Reprodução em Comunitário


PMedeiros

Recommended Posts

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

No meu comunitário com 240 litros tenho um casal de kribensis que já vai na 3º postura em cerca de 3 meses. Na primeira os pequenotes duraram cerca de 1 semana. Iam desaparecendo de dia para dia.

 

Acho que os nariz de bêbado são demasiado rápidos mesmo para os super-protectores pais. A segunda postura estava a ir bem mas ao fim de 1 semana desapareceram todos de repente numa manhã. Desconfio que devam ter ido pelo filtro que me esqueci de proteger.

 

Nesta 3º ninhada também foram desaparecendo ao longo dos dias mas há cerca de 10 alevins que já duram à 3 semanas e estes têm-se mantido. Apesar de ainda muito pequenos já nadam muito bem e já se esquivam dos maiores. Os pais, apesar de ainda os protegerem, estão cada vez mais desleixados. Quando meto comida já não hesitam em deixar os pequenotes desprotegidos embora voltem à sua proteção no fim da refeição. Apesar de tudo a mãe é muito mais protectora nesta fase que o pai.

 

Apesar de ainda terem estas crias e ainda manterem comportamentos protectores desconfio que os pais se preparam para uma nova postura. A barriga da mãe já está bem grande e rosada e hoje começou a entrar com frequencia na sua gruta de eleição para as desovas. Vamos lá a ver como se comporta com os alevins da postura anterior.

 

Já tive a tentação de meter uma maternidade para os pequenos mas para já vou mantendo-os no comunitário à solta. Não só aguça os instintos e hábitos protectores dos pais como acabam por estabelecer um equilibrio de comportamentos em todos os outros peixes muito interessante de observar.

 

Neste momento tenho 2 ottos, 2 Saes, 6 escalares, 3 coridoras, 6 nariz de bêbados e 2 kribensis.

 

-Também de realçar que ao contrário do que pensava, os escalares não oferecem particurar interesse pelos alevins. Acho que a agressividade dos pais na sua defesa aliado ao tamanho dos escalares que não os permiter passar despercebidos perante os pais, faz com que nunca se tenham mostrado uma verdadeira ameaça. Já os 6 nariz de bêbado como são muito rápidos dão verdadeiras dores de cabeça aos pais kribensis.

 

-Também de referir que apesar de firmes na defesa dos filhos, os kribensis nunca foram verdadeiramente agressivos para os outros peixes limitando as suas perseguições ao exotanço para longe das crias.

 

 

 

Podes ver as fotos do aquário e da primeira postura neste link

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=166281

 

E seguem-se duas fotos da 2ª postura com cerca de 4 dias

 

L1040508.jpg

 

L1040514.jpg

Editado por alexbap
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, Icedude.

Em relação à loja na margem sul, e sem ter a certeza se estarei a desrespeitar alguma regra em relação à publicidade, posso-te dizer que gosto particularmente da Avipeixe, na rotunda do Centro Sul em Almada. Como todas as lojas não têm tudo mas regra geral são bem servidos com um atendimento muito bom com grande conhecimento.

 

Em relação aos Kribensis, ainda tenho cerca de 10 pequenos que continuam vivos e de saude. Apesar de ainda pequenos e com muito pouca coloração já têm um corpo muito parecido com os adultos com todas as barbatanas já bem definidas e com formas praticamente finais. Já comem a comida dos adultos e já começam a aventurar-se numas rápidas incursões à superfície. Em relação aos outros peixes já nenhum mostra praticamente interesse pelos pequenos, apesar de só terem cerca de centímetro e meio a dois, se tanto. Já nadam muito bem e já conseguem arrancadas brutais.

 

Em relação aos pais uma novidade. A mãe ontem fez nova postura, ainda com os ovos por eclodir. Imediatamente passou a atacar as crias anteriores com uma violencia que nunca lhe tinha visto com nunhum peixe. Parece que não se limita a enxota-los mas quer mesmo mata-los. Felizmente os pequenos já têm velocidade para ela mas tenho medo que algum seja apanhado desprevenido. Tive a tentação de os meter em maternidade mas por serem muito dificeis de apanhar e por uma questão de coerencia em relação à minha ideia para este aquário que era criar um micro habitat para os peixes onde deixaria a natureza seguir o seu curso, vou deixa-los em liberdade e torcer pelo melhor.

O pai não mostra este comportamento, sendo totalmente indiferente às crias anteriores.

 

Mas fica respondida à minha questão sobre se estes peixes cuidariam de duas posturas em simultânio. Parece que assim que nasce uma nova, a antiga é para abater ou simplesmente ignorada.

Vou dando notícias à medida que as coisas forem evoluindo. Neste momento tenho algum curiosidade no comportamento que as crias já desenvolvidas terão com os irmãos mais novos que devem estar aí a rebentar.

 

Entretanto algumas fotos actualizadas. Peço desculpa pela qualidade mas a máquina morreu por isso teve de ser com uma compacta barata que tinha cá por casa.

 

Uma vista de um dos pequenos ao pé de um dos escalares. Pelos tamanhos dos grãos de terra dá para perceber que é muito pequeno. Um ou dois cm no máximo dos máximos.

DSCF0004_net.jpg

 

 

Um crop em tamanho real do mesmo alevim,

DSCF0004_2_net.jpg

 

 

E uma vista total do aquário para se ter uma ideia da companhia com que eles tiveram de lidar para chegar até aqui. Vêm-se 4 mas são 6 escalares, para além do resto, claro.

DSCF0014_net.jpg

Editado por alexbap
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais uma coisa que me esqueci de referir e que parece que é muito questionada aqui no forum.

O tempo entre a fêmea meter os ovos e as crias começarem a nadar, pelo menos fora do esconderijo, pode chegar a ultrapassar uma semana. Da primeira vez, pensava que os ovos já tinham morrido todos e já tinha perdido a esperança quando passados muitos dias, surgem todos cá fora a nadar com a mãe. Por isso se a vossa fêmea dum dia para o outro tiver perdido grande parte da barriga e passar a estar muito tempo dentro de um esconderijo não desesperem se passados 3 ou 4 dias ainda não virem nada, porque aqui em casa chega a passar bem duma semana até aparecerem cá fora.

 

Atenção que no meu aquário não tenho acesso visual ao esconderijo deles por isso é possivel que eles já nadem lá dentro antes deste dempo mas de facto não tenho como descobrir sem estragar o esconderijo, que obviamente está fora de questão.

 

Também pedia ao PMedeiros, se não se importasse, que mudasse o nome do tópico para "Criação de kribensis em comunitário" ou algo parecido, apenas para ajudar a quem procura informação no forum. Obrigado.

Editado por alexbap
Link to comment
Partilhar nas redes sociais