Pedro do difusor entupida


Recommended Posts

Boas a todos.

A pedra ou placa do meu difusor de CO2 simplesmente entupiu. Este cerca de uma semana dentro do aquário sem CO2 e agora que o voltei a ligar está entupida. Reparei que estava um pouco suja, mas mesmo muito pouco e que também volta não volta andava por lá algum caracol.

Alguém tem ideias como desentupir isto? Já a esfregeu com uma escova de dentes e continua na mesma.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Mergulha o difusor em lixivia e água e passado 24h, passa bem por água corrente, depois liga o co2 mas fora do aquário.

 

Depois mete no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Já escrevi algures isso aqui no Fórum, mas como eu sou preguiçoso, prefiro escrever de novo do que andar à procura :P

 

1) Pegar num copo, de vidro preferencialmente, onde consigam mergulhar o difusor completamente. O difusor deve ter água no seu interior para ir ao fundo e não flutuar.

 

2) Encher cerca de 2 terços da altura do copo (até à cerâmica do difusor) com água. Encher o restante terço com lixívia sem perfume e sem detergente de modo a que a cerâmica fique totalmente coberta. Agitar cautelosamente para misturar a água com a lixívia sem partir o difusor.

 

3) Com água oxigenada de 20 volumes deitar cerca de 1 mL de cada vez. Faz bastante efervescência e devem ver bolhinhas a sair da cerâmica e das partes em que há algas. Repitam este processo cerca de 2 vezes mais, espaçado de 30 segundos entre aplicação, agitando sempre depois da maior efervescência ter desaparecido (vai voltar a fazer mais bolhinhas).

 

4) Esperar umas 3 a 4 horas. Preferível fazer esta lavagem depois das luzes se apagarem e pararem de injectar CO2 no aquário. Podem deixar o difusor "de molho" da noite para o dia. No caso do pessoal com solenóides, não se esqueçam que têm de ter tempo para montar o difusor no dia seguinte antes da solenóide abrir. Caso contrário, fechem o CO2.

 

5) Retirar o difusor da solução de limpeza e escorrê-lo bem para dentro do copo. Atenção com a roupa e outros produtos susceptíveis de se estragarem com oxidantes fortes (lixívia e água oxigenada), por isso não agitem o difusor para retirarem a maior parte do líquido. Deixem-no pingar pura e simplesmente. Mangas bem arregaçadas...

 

6) Lavar o difusor com bastante água corrente e esfregá-lo com uma escova de dentes velha, cerâmica inclusivé. À medida que vão lavando, o cheiro a lixívia vai tornando-se mais ténue. Mas é muito difícil desaparecer. Vai cheirar sempre a "piscina".

 

7) Num copo de vidro, encher com água de modo a que ao mergulharmos o difusor, o consigamos submergir totalmente. Antes de colocar o difusor, colocar sal de cozinha (NaCl) de modo a obtermos uma solução sobressaturada. Agitar bem com uma colher e garantir que fica sal por dissolver no fundo do copo.

 

8} Mergulhar o difusor no copo com o sal e ligá-lo ao nosso sistema de CO2. Se possível, fazer forçar CO2 pressurizado pelo difusor alguns segundos. Eu abro bastante a válvula de agulha de modo a que o CO2 purge a maior parte dos poros da cerâmica.

 

9) Retirar o difusor após este banho de água salgada (serve para remover restos de lixívia) e lavá-lo em água corrente.

 

Basicamente é isto que devem fazer...

Chamada de atenção para quem usa difusores de cerâmica:

 

:arrow: Nunca deixar a cerâmica ficar com muitas algas. Este método de limpeza não é milagroso. Se forem desleixados e deixarem a cerâmica ficar completamente minada com algas, depois pode ser tarde demais.

:arrow: Nunca esfreguem a cerâmica com objectos metálicos. Isso é meio caminho andado para a danificarem.

 

Qualquer dúvida disponham.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Olá!

 

Também ja tive o aquário coberto por um manto de algas e tirei tudo do aquário e pus de molho em água com um bocado de lixívia (decoração, areão, plantas de plástico...) e as algas desapareceram e o areão que antes astava verde ficou branquinho!

 

Claro que tive de ter cuidado e passar bem por várias águas para a lixívia sair por completo...é preciso ter esse cuidado mas é muito eficaz.

 

Cumprimentos aquáticos :chores007:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

eu de todos os metodos que o luis escreveu ( obrigado pelas dicas Luis ) e ja usava o da agua oxigenada e a escova de dentes .mas para mim o melhor é mesmo: lixivia a 100% de um dia para o outro , sai de lá parece novo , a seguir escova de dentes e passar bem por agua quente, sacudir para tirar liquido que fique no interior e por fim meter a funcionar dentro de copo com agua salgada por uns minutos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.