Pedido de Ajuda: Kinguio com manchas pretas


rmonteiro21

Recommended Posts

Olá a todos!

Antes de mais, uma pequena apresentação... o meu nome é Roberto, sou de Castelo Branco, e um novato nestas andanças dos aquários!

 

Há cerca de 2 meses adquirimos um aquário de 45 litros, onde temos neste momento 3 kinguios... um telescópio preto, um dourado e um outro maiorzito que não não consigo identificar bem a espécie (e que é a principal razão deste pedido de ajuda).

Procuro efectuar trocas na água sempre que necessário (nunca na totalidade) e tenho uma bomba Elite Jet Flo 50 ligada cerca de 18h/dia.

 

Tenho procurado ler alguma informação, em especial neste fórum, e desde já tenho uma primeira questão: Devo acrescentar sal na água do meu aquário? Se sim, que quantidade?

 

Agora o meu maior problema... o meu Kinguio maior começou a aparecer com umas manchas pretas e brancas e o telescópio com manchas brancas... li alguma informação, procurei ajuda numa loja e disseram-me que poderia ser íctio, pelo que comprei um produto da tetra que já apliquei umas 4 vezes, seguindo as instruções no frasco. O telescópio preto ficou sem as manchas e entretanto fervi toda a areia do aquário, limpei-o coloquei também em água a mais de 30 graus todas a planta natural que tinha no aquário e uma planta em plástico.

 

O meu maior problema é que um dos peixes (o maior) continua com manchas pretas e agora tenho visto que nos últimos 2 dias parece algo agitado e a por vezes a nadar de lado ou de cabeça para baixo... será que me podem ajudar com o que fazer?

 

Aqui ficam algumas fotos:

03012011028.jpg?psid=1

03012011030.jpg?psid=1

 

Agradeço desde já a ajuda que me possam dar com este assunto.

Roberto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem....

1º O filtro fica ligado 24 horas por dia, e já agora sobe um pouco a saída do filtro para provocar agitação.

2º Retira essas pedras e esses plásticos do aquario, isso é bom para eles se aleijarem e provavelmente é o que provocou a ferida na cabeça da oranda.

3º Esse aquario está a que temperatura ?

4º A oranda anda sempre de barriga para o ar ou só quando faz manobras mais apertadas ?

5º Eles comem ?

6º Como limpas o filtro ?

7º De quanto em quanto tempo mudas a agua ? Em que quantidade ?

 

PS: Esse aquario é muito pequeno para eles, o maior que é a oranda vai crescer muito mais bem como o resto dos amigos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Manuel,

Muito obrigado pelo interesse... deixo em baixo das respostas...

 

Bem....

1º O filtro fica ligado 24 horas por dia, e já agora sobe um pouco a saída do filtro para provocar agitação.

O filtro costuma estar ligado cerca de 17 horas por dia (sensivelmente das 08:00 às 0:45)... tenho uma tomada com temporizador.

 

2º Retira essas pedras e esses plásticos do aquario, isso é bom para eles se aleijarem e provavelmente é o que provocou a ferida na cabeça da oranda.

Vou fazer isso... será que as manchas pretas são cicatrizes de feridas?

 

3º Esse aquario está a que temperatura ?

Não sei ao certo a temperatura, mas coloco sempre água da torneira, pelo que a temperatura será a habitual dessa água... qual seria a temperatura ideal para eu poder eventualmente corrigir?

 

4º A oranda anda sempre de barriga para o ar ou só quando faz manobras mais apertadas ?

Normalmente, quando faz manobras mais apertadas.

 

5º Eles comem ?

Sim, comem sem problemas!

 

6º Como limpas o filtro ?

Costumo passar tudo por água quente, e numa base semanal.

 

7º De quanto em quanto tempo mudas a agua ? Em que quantidade ?

Costumo mudar a água aproximadamente a cada 2 semanas, trocando cerca de metade da água do aquário.

 

PS: Esse aquario é muito pequeno para eles, o maior que é a oranda vai crescer muito mais bem como o resto dos amigos.

Vou considerar então aumentar a "casa"!

 

 

Espero ter sido claro nas respostas!

 

Cumprimentos,

Roberto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva e bem vindo;)

Pah parece que vou ser eu a ter que te dizer que estas a fazer tudo mal, é que estas mesmo...

Amigo não leves isto como um ataque mas sim como um pensamento a ter, tu não achas que devias te ter informado melhor antes de teres seres vivos dependentes de ti?

 

Ora vamos lá então.

 

Primeiro pesquisa sobre ciclo de azoto aqui no fórum, não o fizeste e é importantíssimo.

 

O que deves fazer:

 

Mudar 30% do total da água TODAS as semanas, usando um produto anti cloro que deves adicionar na água da torneira que vais acrescentar.

Deves usar um balde ou garrafão ou recipiente para o efeito, que nunca tenha levado detergentes.

O filtro é lavado de longe a longe e SEMPRE com parte da água que retiraste do aquário para deitar fora, estas a matar as bactérias boas que se alojaram no mesmo (mais uma vez lê sobre ciclo de azoto).

O filtro é para estar ligado VINTE E QUATRO HORAS, e deve estar nivelado a superfície para haver trocas gasosas com a corrente de água que ele injecta.

Essas pedras que tens ai são plásticas? Deita isso tudo fora e compra um pequeno tronco se quiseres ou umas pequenas pedras em que não se aleijem e sejam próprias para o efeito, essas despertam me serias dúvidas.

O teu aquário é demasiado pequeno para essa oranda, livra te dela e fica com os outro dois, porque mais cedo ou mais tarde vai te dar problemas devido ao excesso de crescimento e de lixo que vai produzir.

Duvidas que tenhas apita ok?

Abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Julius

Antes de mais obrigado pelos conselhos...

Já retirei as pedras e vou procurar novas decorações para o aquário numa loja... também já subi o filtro (que vai passar a ficar sempre ligado). Seria melhor colocar o filtro com o outro acessório, que tem um tubo que fica acima do nível água e tem uns furos por onde esta vai correndo?

Vou também colocar em prática os restantes conselhos, quanto à troca de água e provavelmente irei aumentar a "casa"...

 

Restam-me duas questões:

1 - Serão as manchas pretas feridas causadas pelas pedras?

2 - Li em alguns sites que aconselhavam colocar sal no aquário... será adequado? Em que quantidade?

 

Obrigado a todos pela ajuda

Roberto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, acho que ja dizeram tudo.

 

As manchas pretas podem ter origem em queimaduras de amonia, mas se estão pretas siginifica que ja estão a sarar, não te preocupes e não coloques sal.

 

Convém saberes a temperatura a que está a agua, os telescópios por vezes quando a temperatura desce abaixo dos 16 a 12 graus começam a ficar com essa camada branca em cima, compra um termómetro com ventosa, custa dois euros se tanto.

 

De resto aconselho como já dizeram a todas as semanas mudar parte da agua com o anti-cloro bem como limpar as esponjas do filtro na agua que sai do aquário todas as semanas também, parece exagero mas eles sujam muito.

 

De resto vais ter um susto quando vires os tamanhos que esses peixes podem atingir, depende uma pouco da genetica bem como o ambiente e com certeza da comida que dás.

 

Boa sorte, que tudo corra bem.

Editado por manuel2009had
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nova informação: A água está nos 16 graus...

Devo fazer alguma coisa para subir um pouco a temperatura?

 

Já retirei as pedras, limpei o fundo e retirei a planta natural (tinha receio que pudesse ser a fonte de alguma bactéria ou fungo).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A muita informação que tenho lido e ouvido nos últimos dias deixa-me por vezes com mais dúvidas, por isso aqui fica mais uma questão... Devo comprar um termostato para o meu aquário, mantendo a temperatura nos 24 graus? Actualmente, varia entre os 15 e 16...

 

Disseram-me que o aumento de temperatura tornaria o ambiente mais favorável aos peixes e ao mesmo tempo mataria os parasitas que existissem na água e que podem causa as manchas pretas na Oranda...

 

Info suplementar: por vezes o peixe apresenta umas manchas brancas junto da zona onde estão as manchas pretas. Estas manchas costumam desaparecer ao fim de algum tempo (por vezes horas).

 

Obrigado pela ajuda...

Editado por rmonteiro21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, ele come normalmente...

O que costumo ver é que quando ele me parece estar com dificuldade em respirar (está sempre à superfície do aquário e abre muito a boca), quando fica um pouco mais para o fundo nada de lado ou faz quase uma cambalhota e rapidamente tenta voltar para a superfície...

 

Será que aumentar a temperatura para os 24 graus ajudaria?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas rapaz

 

Não precisas aumentar a temperatura, esses peixes são de água fria, o que vais fazer aumentando a temperatura, é aumentar também o metabolismo deles, vão crescer mais depressa e vão querer comer mais, e tu com um aquário desse tamanho acredita que não vais querer isso. Precisas é de ter cuidado com o estado da água, tens de fazer as trocas de água com um produto para tirar o cloro da água, ou então reitras a água da torneira 24h antes de fazeres a troca e deixas num balde. O teu peixe pode estar a ficar com stress devido à falta de espaço no aquário ou devido a qualquer parâmetro da água que não está bem, e eu apostaria que tens amónia elevada. pH não deve ser porque esses peixes também aguentam qualquer pH desde que não seja demasiadamente baixo, mas a água da torneira nunca o é.

 

 

Tenho kinguios num lago com neste momento 7ºC e pH 8.0 e estão finos.

Carlos Gouveia

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal, olha já disseram tudo só acho que com esses meninos acho que a oxigenação é insuficiente acho que o filtro não oxigena o suficiente devias de por uma bomba de ar com pedra difusora acho eu e ó para teres uma ideia eu tenho um aqua de 170L lembraram se de oferecer um kinguio ( cometa vermelho ) a minha filha que coloquei dentro do aqua com temperaturas de 28 a 30º ele vei para cá aí com 5CM neste momento tem perto de 20CM num ano cresceu 15CM por isso vê o que eles crescem já tenho que o retirar daqui porque mexe se muito anda sempre de um lado para o outro mas como tenho escalares e discus que são peixes muito mais calmos tenho que o retiar o mais depressa possivel, e tenho outro aqua de 50L onde tenho um papagaio que é da minha esposa ela adora esses peixes que tenho imensa pena que seja tao territorial que não o posso por junto dos outros, pois é essas manchas vao acabar por desaparecer assim que tiveres tudo ok com o aqua, vai dando noticias e boa sorte quaquer coisa não hesites em perguntar.

 

cumps.

 

l.f.

Luis Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma vez mais, obrigado pelas dicas...

Tenho tentado os conselhos, nomeadamente não trocar mais que 1/3 da água, manter sempre o filtro ligado e neste momento já não tenho nem pedras nem a planta no aquário...

 

Infelizmente, a Oranda mantém um comportamento algo estranho... as manchas ainda lá estão e por vezes nada de forma estranha, ficando de barriga para cima no topo do aquário meo parado... parece-me ter dificuldade em respirar. Quando me aproximo do aquário, começa logo a nadar normalmente!

No entanto, come normalmente e esse comportamento não se verifica sempre!

 

Neste momento, o aquário está nos 14 graus...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal.

Estou com o mesmo problema do caro colega, eu tenho duas orandas, mas tenho uma que apresenta na parte das guelras uma grande mancha preta do lado direito e do lado esquerdo apenas uma pinta preta.

 

Esta Oranda (cauda de véu) já este duas vezes inchada e com as escamas saídas para fora, sempre cuidei delas e sobreviveu.

 

A água está a uma temperatura de 24º, tenho filtro 60 com bocal para acoplar tubo para entrada de ar.

 

O meu aquário de de 20l, e ainda me ofereceram 4 mollys e dois guppys, além do limpa vidros e limpa fundos.

Todos estão de perfeita saúde, mudo faço a manutenção e vário na comida, flocos, "congelada" e "bolinhas".

Na água uso um produto para estabilizar e adubo para as plantas

Agradeço deste já pela ajuda

PS: ainda não consegui tirar foto. Link com as fotos do meu aquário:

http://www.exploreurmind.com/index.php?view=detail&id=10&option=com_joomgallery&Itemid=57

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens 10 peixes, em que 2 são orandas, em 20 Litros? :alberteinstein:

 

Devias ter procurado mais informação sobre aquariofilia antes de resolveres ter peixes... Vais matar todos esses peixes num instante.

Carlos Gouveia

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois das muitas e variadas coisas que tenho lido, tenho andado tentado a aplicar no aquário um produto anti fungos, nomeadamente o Tetra FungiStop

As informações sobre o produto podem ler-se aqui

 

Será que é boa ideia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens 10 peixes, em que 2 são orandas, em 20 Litros? :alberteinstein:

 

Devias ter procurado mais informação sobre aquariofilia antes de resolveres ter peixes... Vais matar todos esses peixes num instante.

Sim eu sei, mas as orandas já temho a vários meses (cerca de 8 meses), os outros e que são recentes( até 3 meses), se soube-se o que sei hoje nao tinha arranjado orandas, mas eram os que podia arranjar para as condições do aquário (sem filtro e aquecedor).

Penso dar as orandas( algo a pensar, devido ao afecto com os peixes).

Se a situação economica do país melhorar tenciono arranja um aquário maior.

Mas em relação as manchas algo a dissser?

 

Agradeço deste já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de manter a qualidade da agua, é simples, elas ainda são pequenas mas vão começar a crescer muito depressa se deres comida de qualidade.

Quando deres por ela tens dois peixes enormes dentro do aquario isto se sobreviverem.

As mollys e guppies e afins vão morrer antes dos peixes vermelhos, é uma questão de tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de manter a qualidade da agua, é simples, elas ainda são pequenas mas vão começar a crescer muito depressa se deres comida de qualidade.

Quando deres por ela tens dois peixes enormes dentro do aquario isto se sobreviverem.

As mollys e guppies e afins vão morrer antes dos peixes vermelhos, é uma questão de tempo.

Em relação a comida, tenho dado flocos, bolinhas e comida congelada.

O meu filtro funciona 24 horas. Vou tentar fazer mais mudanças de água 2 vezes por semana e não apenas 1.

 

Obrigado por tudo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu sei, mas as orandas já temho a vários meses (cerca de 8 meses), os outros e que são recentes( até 3 meses), se soube-se o que sei hoje nao tinha arranjado orandas, mas eram os que podia arranjar para as condições do aquário (sem filtro e aquecedor).

Penso dar as orandas( algo a pensar, devido ao afecto com os peixes).

Se a situação economica do país melhorar tenciono arranja um aquário maior.

Mas em relação as manchas algo a dissser?

 

Agradeço deste já.

 

Caro colega de aquariofilia, ou a malta não te esta a explicar as coisas correctamente ou então tu não estas a querer entender.

Estas a pensar dar as orandas, algo a pensar devido ao afecto com elas?

Pelo afecto que lhe tens devias dar as mesmas já,tu tens os animais sem condições nenhumas não entendes isso?

Se a situação do país melhorar tencionas comprar um maior?

Boa, o problema é que se não comprares um rapidamente, a situação desses animais vai mudar para dentro de um saco de lixo...

Tu não estas a querer ler o que te estão a dizer pois não?

Antes de teres adquirido os animais, devias ter te informado melhor, não o fizeste, pronto já não se pode alterar isso, mas podes pelo menos dar uma segunda hipótese aos animais que tanto dizes gostar e das duas uma, ou compras um aquário rapidamente, ou dás as orandas.

Ou preferes ter os animais nas condições deploráveis em que estão e ver os guppies e restantes a morrer?

Isto não é um ataque pessoal, nada mesmo, alias desde o inicio que te tenho vindo a acompanhar, mas quer dizer, o pessoal (experiente) esta todo a dizer te a mesma coisa e tu ainda falas em pensar em dar visto que gostas muito delas?

Por gostar delas e não teres condições para as manter é que as devias dar não achas?

Sabes como é que os teus peixes se estão a sentir neste momento? Como se tu estivesses fechado num parque subterraneo pequeno, cheio de gases dos carros.

Os animais são teus, tu decides (felizmente ou infelizmente a vida deles depende de ti), cabe agora decidires se aceitas o que te dizemos e eles sobrevivem ou se por teimosia os deixas morrer.

Podes fazer coisas engraçadas nesse aquário mas não com orandas.

Espero sinceramente que tomes a decisão correcta e depois para meter isso a funcionar com outro layout aqui estaremos para te ajudar.

Um abraço

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais