros tantos... em princípio, pouco mais do que tu conseguiremos fazer.

 

Alguém que conheça esta maquina pode dar-me uma ajuda?

 

A maquina é esta:

 

http://www.nikon.pt/...eras/2006/e7600

Não perdi muito tempo a ver as especificações. Só pela informação do ano, sabe-se logo que esse sensor deve estar ao nível, ou mesmo mais abaixo, que de algumas câmaras de telemóveis actuais (não estou a dizer que a tua máquina não presta, apenas estou a referir que hoje em dia há coisas bastante melhores).

Atrevo-me a dizer que em sensibilidades ISO superiores a 200, grande parte das imagens em que haja fraca luminosidade devem ficar bastante más. Quanto muito, safas-te com o flash. Mas para fotografar aquários ou peixes dentro de aquários um flash embutido deve ser das últimas coisas a ser utilizada...

 

Que mais é que te posso dizer... com essa máquina tenta-te ficar pelos 200 de ISO, ter uma obturação de pelo menos 1/60 segundos e a abertura a máquina que escolha... Se tens iluminação no aquário que chegue para expor bem uma fotografia, não sei... mas deduzo que não. Nem tu nem ninguém.

 

não é uma maquina de topo mas também não é das piores, eu tenho uma SLR da Sony e as vezes também tneho alguma dificuldade em fotografar pois com o flash reflecte muito...Mas falando nisto, há problema em tirar fotos aos peixes com flash? e uma coisa que não gosto muito de fazer mas sem ele tam se torna complicado:S

Lá está... usar flash frontal, e depois os vidros reflectem muito e vamos ficar com uma luz muito dura.

Como vês Vítor, até com uma máquina muito mais moderna que a tua há problemas em tirar fotografias. Nem sempre ter uma coisa mais cara ou mais actualizada nos resolve o problema...

 

Relativamente à questão do flash... não, não há problema. Isto em relação a problemas "médicos" que possas causar aos peixes. Quanto muito podes assustá-los. A potência de luz que projectamos sobre o peixe é muito baixa. Em quantidade pode ser grande, mas a duração em que o flash está a iluminar é muito curta. Cerca de 1/5000 segundos.

 

Não sei se haverá problemas em tirar fotos aos peixes com flash, mas das experiências que tenho feito, as melhores fotos são sem flash, pelo que deduzo que a maquina deverá ser regulada para modo nocturno sem flash...ou talvez não

Primeiro de tudo... depende sempre do que queremos fazer e o que temos disponível, como é óbvio. Fotografias a coisas estáticas como corais duros, peixes assentes no fundo do aquário ou muito calmos, são fáceis de fotografar sem flash. Fotografias com baixas profundidades de campo a mesma coisa... aumentar profundidades de campo em fotografias a coisas estáticas também... usa-se um tripé.

 

Agora fotografar peixes irrequietos em que fica tudo nítido desde a ponta da barbatana até à boca do peixe isso já exige alguma técnica fotográfica, ou então, muita sorte... sorte daquelas de fazer 1000 fotografias e uma estar quase boa :?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar, quero agradecer pela detalhada resposta.

 

Por acaso já tinha lido o tutorial do Diogo a algum tempo, nem me lembrava que tinha sido aqui no fórum.

 

Os procedimentos de desligar os filtros, passei a utilizar quanto à limpeza dos vidros, nem necessito de ir tirar fotos para os limpar, gosto de ver os aquários pelo menos com o vidro frontal sempre limpo.

 

O aquário que estou a tentar fotografar, penso que até tem boa luz, é um aquário de 90x45x45 com 2x80w 6000k e 10.000k , conforme disse as fotos saem melhor se não tiver o flash ligado.

 

Dizes-me para ficar pelos 200 de ISO e ter uma obturação de pelo menos 1/60 segundos, o pior eu que eu não encontro nada disso, a única coisa que vejo que poderá estar relacionado com a velocidade do disparo é "EXP.+/-" porque de resto tudo o que encontro nos menus é tipo; que tipo de foto vais tirar, quais as condições de luz, até se pode configurar a maquina com a informação que a luz que temos disponível é florescente.

 

Ou seja, nos dizemos à maquina o que queremos fotografar, disparamos e ela faz tudo sozinha, mas os Japoneses esqueceram-se de incluir no menu os aquários :(

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

O aquário que estou a tentar fotografar, penso que até tem boa luz, é um aquário de 90x45x45 com 2x80w 6000k e 10.000k , conforme disse as fotos saem melhor se não tiver o flash ligado.

Lamento informar... mas essa luz não é nada por aí além. Isto, para fotografar com baixas sensibilidades e tempos de exposição minimamente interessantes (limite de 1/60 segundos).

 

É uma boa luz de "presença" para focar. Mas focar com uma objectiva luminosa, e numa câmara SLR.

 

Quanto ao flash... eu também não digo que com flash ficam melhor. Com flash frontal de certeza que não ficam. Mas quando falo em usar flash para fotografias de peixes ou de aquários, falo de flashs externos e com luz difusa. Um dia destes tenho de fazer um tutorial de todos as maneiras que há para fotografar um aquário... é preciso paciência... muita.

 

Dizes-me para ficar pelos 200 de ISO e ter uma obturação de pelo menos 1/60 segundos, o pior eu que eu não encontro nada disso

Epah... já tentaste ler o manual de instruções da máquina? Não sei se ela tem a possibilidade de um controlo totalmente manual. Se tiver, podes forçar esses parâmetros e nem que seja experimentar somente...

 

a única coisa que vejo que poderá estar relacionado com a velocidade do disparo é "EXP.+/-"

Sim... isso é aquilo a que se chama controlo forçado sobre a exposição. Está relacionado com a forma de medição de luz por parte do fotómetro da tua máquina. Em situações de grande contraste, como um contra-luz, dá jeito puder utilizar essa variação na exposição; assim evitam-se objectos em primeiro plano totalmente escuros, por exemplo.

 

Para aumentares o tempo de exposição basta baixares uns pontos EV. No máximo do máximos com essa máquina, atrevo-me a dizer que deves baixar 1 ponto EV. Dependendo do que sair, podes sempre dar uns toques no Photoshop ou outro programa de tratamento de imagem e tentar recuperar uma exposição melhor. Não é a coisa mais correcta de se fazer (para fotografias ditas "normais"), mas permite-nos atingir metade do tempo de exposição. Ou seja, fotografamos 2 vezes mais rápido.

 

porque de resto tudo o que encontro nos menus é tipo; que tipo de foto vais tirar, quais as condições de luz, até se pode configurar a maquina com a informação que a luz que temos disponível é florescente.

A maior parte desses programas predefinidos, de certa forma, optimiza a máquina para esse tipo de fotografia. Se tiveres um modo de fotografia de desporto (geralmente representado por um atleta a correr) esse deve ser o mais indicado para fotografar um aquário. No entanto, o melhor é mesmo um modo totalmente manual em que possamos controlar todos os parâmetros: tempo de exposição, abertura, sensibilidade ISO, balanço de brancos, etc...

 

Ou seja, nos dizemos à maquina o que queremos fotografar, disparamos e ela faz tudo sozinha, mas os Japoneses esqueceram-se de incluir no menu os aquários

Por acaso as mais recentes já trazem modos para fotografar aquários... :) A Canon Powershot D10 é uma delas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois destas explicações todas, lá tentei mais uma vez tirar umas boas fotos com as seguintes configurações:

 

A-WB : Flourescent

EXP. : -2.0

modo disparo: Sport

 

A-WB : Auto

EXP. : -2.0

modo disparo: Sport

 

A-WB : Flourescent

EXP. : -2.0

modo disparo: Normal

 

A-WB : Auto

EXP. : -2.0

modo disparo: Normal com macro close-up ligado

 

Tirei muito do mesmo,umas grandes porcarias, cheguei mesmo a constatar o que disseste, experimentei tirar com o telemóvel e saíram-me melhores fotos.

 

Agora só peço mais uma coisa, eu não me rendo facilmente, mas necessito de uma ferramenta melhor que a actual.

 

O que me aconselhas como máquina e lente mínima para fazer fotos decentes? Falando de lowcost claro, não preciso de tirar fotos aos tintins dos peixes :)

 

 

PS. Um tutorial de todos as maneiras que há para fotografar um aquário é mesmo o que faz falta, vamos ver quando chega o dia da paciência...

Editado por vitorfranco

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez.

 

O que me aconselhas como máquina e lente mínima para fazer fotos decentes? Falando de lowcost claro

Isso é relativo... o que é para ti lowcost? Se me deres um valor concreto ainda posso ajudar. Agora estar a falar de máquinas, principalmente de compactas sem saber quanto pretendes gastar é um bocado "atirar no escuro".

 

Em todo o caso, o que te aconselho a procurar numa máquina compacta são a velocidade a focar (tens de ir a um site onde façam reviews), a abertura máxima da objectiva e a qualidade do sensor.

A partir daí, tens de ser tu a investigar... pouco mais posso fazer.

 

Mas atenção, continuo a martelar na mesma tecla... fotografar peixes que se mexem muito com uma máquina compacta, ou a mesma é muito boa e por exemplo dá para acoplar um flash externo, ou então é praticamente impossível obter fotografias de jeito.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não me estava a referir a máquinas compactas, mas sim uma câmara SLR e uma objectiva

Quanto dinheiro tencionas gastar... e o que é que queres fazer com a máquina? Só tirar fotografias a peixes e ao aquário?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alem de tirar fotografias a peixes e ao aquário, quero que a máquina me tire as fotos corriqueiras das festas, paisagens, etc..

 

Para mim low cost para este equipamento não pode ir alem dos 1000 €

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Vitor,

 

Podes dar uma vista de olhos em http://www.forumfotografia.net/.

 

É um forum mais dedicado ao tema, inclusive com um mercado interessante de material usado. Normalmente o pessoal é de confiança. Tem tambem o sistema de feedback de utilizadores, muito semelhante ao que nós temos aqui.

 

Se não conheceres, dá uma vista de olhos, vale bem a pena.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Editado por Luis Dias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Vitor,

 

Podes dar uma vista de olhos em http://www.forumfotografia.net/.

 

É um forum mais dedicado ao tema, inclusive com um mercado interessante de material usado. Normalmente o pessoal é de confiança. Tem tambem o sistema de feedback de utilizadores, muito semelhante ao que nós temos aqui.

 

Se não conheceres, dá uma vista de olhos, vale bem a pena.

 

Cmprts,

Luis.Dias

 

Obrigado companheiro, vou dar uma vista de olhos nesse fórum mas não é para comprar, tenho azar com as coisas compradas em 2ª mão, vou ver se aprendo mais qualquer coisa.

 

 

Também podias vir até aqui para tirar umas fotos :)

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Como deduzo que não queiras uma máquina toda xpto, isto dentro das SLR, o que recomendo é comprares a melhor máquina de gama de entrada de uma marca mais conhecida.

Eu fotografo com Canon, amigos meus e professores também... outros com Nikon. Epá... andarem a dizer que Nikon é melhor, ou que a Canon é que é... não me interessa. Fazem as duas a mesma coisa: tiram fotografias. É como a questão entre mac e pc... são ambos computadores, e o resultado final é idêntico.

 

Se tens dúvidas entre que marca deves escolher... olha um bocado à tua volta. Amigos, familiares, etc... o que é que eles usam? Podem-te emprestar material? Se puderes jogar com isso, melhor. De resto, é como te digo, tanto uma marca como a outra são boas.

 

Nesta altura, eu compraria uma Canon 550D (já faz filmes e tudo) com a 17-85mm IS e já ficas muito bem servido. Se bem que depois para fotografares peixes rápidos, não é assim tão fácil quanto isso.

Podes também jogar pela combinação: 550D + 18-55mm IS + 50mm 1.8 + extensor de 12 mm

Se gostares mesmo de macro fotografia: 550D + 18-55mm IS + 60mm 2.8 Macro

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já andei a vasculhar os preços e estou prestes a tomar uma decisão.

 

A melhor hipótese parece-me ser a ultima, mas a segunda lente para as macros terá que ficar em modo de espera.

 

Porem deparei-me com a máquina Canon EOS 500D + EF-S 18-135mm, que fica sensivelmente ao mesmo preço da 550D + 18-55mm IS , não será esta mais versátil?

 

Qual é a melhor compra atendendo que o preço é o mesmo?

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bolas! ... Nikon é melhor :D

 

Nikon já tenho uma que não vale um corno.

 

Também tenho uma Pentax ME com uma lente 50mm 1:1.7 que nunca percebi muito bem como trabalhar com ela, tão depressa tirava fotos espectaculares como tirava umas autenticas bostas. Esta fica para museu.

 

Agora vamos lá a ver como me vou safar com esta Canon 550D :)

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais