Discus - dúvida sobre quantidade


mferrinh

Recommended Posts

Boas,

 

É uma pergunta que já deve ter sido muitas vezes feita, mas nas buscas que faço encontro respostas variadas, por isso aqui vai:

 

Tenho um aqua com 240l brutos (120x40x50cm) e com 4 discus semi adultos juntamente com outra fauna, troncos e plantas. Qual a quantidade máxima de discus (adultos) a meter neste setup? tenho lido referencias de 20l/disco a 50l/disco, sendo esta útlima a mais frequente.

 

De qq forma os 4 estão algo tímidos, estava com esperança que mais 1 ou 2 (se couberem) despertasse mais instinto de cardume e os "soltasse" mais.

 

 

Obrigado,

 

JMF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só tenho ouvido 50lts/disco.

20lts parece pouco porque podem atingir mais de 20cm em adulto logo mesmo segundo a regra um litro por cm de peixe adulto...alguma coisa não está bem.

Se forem juvenis ai é capaz de 20litros por disco ser suficiente.

Cumps, LaVey

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Vai tudo de um factor importante que é a filtragem ou seja podes ter discus até 30L por discu e tiveres um filtro bom por exemplo o meu aqua tem aprox a mesma litragem do teu (280L aqua 260l reais), mas investi num eheim 2080 que faz 1700l/h com capacidade de 25l de materias filtrantes, logo com este nivel de filtragem tenho mais garantias que com 6 a 8 discus no aquario se fizer TPA de 30% a 40% todas as semanas de que em principio não tenho problemas.

 

Em suma com um bom filtro pode-se fazer as contas a 30 a 40 litros (de preferencia reais) por disco.

 

Cumprimentos

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva

 

visto que os discos são peixes de cardume 4 serão poucos irá haver muita disputa pela comida e territorio eu se fosse tu ponha mais discus nesse aquario no maximo 8 discus numa relação +/- 30l / peixe mas com tpa´s mais regulares,

é claro que 50l / peixe seria o ideal mas este valor também são para peixes adultos de 18 cm.

eu por exemplo tenho 10 discus em média com 13cm num aquario de 300l e nunca tive problemas até agora tenho uma boa filtragem e faço tpa´s 3 vezes por semana cerca de 75l em cada uma

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, acrescentei 2 pequeno discus, com uns 6cm.

 

Estava com algum receio que os maiores lhes fizessem a vida negra, mas não houve problemas por esse lado.

 

O que se passou é que um dos 2 juvenis rapidamente ganhou dominância e encostou o outro a um canto, que apesar de continuar a comer deve andar bastante stressado.

 

Devo arranjar mais 1 ou 2 pequenos para diluir a agressão? ou aguardo que se entendam?

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aguarda que eles acabarão por se entender. Tem em atenção se continuam a comer todos, se necessário espalha a comida para poderem comer todos.

 

Seis já é uma boa quantidade para esse aquario, senão terás de reforçar muito as TPA's..

 

Espera... eles entendem-se!

 

Abraço

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, acrescentei 2 pequeno discus, com uns 6cm.

 

Estava com algum receio que os maiores lhes fizessem a vida negra, mas não houve problemas por esse lado.

 

O que se passou é que um dos 2 juvenis rapidamente ganhou dominância e encostou o outro a um canto, que apesar de continuar a comer deve andar bastante stressado.

 

Devo arranjar mais 1 ou 2 pequenos para diluir a agressão? ou aguardo que se entendam?

 

Miguel

Boas,

 

Olha os discus são mesmo assim... são territoriais, não adianta inserires mais elementos, o que eles fazem é passar a massacrar outro, mas vais ter sempre um que é o sacrificado, ao fim de algum tempo eles entendem-se. Por exemplo no meu aqua tenho um com 9/10 cm que se farta de malhar num outro de 11/12, o outro quando o vê foge, na altura da comida, normalmente eles preocupam-se mais em atacar a comida do que atacar os outros...

Num aquario com um cardume de discus existe sempre uma hierarquia, o macho alpha ou dominante dá porrada no beta, e por aí fora até haver um mais fraco que não tem ninguem em quem bater.

 

Certifica-te que tens esconderijos suficientes, tipo plantas ou troncos, para eles se esconderem da vista dos outros, mas como te digo é perfeitamente normal, ainda que as pessoas não gostem de ver "o pequenito a levar porrada".

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal entao eu com um aqua com 220L brutos posso meter 4 discus?

120/40/45

fluval 404 faz 1000 e tal litros, se nao estou em erro 1300, o que faz 6.5 vezes o total de agua do aquario!

que dizem?

tpa é de 20% a 30% semanais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal entao eu com um aqua com 220L brutos posso meter 4 discus?

120/40/45

fluval 404 faz 1000 e tal litros, se nao estou em erro 1300, o que faz 6.5 vezes o total de agua do aquario!

que dizem?

tpa é de 20% a 30% semanais!

Boas Jorge,

 

Nesse áqua colocava 6 discus adultos sem problemas. Só aumentava para 50% a TPA semanal ou fazia 2 de 25/30%.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jorge,

 

Nesse áqua colocava 6 discus adultos sem problemas. Só aumentava para 50% a TPA semanal ou fazia 2 de 25/30%.

 

6?

É na boa?

por mim é na boa fazer 50% visto que é plantado, as plantas ate agradecem!

mas eu achei que meter 4 já era meter muitos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que os discus devem andar sempre mais de 4... no meu aqua de 200lt sempre tive mais que 4,´tenho mais filtração que o teu, tenho 2 filtro com 1000 + 680, tenho muito cuidado com as TPA's.

 

Sei que existem opiniões contrarias, mas na minha humilde opinião, que vale o que vale, podes ter uns 6 discus á vontade... també depende do que tens mais, se tiveres o aqua cheio de peixes... se calhar já não diria isso.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que os discus devem andar sempre mais de 4... no meu aqua de 200lt sempre tive mais que 4,´tenho mais filtração que o teu, tenho 2 filtro com 1000 + 680, tenho muito cuidado com as TPA's.

 

Sei que existem opiniões contrarias, mas na minha humilde opinião, que vale o que vale, podes ter uns 6 discus á vontade... també depende do que tens mais, se tiveres o aqua cheio de peixes... se calhar já não diria isso.

 

tenho apenas 10 bebados e 4 neons chineses que devem sair

gostava de meter um casal de rams

Link to comment
Partilhar nas redes sociais