Experiência de Criação Artificial


Recommended Posts

Tenho um casal de Apistogrammas Hongsloi, que já me tinha presentiado com ovos, no entanto, sempre desapareceram antes do tempo da eclosão, é normal pois até acertarem com a postura, demora um pouco.

 

Deixou-me pensativo, foi o facto do macho ser muito introvertido, mal passo perto do aquário, foge muito rápido, enquanto a fêmea até brinco com ela.

 

Então, pus-me a pensar como iria ter a certeza que o macho fertilizava os ovos e lembrei-me de uma situação, que aconteceu com Discus, em que eu queria tentar criacção artificial por serem apenas 11 alevins, mas se proporcionou...

Então, chamo a "maria" e mãos á obra.

 

Retirei cerca de 50 ovos, com a ajuda da minha "maria", cuidadosamente durante uns longos e angustiantes 35 minutos, com os braços pendurados dentro do aquário, drementes e já a desesperar.

 

Lá consegui então. Coloquei os ovos num taparuwere, 3 gotas de esha2000, uma pedra difusora muito fraca, e um termometro, para ver várias vezes ao dia a temperatura.

 

 

Dia 30 de maio, a postura e retirados cerca de 50 ovos ( 40/50% da postura )

dsc02189nw.jpg

 

dsc02188u.jpg

 

dsc02185k.jpg

 

 

Dia 1 de Junho, nascimento de 28 alevins, iniciação de tpa's de 30 ml ( Com seringa ) de 3 em 3 horas.

 

 

dsc02193q.jpg

 

dsc02187d.jpg

 

 

Dia 3 de Junho, continuam 15 vivos a "rabear" cada vez mais e já se vão deslocando, em distâncias maiores.

 

 

Dia 4 de Junho, coloquei uma folha de Carvalho, que estava no fundo do aquário dos Progenitores, juntamente com o substrato, na esperança de que, assim que perderem o saco vitelino asseguro alimento com micro-organismos.

 

 

 

Pequeno Vídeo

 

 

 

 

 

Enquanto isso, os ovos que a fêmea guardava, desapareceram.

 

Vou agora ver que sorte vou ter eu, no entanto, mesmo que não sobrevivam ganhei 2 coisas, uma foi saber que o macho fertiliza os ovos, já posso deixar os pais ganharem a experiência necessária para levarem a postura até ao fim. A outra, bem... Ganhei a experiência da criacção artificial, dá trabalho e é engraçado como cada movimento nosso, é muito cuidadoso, como dos nossos filhos se tratasse.

 

Continuarei este relato, enquanto eles forem vivos, espero conseguir fazer que os vejam adultos :)

 

 

Conlusão:

 

1 - Ovos colocados aparte, sem qualquer tipo de anti-fungos, esha2000 ou azul de metileno por exemplo, acabaram por fungar devido á pouca circulação de Água.

2 - Uma vez que é impossível colocar uma bomba de circulação, a melhor solução será uma maternidade de vivíparos.

Consegue-se ter circulação qb, e podemos sempre usar um garrafão com torneira, usando o sistema gota-a-gota.

3 - Depois da eclosão, a alimentação após a perda do saco vitelino (4 dias), é extremamente importante, e qualquer que seja sem ser Artémia recém eclodida, torna-se bastante dificil a continuação de desenvolvimentos, devido á grande necessidade nutricional dos pequenos.

 

 

Dos 2 que sobraram, ainda cá andam, mas duvido que por muito tempo, a mãe anda agressiva com eles, depois dos soltar pouco lhes liga.

 

Espero que fiquem com uma ideia, para espécies mais dificeis de reproduzir, é uma excelente ajuda.

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Isso sim é pasiencia de aquáriofilista,os meus parabêns

pois alêm de estár tudo muito bem esplicado,e simples

de se comprender,foi pena não conseguires ter exito,mas

ficou a expriência,e o saber! continua, e muita força para

conseguires na proxima ter um exito pelo menos 90%.

Cump: A.S :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu "problema" não foi o querer salvar Alevins, mas sim saber se o macho fertilizava ou não, pois nunca o cheguei a saber, porque os ovos desapareciam antes da eclosão, o que sinalizava falta de experiência dos progenitores. Certezas já existem, agora eles que façam a vidinha deles que eu espero...

 

Quanto ás desovas, normalmente de 21 em 21 dias.

 

Entretanto desovaram dia dia 17, já não há ovos...

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...

Será que me poderas dizer como conseguiste tirar os ovos do aquario sff?

Eu ja tive umas posturas de ramirezi mas a femea acabava sempre por comer os ovos, até que tentem os tirar com uma seringa mas não resulto, só resultou em peixes nervosos e ovos perdidos.

Editado por AndreMira

Cumprimentos, André Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehe tiveste mais sorte que eu :D

Respondeste a uma questão que ainda não tinha encontrado resposta, não sei se é assim para todos os apistos, que é o tempo entre posturas...

A minha fêmea abacaxi anda lá sempre debaixo das folhas mas em vários sitios, e já está a ficar com volume, não sei se poderá ser já a preparar nova postura, ou então tem se alimentado bem(espero que os dois!).

Que espécies é que tens?

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Retirei os ovos com um tubo de ar, encaixado numa seringa e uma boa dose de paciência.

 

Obrigado por me dizeres, pode ser que da proxima não tenha problemas em tirar alguns ovos.

Editado por AndreMira

Cumprimentos, André Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais