kribensis


Recommended Posts

boa noite,estou prestes a adquirir kribensis mas pesquizei bastante e ja me apercebi que sao ciclidios pacificos

a minha duvida é a seguinte..no meu aqua de 300 litros tenho discos e neons...

é possivel estas especies estarem no mesmo aqua sem que haja algum problema?

obrigado

 

Mariu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Penso que n tenhas qq problema.

Os Kribs tendem a ser peixes mais de fundo, apenas subindo para captar o alimento que colocas.

 

Deves ter a preocupação de colocares esconderijos para eles.

Na fase de acasalamento quando eles se tornam ainda mais territoriais, precisam de tocas. Anfuras ou grutas nas pedras, côcôs são algumas ideias.

De resto n terás problemas a meu ver.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Kribensis com Discos e Neons ?, cuidado com os parametros das águas, uns querem águas duras e alcalinas e os outros macias e acidas, mas podes junta los.

 

Abraço,

 

Jaime

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

ó jaime sabes o que estás para ai a dizer, já parece o outro toto que acha que ciclideos americanos é tudo PH baixo e agua mole e todo africano o inverso... Os kribensis tendem a preferir o mesmo que os ciclideos amazonicos, mas adaptam-se a muitas condicionantes. o pH ideal vai de 6.0 a 8.0 e nada de confundir peixes de cativeiro com peixes selvagens.

 

por ultimo, não aconselho a mistura se quiseres um casal de kribensis, se for só um kribensis tudo bem. Há estirpes de kribensis mais espevitadas que outras, mas é insensato (para não dizer outra palavra) chamar a um ciclideo de pacifico... O peixe em si não é perigoso, nao tem os dentes que outros ciclideos têm, mas por norma não são "pacificos", é um ciclideo semi-agressivo ou semi-pacifico. Os kribensis entre as especies de ciclideos mais pequenas são das mais interessantes, pelo facto de serem muito curiosos e inteligentes, autênticos engenheiros de tocas, possuem uma proto-personalidade, mas aconselho a misturar com espécies igualmente espevitadas como eles. Se bem que com neons e discus não vão ser o fim do mundo, nada disso, mas pode ser stressante para esses peixes se tiveres um casal de kribs. Mas é como o João disse, os kribs são mais peixes de fundo, enquanto que os discus e os neons de meio-água. só quando alguns desses peixes forem ao fundo quando os kribs estiverem com o cio, é que os kribs podem ir afugentar esses peixes do seu territorio.

 

Se tens interesse em kribensis, tens mesmo que comprar dois, pois só um, não tem piada. São dos peixes mais engraçados/divertidos que conheço.

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não fazes ideia do que estás a dizer.

 

PH dos kribs:

pH range: 5.0 - 8.0

http://www.fishbase....ary.php?id=7778 "idealmente" deve ser ligeiramente neutra a ácida. Mas nunca se diz para todos os kribs, visto que depende do ambiente em que foram criados.

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

boas pessoal desculpem so agora responder e obrigado pelas sugestoes,acabei por arranjar 1 macho ja adulto e 5 juvenis com cerca de de 3 centimetros,estao a dar-se bem,nao vejo muito o adulto,deve ser por estar sosinho e nao ter a companhia de outro adulto(esta dificil de arranjar uma femea)

visto que podem nao se dar muito bem com os neons tou a pensar em vendelos

obrigado

 

MAriu Saude

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mariu desculpa n responder à PM, mas fica a resposta aqui.

A femea até te posso arranjar, mas preciso de tempo para que os juvenis comecem a ficar sexados e assim se consiga saber quem é quem !!!

 

O meu conselho é comprares uma femea adulta num outro local para n haver risco de teres familia prai envolvida em acasalamentos.

 

Só os adultos podes juntar no teu aqua grande. Cuidado para não teres muitos casais juntos ... falta de espaço ou locais para o ninho pode originar lutas complicadas.

 

Os pequenos não aconselho a colocar no aqua, até porque os Discus vão achar piada ao tamanho e vais ter perseguições e caçadas.

Tenta oferecer tocas aos adultos para motivar o casal.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,os pequenos ja sao maiores que neons e andam a vontade...e tao maioreees!estou preocupado com o macho que ca meti adulto,simplesmente a 3 dias que nao o vejo,nao tenho tido muito tempo para olhar para o aquario mas nao o vejo esse tempo todo.

sera que por ser o unico adulto se escondeu?eu nao o vejo mesmo,comeco a ficar um pouco preocupado quanto aos pequenos estao a desenvolver muito bem

 

Mariu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Não fazes ideia do que estás a dizer.

 

PH dos kribs:

pH range: 5.0 - 8.0

http://www.fishbase....ary.php?id=7778 "idealmente" deve ser ligeiramente neutra a ácida. Mas nunca se diz para todos os kribs, visto que depende do ambiente em que foram criados.

 

Ora viva,

 

Para observação e sendo o pH neutro a 7.0, e tendo os kribs um "raio de conforto" de 5 a 8 e os discus são mantidos de 5 a 7, não estou a ver a razão para "explodir" dessa forma e dar essas respostas. Isto é um fórum para troca de informação, não há necessidade de respostas desse gabarito.

 

Respondendo ao tópico:

Tenho um aquário de 300 litros e no qual tem discus e kribs e dão-se lindamente e sem problema algum. Como já foi referido, "apenas" tens que te preocupar com esconderijos para eles.

 

Uma observação:

Ao contrário dos outros africanos, os kribs têm a tendência de preferir troncos a pedras.

 

Mais:

Por experiência própria, os kribs para criação o pH ideal é á volta dos 7... Ao contrário dos outros africanos, não há necessidade de um pH tão alto. Não esquecer que são peixes de rio, daí ser normal a margem de conforto estar proxima do pH neutro.

 

Cumprimentos,

Ruben Mendonça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais