Conselhos para montagem de aqua de 1,5m


Pr0wleR

Recommended Posts

Boas a tds,

 

Estou para montar um aquário de 1,5m x 50 x 50 e uma dúvida permanece:

 

- Montar as laterais em cima da base?

 

ou

 

- Montar as laterais à face da base?

 

É que sinceramente não sei!

 

 

Abraço e obrigado a tds.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

A solução mais estável é montar as laterais em cima da base. Com esta solução os cordões de silicone de ligação dos vidros laterais à base não estarão submetidos aos esforços de corte resultantes do seu peso e das cargas resultantes do que estiver apoiado no aquário (calhas, tampas, filtros, etc), o que os poupa um pouco, estando apenas submetidos apenas aos esforços resultantes do impulso da água.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum...Ok. Pergunto isto pq aqui numa loja em Leiria o tipo da loja tem os aquas dele todos montados à face, quer sejam as frentes ou as laterais, e disse-me que "todos os profissionais montam à face da base". No entanto, após já ter lido uma série de opiniões, não consigo efectivamente perceber as razões!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Comprei o meu aquário esta semana na Vidromoldura no Cacém e as laterais também não estão assentes na base. Só reparei quando cheguei a casa e pergunto-me se será a solução mais eficaz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A base "embutida" entre as laterais e vidro frontal/traseiro dá um aspecto mais uniforme/bonito ao aquário.

 

Se existe outra razão não sei.

 

 

RicardoF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu montei o meu aquario de1,64x54x60 em vidro de 10mm e todos os vidros a volta da base do com travessas.

quando me informei todos disseram que era mais seguro devido as forças da agua.

 

Cpts

Sérgio Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá

 

A solução mais estável é montar as laterais em cima da base. Com esta solução os cordões de silicone de ligação dos vidros laterais à base não estarão submetidos aos esforços de corte resultantes do seu peso e das cargas resultantes do que estiver apoiado no aquário (calhas, tampas, filtros, etc), o que os poupa um pouco, estando apenas submetidos apenas aos esforços resultantes do impulso da água.

 

Cumprimentos

 

Uma vez que as laterais vao ficar assentes no "chao" e nao em cima da base, o silicone nao ira sofrer a forca do peso dos acessorios e do proprio vidro, pois vais ser este que suporta o peso.

 

Andei a ler, e cheguei a conclusao que a melhor maneira e colar a face da base, pois assim o silicone ira sofrer forcas de traccao, onde o mesmo e mais resistente, do que se for montado em cima da base, onde sofre forcas de "cisalhamento" ( penso que seja este o nome), forcas laterais, nao sei se me faco entender.

Mas pronto, ha varias maneiras, cada um tem a sua, isto foi o que li na net.

Pelo menos ira ser assim que vou colar o meu aqua, este sabado, se correr mal depois eu digo. ahah

Dario Rosario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá electrico

 

Uma véz qaue normalmente apoianos os aquários sobre uma menbrana deformável quer para melhorar a estabilidade do apoio quer para evitar perdas de calor, os vidros laterais, quando não são colados apoiados no vidro de fundo do aquário, estão muito mais sujeitos a esforços de corte na zona da colagem. No entanto, cada um adoptará a solução que melhor entender. Espero que o novo aquário tenha sucesso. Eu tenho dois (um com 1,20 e outro com 1,5) com os vidros laterais colados sobre o vidro de fundo, já com uns anitos e sem problemas.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais