Projecto SUMP - 115x50x50cm para Aquário 180x60x60cm


Recommended Posts

Venho apresentar-vos o meu projecto para a transformação do Black Soul Paradise em SUMP (115x50x50).

O Aquário principal mede 180x60x60, vai ter coluna seca (20x10cm), com um tubo de 32cm para a queda de água (irá ter 5cm de altura dentro da coluna seca), e outro de 32cm para passar uma mangueira de 26 que servirá para o retorno da água e esse tubo também funcionará como saída de água para o caso de passar um certo nível (saída ladrão), já que o nível da coluna vai funcionar com um estrangulador (torneira) na ponta da mangueira junto do saco 200 micros.

Sump.jpg
Link para Download do Projecto, imagem mais nítida

Queria agradecer a todos os membros com quem já partilhei esta ideia pessoalmente e me ajudaram com várias sugestões e aos que me mostraram as suas próprias sump's. Um bem haja.

Espero a vossa critica.

Obrigado.

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas my friend

 

não sendo um expert na matéria, parece-me que estás a complicar a tua vida na hora da manutenção na zona das cerâmicas.

essas voltas e mais voltas parecem desnecessárias e poderias simplificar em 2/3 compartimentos só.

 

agora para baralhar mais um pouco as tuas ideias...

porque não fazes a divisão na parte de trás e usas toda a "horizontal" a 20/25cm.

terias uma "recta" para as divisões das cerâmicas e esponjas e não precisavas de andar a colar vidro e mais vidro.

penso eu de q...

 

agora deixo-te um abraço enquanto pensas no assunto... :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas my friend

 

não sendo um expert na matéria, parece-me que estás a complicar a tua vida na hora da manutenção na zona das cerâmicas.

essas voltas e mais voltas parecem desnecessárias e poderias simplificar em 2/3 compartimentos só.

Olá Amigo, como estás?

 

As voltas e mais voltas é mesmo para a agua passar por todas as cerâmicas e aumentar a movimentação. Não gosto águas muito paradas. :)

 

Em relação à manutenção, vou arranjar sacos de rede para as cerâmicas e assim é fácil de as tirar e limpar, mas também penso que não vou limpar muitas vezes, pois o saco na queda e as esponjas apanham a porcaria toda.

 

porque não fazes a divisão na parte de trás e usas toda a "horizontal" a 20/25cm.

terias uma "recta" para as divisões das cerâmicas e esponjas e não precisavas de andar a colar vidro e mais vidro.

penso eu de q...

Era uma ideia, mas no canto esquerdo, tenho um aparador à frente do aquário e não é fácil o acesso, e depois para apanhar os peixes não seria fácil, pois iria ter um ferro no meio. Mesmo assim vou pensar na ideia.

 

Obrigado.

Um abraço,

VC

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Valter mais um grande projecto, já não vais utilizar o filtro preto, tenho o outro no carro com os encaixes, ainda o queres?

 

Vais deixar a coluna seca vazia, não te ira criar ruído.

 

Eu não gosto de sacos para a matéria se arranjasses uns cestos acho que seria mais pratico.

 

Vou ficar a acompanhar a evolução, boa sorte.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Valter mais um grande projecto, já não vais utilizar o filtro preto, tenho o outro no carro com os encaixes, ainda o queres?
Amigo Alfredo, este projecto é mesmo para seguir em frente. Para já não vou usar esse filtro preto. Penso que o saco é mais prático para trocar/lavar.

 

Vais deixar a coluna seca vazia, não te ira criar ruído.
Vazia não, como te lembras, era para usar um sistema de bóia, como uso na maternidade de criação, mas em conversa e depois de ver ao vivo penso que o estrangulamento com uma torneira na ponta será suficiente, e para o caso de haver alguma diferença de caudal, nunca muito significativa, tem sempre a saída ladrão. Em relação à bóia iria ocupar mais espaço e tinha receio de um dia acontecer algo estranho e entupir a saída de água, com a torneira penso que corro menos riscos.

 

Eu não gosto de sacos para a matéria se arranjasses uns cestos acho que seria mais pratico.
Falas de que cestos? Tens alguma foto?

 

Obrigado Alfredo,

Um abraço,

VC

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quando pensei em fazer a minha coluna, tive a ideia de encher com biobox ou cascalho de rio com alguns dois ou três cm para que a agua não caísse directa e abafar o ruído, mas depois cheguei a conclusão de que poderia ter a coluna cheia e mesmo quando esvazia um pouco não provoca grande ruído.

 

Falo em cestos tipo os dos filtros comprados mas feitos com tubos como os do meu filtro, que pudessem ser introduzidos e tirados sem grandes trabalhos, para se proceder a limpeza das matérias filtrantes.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duas alterações:

 

  1. A saída da água das esponjas em vez de sair pela lateral, passa a ter uma barreira de 35cm de Altura para que quando fizer a limpeza das esponjas a porcaria não passar para as cerâmicas;
     
  2. Colocação de um Filtro UV de 9w sem filtro a bombar a água, usando simplesmente a lei da gravidade, como a zona da queda de água tem 42cm de altura e a zona da bomba uns 20cm, assim terei o caudal suficiente para esterilizar a água com eficácia.

 

Aqui fica o novo esquema e ficheiro:

SUMP_Projecto2.jpg

Novo Link para Download

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falo em cestos tipo os dos filtros comprados mas feitos com tubos como os do meu filtro, que pudessem ser introduzidos e tirados sem grandes trabalhos, para se proceder a limpeza das matérias filtrantes.
Percebido Alfredo, vou pensar nisso. Obrigado.

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais