Duvida sobre a "lã de vidro" e chumbo


Pedro E Rocha

Recommended Posts

Frequentemente compramos nas lojas as plantas para os nossos aquarios. As que vem em vaso vem sempre ou quase sempre com a raiz envolta em lã de vidro. A lã de vidro são pequenos filamentos muito pequenos de vidro ou de lã de vidro e eu imagino aquilo solto na agua e pergunto-me se não será "mau" para os peixes.

Assim como o chumbo que vem nas outras plantas "sem raiz" como as cabombas. Esse chumbo, uma vez que já se provou ser cancerígeno e nocivo na agua, os caçadores e pescadores já foram proibidos de usar chumbo nos cartuchos e chumbos dos pescadores. porque razão se continua a usar na aquariofilia ?

Não estou informado a 100% mas apenas o que li "aqui e ali", Alguém me pode elucidar relativamente as estes dois materiais?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disseram em cima não é lã de vidro, é um material especial e de qualquer das formas tanto esse material como as ditas placas são para retirar antes de plantas as plantas no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Lã de rocha não é especial para aquários=P Podes comprar numa qualquer loja de contrução, é um material de isolamento....

A lã de vidro não é algo que se use assim com facilidade em termos civis, pois é um material altamente irritante para a pele... Era usada antigamente como material filtrante, mas o seu manuseamento requer bastantes cuidados pelo que foi sendo substituida pelo material branco que actualmente metemos nos filtros... Não é lã de vidro, mas o nome pegou, e agora chamaos lã de vidro a este material sintético da familia dos plásticos. A lã de vidro original era tão boa ou tão má que a inalação podia causar danos pulmunares permanentes (silicose)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é bem lã de vidro, é uma lã feita em especial para por nos aquarios.

 

Hum...

 

Como disseram em cima não é lã de vidro, é um material especial e de qualquer das formas tanto esse material como as ditas placas são para retirar antes de plantas as plantas no aquário.

 

Sim, sempre tento retirar o máximo possível, se bem que em algumas raízes é bem difícil. O chumbo retiro sempre.

Mas, por ter alguma noção de que não serão apropriados para a agua e não porque li em algum lado que se deve retirar. Daí a minha questão, faço bem em tirar ou estou a ter trabalho para nada ? (era aí que queria chegar)

 

A Lã de rocha não é especial para aquários=P Podes comprar numa qualquer loja de contrução, é um material de isolamento....

A lã de vidro não é algo que se use assim com facilidade em termos civis, pois é um material altamente irritante para a pele... Era usada antigamente como material filtrante, mas o seu manuseamento requer bastantes cuidados pelo que foi sendo substituida pelo material branco que actualmente metemos nos filtros... Não é lã de vidro, mas o nome pegou, e agora chamaos lã de vidro a este material sintético da familia dos plásticos. A lã de vidro original era tão boa ou tão má que a inalação podia causar danos pulmunares permanentes (silicose)

 

Concordo e reforço que me estou a referir mesmo à lã de vidro ou lã de rocha ou ás duas. Conheço o "material branco" (também não sei o nome) que actualmente metemos nos filtros e não me refiro a esse porque esse não tem pequenos filamentos mas sim grandes fios que não me parecem prejudiciais.

 

 

 

Mas reformulo a pergunta uma vez que não estou esclarecido.

A lã de vidro ou de rocha como é constituída por pequenos filamentos não é prejudicial nomeadamente aos peixes ?

pergunto isto porque vejo frequentemente alguns membros bastante experientes por sinal a postarem imagens dos seus aquarios com as plantas, algumas com os vasos enterrados e ainda com a dita lã.

Editado por Thunder
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Thunder não deves utilizar mais porque pode atrofiar o normal crescimento das raizes das plantas, mais do que dos peixes.

 

Agora afirmas que vês membros experientes a plantar com esse material, não sei onde, eu não me lembro de ver aqui no fórum tal coisa (posso estar enganado) só em casos excepcionais como em algumas plantas de tapete e será sempre pouca quantidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Thunder não deves utilizar mais porque pode atrofiar o normal crescimento das raizes das plantas, mais do que dos peixes.

 

Agora afirmas que vês membros experientes a plantar com esse material, não sei onde, eu não me lembro de ver aqui no fórum tal coisa (posso estar enganado) só em casos excepcionais como em algumas plantas de tapete e será sempre pouca quantidade.

 

 

Não utilizo como referi em cima.

Não quero afirmar apenas comentar. Não quero ir por aí.

Quero sim ter a certeza de que não se deve usar e também esclarecer-me. (já estou)

Para tentar assim realçar um pequeno pormenor que a meu ver deve ser levado em conta.

Servir também de informação para quem não sabia ou não tinha a certeza (como eu), poder evitar.

 

Muito obrigado a todos :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Geralmente, as esponjas com porosidade mais reduzida são feitas de "dracalon" ou outro análogo.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

so pra acrescentar uma coisa.

os ditos "chumbos" q se utiliza nos vazos actualmente nao sou feitos de chumbo mas sim de outro tipo0 de metal maleavel e pesado.por iss é seguro caso seja necessario usar nos aquarios.

lã de vidro e lá de rocha sao materiais sim utilizados em isolamentos na construçao civil mas sao materiais diferentes ,e sim irritantes pra pele e vias respiratorias.a "lã de vidro" q usamos nos nossos aquarios nao é lã de vidro mas sim uma fibra sintetica derivada como ja disseram do plastico.

 

 

 

cumps joni

Editado por joniclicks
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

já a bastante tempo que não vinha aqui, se não for a mais de ano e meio, mas ainda não sei muito sobre aquas e de ter parado durante algum tempo.

 

a ver se volto outra vez a este vicio que sempre fica.

 

desculpem o off-topic, mas voltando ao tema.

 

a dita lã de vidro "sintética" é para se retirar das plantas como os respectivos vasos, pois atrofia o crescimento das raizes das plantas como foi referido em cima, além disso em algumas lojas essa dita lã vem tão prensada que não ajuda mesmo em nada no crescimento das raizes. tem que se retirar para que as raizes fiquem em contacto com o subsolo do aqua, pois essas raizes tem que "respirar" e assim ajuda a fixar a planta melhor ao mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 anos depois...

Boas a Todos.

Recente mente vi em lojas como Aki e leroy ,a dita Lã de Rocha e Lã de vidro como lhes chamam.

Pode se usar em aquariofilia a Lã de Vidro ou terá de ser a dita lã de Rocha para criar vasos com plantas de Aquario?

 

Obrigado

 

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais