Lago com Vazamento. Como resolver?


Recommended Posts

Recentemente me mudei e a casa nova possui um lago de concreto de +- 6500L. O antigo dono disse que possuia neles carpas e que um certo dia chegou em casa e estavao todas mortas, pois o lago esvaziou. Ele chegou a conclusão que o lago estava vazando em um dos cantos, pois havia uma pequena rachadura. Não coloquei agua nele para confirmar onde é o vazamento, pois ele é muito grande e se eu encher e realmente estiver vazando irei desperdiçar muita água. Sendo assim, antes de colocar água quero fazer um revestimento para impermeabilizar o lago e acabar com qualquer possibilidade de vazamento. Minha dúvida é: Como fazer essa impermeabilização? Pensei em usar manta asfaltica, mas fiquei com medo de que essa possa liberar alguma substrancia nociva aos peixes, isso ocorre?

Outra idéia que tive foi a de usar azulejos como as piscinas, porém imaginei que seria muito caro e não sei sei se irá impermeabilizar muito bem.

Sobre as lonas de aterro, seria possivel? Minha dúvida é como são vendidas essas lonas, por metro e tem uma largura fixa? como posso unir mais de uma lona?

 

Bom, as ídeias que tive foram essas, não sei se existem outras maneiras. Abaixo estou colocando uma foto do lago.

 

OBS: Aqueles dois "vasos" ficam no centro do lago ele vai um pouco para atrás ainda.

 

fotolago.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Você deve ter comprado uma mansão... deve ter dinheiro... ora não seja forreta, há um cimento que impermeabiliza o solo... espere pelos mais entendidos na matéria que eles já lhe vão dizer concretamente o que usar, e como usar.... tem que ser algo semelhante a cimento de piscina que é impermeável... a depois ou deixa como está ou faz algum tipo de acabamento.... para mim bastaria espalhar alguma areia pelas bordas e a depois encher com agua...

### Trabalhadores de portugal chegou a nossa hora! Saiam as ruas em manifesto! ###

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O lago dá a ideia aparente de ter pouco volume, pelo que vê-jo rondará no máximo os 2000 litros, o problema dos lagos em betão (concreto) é a falta de malha de suporte na construção inicial, a falta dela dá mais tarde roturas irreparaveis com betão, pois por mais que se faça volta mais tarde a acontecer.

A solução para estes casos é desfazer e fazer de novo. Actualmente há outra soluções, que é forrar o tanque existente com tela de PVC, è barato e durante pelo menos vinte anos não teremos problemas, além disso há um melhor controlo sobre a agua.

Sei do que estou a falar pois construi piscinas e lagos com diversos materiais que funcionam na perfeição, como exemplo dou sempre os meus que caso queira pode sempre vir ver e são exemplos perfeitamete diferentes, um em betão com pastilha de vidro e outro em em PCV, qualquer deles com mais de 40 m3 de agua, sem roturas e apenas com perdas por evaporação.

Qualquer coisa é só dizer!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto o lago não parece muito fundo, se calhar é algo em que devias pensar com mais cuidado.

 

Eu tive esse problema, embora não de uma forma tão dramática e coloquei fibra de vidro com um restimento de resina por cima, posso dizer que não foi barato. No teu caso e tendo em conta o estado actual disso, se calhar pensava em começar de novo como disse o inacio silva, a envolvência do lago é bonita e parece-me que deve compensar o esforço.

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde

De facto a fibra de vidro coberta com resina de poliester e a melhoror soluçao ficas com um lago novo com garantia para toda a vida

A resina de poliester da-te uma resistencia e durabilidade muito supiriores ao betao com garantia de nunca mais abrir fendas eu reparei um com fendas de 5cm e paredes a cair a serca de 10 anos e continua como novo

Pelas dimençoes que referiste deves gastar a volta de 500€ em material para o revestires todo.

Parece caro mas pensa que e um investimento para toda a vida

outra soluçao e revesti-lo com tela para lagos muito mais barata

 

abraços

 

Obrigado pelas dicas, onde posso encontrar essas telas para lagos? e a fibra de vidro? que tipo de lojas encontro esses dois materias? Obrigado

 

De facto o lago não parece muito fundo, se calhar é algo em que devias pensar com mais cuidado.

 

Eu tive esse problema, embora não de uma forma tão dramática e coloquei fibra de vidro com um restimento de resina por cima, posso dizer que não foi barato. No teu caso e tendo em conta o estado actual disso, se calhar pensava em começar de novo como disse o inacio silva, a envolvência do lago é bonita e parece-me que deve compensar o esforço.

 

Obrigado pela resposta, você poderia me dar mais informações sobre essa resina e a fibra de vidro, como onde encontrar e que marca você usou? Obrigado mais uma vez.

 

O lago dá a ideia aparente de ter pouco volume, pelo que vê-jo rondará no máximo os 2000 litros, o problema dos lagos em betão (concreto) é a falta de malha de suporte na construção inicial, a falta dela dá mais tarde roturas irreparaveis com betão, pois por mais que se faça volta mais tarde a acontecer.

A solução para estes casos é desfazer e fazer de novo. Actualmente há outra soluções, que é forrar o tanque existente com tela de PVC, è barato e durante pelo menos vinte anos não teremos problemas, além disso há um melhor controlo sobre a agua.

Sei do que estou a falar pois construi piscinas e lagos com diversos materiais que funcionam na perfeição, como exemplo dou sempre os meus que caso queira pode sempre vir ver e são exemplos perfeitamete diferentes, um em betão com pastilha de vidro e outro em em PCV, qualquer deles com mais de 40 m3 de agua, sem roturas e apenas com perdas por evaporação.

Qualquer coisa é só dizer!

 

Como funciona essa tela de pvc? vende-se em tamanhos fixos? tem como fazer emendas? que lojas vendem esse produto? Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O trabalho com a fibra de vidro não foi feito por mim, o investimento era grande para estar a inventar, não quis correr esse risco. Quem o fez foi uma empresa que faz tanques em fibra e tem experiência nesta área.

 

No teu caso, talvez optasse pela tela ($), se calhar tirava esse vaso do meio, afundava mais e depois revestia tudo com a tal tela (não sei se é possível fazer juntas sem darem problemas no futuro) disfarçar depois a tela nas margens é algo que fica ao gosto individual de cada um, tens aqui no fórum muitos exemplos, mas também pode ficar muito bonito ;)

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como funciona essa tela de pvc? vende-se em tamanhos fixos? tem como fazer emendas? que lojas vendem esse produto? Obrigado.

Eu comprei aqui : http://www.siro.pt/p.contactos

Têm uma pessoa só dedicada a lagos e de facil conversa.

 

Pode ver o meu lago aqui: http://www.facebook.com/profile.php?id=158...1967&ref=pb

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se entregarem o desenho do lago a o fornecedor que indiquei, o pvc vem já colado com as dimensões necessárias, esta empresa de que falei tem uma maquina propia para o efeito, e se for necessário constroi o lago também. O pvc é de facil manobra e permite fazer dobras escondidas em cantos e outros obstaculos, basta comprar a tela com um pouco mais de largura e o problema das colagens fica resolvido, não esquecer de colocar também uma tela de geotextil por baixo do pvc.

 

Estive a ver melhor a foto e se fosse meu retirava o canteiro do centro e afundava o lago nesse local até pelo menos um metro, assim os peixes suportariam melhor o inverno, alem disso o lago fica muito mais bonito com nenufares, jacintos ou espadanas de com um canteiro com plantas não aquaticas, assim também bastava comprar a tela com medidas standar com larguras de 2,3,4,6,8 metros em rolos até aos 100 metros de comprimento, no meu lago usei o de 4x25 metros e fiz na realidade dois tanques desnivelados, a tela pode depois ser coberta com areão, seixo rolado ou mesmo pedras e suporta perfeitamente o peso dos vasos com as plantas aquaticas.

Qualquer duvida pode usar o mail : inaciosilva.com@sapo.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a ler o tópico e surgiu-me uma dúvida, o senhor é Brasileiro correcto? Por acaso não estará no Brasil?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou brasileiro sim, vou tentar encontrar essa lona aqui no brasil. Vocês nao saberiam como ela é chamada aqui e em que tipo de lojas posso encontar? Obrigado.

 

Estive a ver melhor a foto e se fosse meu retirava o canteiro do centro e afundava o lago nesse local até pelo menos um metro, assim os peixes suportariam melhor o inverno, alem disso o lago fica muito mais bonito com nenufares, jacintos ou espadanas de com um canteiro com plantas não aquaticas, assim também bastava comprar a tela com medidas standar com larguras de 2,3,4,6,8 metros em rolos até aos 100 metros de comprimento, no meu lago usei o de 4x25 metros e fiz na realidade dois tanques desnivelados, a tela pode depois ser coberta com areão, seixo rolado ou mesmo pedras e suporta perfeitamente o peso dos vasos com as plantas aquaticas.

Qualquer duvida pode usar o mail : inaciosilva.com@sapo.pt

 

Vou segui sua dica e vou tirar os vasos centrais, eles tornam mais complicado o uso de impermeabilizantes com a lona que você sugeriu. Como citei acima, moro no Brasil. Você nao saberia dizer como ela é chamada no Brasil e em que tipos de lojas eu encontro? ferragens, lojas de material para piscinas? Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ler um artigo aqui :http://www.brasilengenharia.com.br/artimpermeabiliz540.htm

Irá perceber melhor o potencial da tela de PVC (Vinimanta) e o que se está a fazer aí no Brasil com ela.

Pode ler um artigo aqui :

 

http://www.brasilengenharia.com.br/artimpermeabiliz540.htm

 

Irá perceber melhor o potencial da tela de PVC (Vinimanta) e o que se está a fazer aí no Brasil com ela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais