Cianobactérias / Diatomáceas


Recommended Posts

Olá boa tarde

Como pouco sei de quimica pergunto a quem saiba, ou a quem tem experiencia na utilização do permanganato de potássio no combate ás cianobactérios ou diatomáceas, gostaria que me aconselhassem na dosagem a utilizar, ou se concordam com a sua utilização.

num dos tópicos que li sobre o assunto consegui perceber que a dosagem utilizada foi de 2mgr por litro durante 4/5 dias várias vezes por dia em intervalos nunca inferiores a duas horas.

como tenho dúvidas nada melhor que perguntar, pois não me tenho dado mal com as vossas ajudas.

um abraço

e obrigado

afonso

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens a certeza que será o permanganato de potássio? Isso é normalmente utilizado para parasitas.

 

O que eu conheço para cianos é Eritromicina.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo oa tarde é verdade também é para parasitas, eu fiquei com cópia do artigo que li aqui no forum e de facto foi o permanganato de potássio que usaram num "Reef" com bons resutados, mas é um tópico já antigo e eu gostava de saber se aguém nestes últimos tempos tenha usado e qual a sua experiência.

de qualque modo obrigado pela dica da

Eritromicina.

um abraço

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo oa tarde é verdade também é para parasitas, eu fiquei com cópia do artigo que li aqui no forum e de facto foi o permanganato de potássio que usaram num "Reef" com bons resutados, mas é um tópico já antigo e eu gostava de saber se aguém nestes últimos tempos tenha usado e qual a sua experiência.

de qualque modo obrigado pela dica da

Eritromicina.

um abraço

afonso

 

Boas,

Eu apostava mais em TPA'S de 2 em 2 dias tentando aspirar o maximo de cianos ou diactomaceas, e usar o LIFE-SNOW da oceanlife no periodo nocturno e o ULTRA-LIFE tambem da oceanlife no periodo diurno. Pelo menos comigo foi remédio santo, nunca mais apareceram

 

O permanganato de potassio ou com eritromicina mais tarde ou mais cedo vão voltar a aparecer mais em força.

 

SNOW LIFE

Oceanlife Neve é uma mistura de diferentes elementos entre os quais há pó de Cálcio e Magnesio extremamente fino . O diâmetro das partículas varia entre 0,3 e 1,5? m (100x de milímetro). Doseado diariamente, neutraliza ácidos e cria um ambiente hostil para algas e cianobacterias.

Pode ser misturado com todos os tipos de comida de coral para trabalhar como um veículo e ser capturado pelos pólipos dos corais. Também é possível misturar isto com Boro de Oceanlife e Potássio para aumentar sua eficácia.

Depois de adicionar isto à água que você notará uma névoa branca leve para a qual é absolutamente inócua aos peixes e corais e desapareçe em alguns minuto

Dosagem: 1-4 ml por dia cada 100 litros. Melhores resultados se doseado a noite e algumas horas antes ou depois de Oceanlife UltraLife. Agitar muito antes de usar.

 

ULTRA-LIFE

O Ultra Life foi especificamente estudado aquários de água salgada. Acrescenta a água uma fonte de (readymade) alimento que estimula a reprodução das bacterias autótrofas e heterotróficas. Desta forma, favorece e rapidamente o alcance do equilíbrio natural e da eliminação de substâncias poluentes como nitratos e fosfatos. As bactérias são um recurso muito importante para o aquárioe para a estabilidade e o bem estar de todo o tanque depende delas. É por isso que é importante a adicao de bacterias ao aquario. Ultra Life é o novo método simples reprodução bacteriana em apenas um produto.

O método ultra-Life é perfeito para aquários de corais duros, mas pode ser também usada para corais moles e em todas as situações em que se desejar diminuir o nível de substâncias tóxicas e estabelecer um equilíbrio firme.

Utilizando UltraLife, as bactérias irão remover substâncias tóxicas em excesso e manter o aquario mais equilibrado.

 

PS: Nunca deixes de parte saber qual a razão da qual aparecerem essas cianos ou diactomaceas.

 

Abraço

Editado por ricardotrindade
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite Ricardo

Obrigado pela dica, copiei a informação e guardei-a.

Bom de facto já estou com poucas cianos, além de TPA´s tenho aspirado e comecei há dois dias atrás a utilizar o método "Vodka" adicionando diáriamente conforme leitura exausta aqui no forum e que me pareceu bem menos arriscada do que o permnaganato de potássio.

Montei este salgado em Novembro (2ª montagem) tenho tentado manter o equilibrio, com manutenção quase diária, não estou insatisfeito pois as cianos aparecem na maiorias dos aquários, agora com mais atenção é tentar iliminá-las .

os testes da água estão a melhorar, só não tenho o teste de silicatos, mas fica para breve.

Comecei a reduzir na alimentação, pois por vezes deixo-me ir atrás do apetite dos peixes e dou-lhes mais um pouco.

bom mais uma vez obrigado

darei novamente notícias mais para a frente.

um abraço

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais