O melhor caracol para limpar algas


pintttt

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

recentemente deparei me com um problema...: o meu aquário de 120L está em casa dum familiar meu mas costumo ir la varias vezes por semana tratar dos bichinhos , porém desta vez devido a testes e exames da escola tive quase 1 mês sem ir la e o aquário ficou com os nitratos um bcd altos, e deparei me com uma crescente das algas....

 

tratei do problema dos nitratos elevados limpei os vidros mas as algas filamentosas (tipo pincel) prenderam se às minhas plantas (sagitarias subulattas e limnophila sessiflora) e são tramadas de tirar assim como algumas verdes que tenho nos vidros

 

usei daqueles produtos anti algas....mas nao fizeram a ponta dum chavelho.....

 

portanto vou tentar a "luta biológica" e falaram-me de camarões e caracois....mas eu tenho os meus camarões num aquário à parte portante tenho algumas dúvidas:

- qual o melhor caracol pa limpar este tipo de algas ?

 

fauna: 4 tetra cardinais, 3 bettas (1 macho 2 fêmeas), 3 corys, 1 kuhli , 1 comedor de algas chinês (não sei pk lhe chamam comedor de algas...o meu passa o dia parado a bater uma sorna...), guppys e 1 botia palhaço

 

os bettas e o bótia (que passa o dia escondido) são capazes de atacar as ampulárias....?

 

- tenho outro aquário só com red's e crystal red, que tambem tem algumas algas daquelas castanhas no vidro....e para este qual o melhor tipo de caracol? (não sei atacam as crias de camarão)

 

-----> ja tinha alguns em mente mas não sei se os mais adequados para o combate as algas ou se são compativeis com os peixes que tenho:

ampulárias, planorbius corneus blue e aqueles tipo zebra....

 

 

 

p.s. desculpem la o testamento , ultimamente apanhei o gosto de escrever lool obrigado pela vossa compreensão e ajuda ;)

Editado por pintttt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde pintttt.

 

Não sou das pessoas mais experientes, mas deixo-te à mesma os meus conselhos. Acredito que em breve terás mais ajudas ... :)

Em relação às algas, tens mesmo que controlar o valor desses nitratos. Tem em atenção a regularidade com que tens que fazer as TPA.

Podes continuar a reforçar a limpeza manual das algas, mas já percebi que pretendes colocar um invertebrado para ajudar à luta. Acho que fazes bem, porque prefiro sempre as soluções que passam por não colocar mais quimicos na água.

Pessoalmente gosto bastante das neritinas natalensis para manter os vidros limpos.

No entanto, tal como referiste, os botias são conhecidos por gostarem de comer caracois. Só que se o botia for ainda pequeno, acredito que não vá chatear a neritina. Tem em atenção este facto quando adquires os caracois.

Relativamente a dizeres que o teu bótia anda sempre escondido, esse facto advém desta espécie normalmente existir em cardume. Portanto o teu sente falta de companhia para se arriscar mais.

 

Espero ter dado alguma ajuda e esclarecido as tuas questões.

 

Cumps

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bem posso dizer-te que os ettas gostam de camarões, por isso acho que não é muito boa ideia colocar camarões nesse aqua.

em relação ao cae, eles deixam de comer algas quando se habituam a comida de fundo, eu quando tive um passava algum tempo sem lhe dar comida para isso nao acontecer.

 

eu não te aconcelhava planorbis, facilmente se tornam uma praga. Eu agora livrei-me de todos os meus planorbis e vou arranjar é umas ampularias, na minha opinião podias fazer o mesmo.

 

Abraço

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostava de ter uns caracois eficientes no combate às algas mas tambem bonitos :/ os planorbis blue tem uma caparaça muito bonita gosto do azul , so tenho visto fotos de ampularias com casca amarela, existe doutra cor?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostava de ter uns caracois eficientes no combate às algas mas tambem bonitos :/ os planorbis blue tem uma caparaça muito bonita gosto do azul , so tenho visto fotos de ampularias com casca amarela, existe doutra cor?

 

cumps

 

 

Tambem existem em azul, são é mais dificil de encontrar.

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem posso dizer-te que os ettas gostam de camarões, por isso acho que não é muito boa ideia colocar camarões nesse aqua.

em relação ao cae, eles deixam de comer algas quando se habituam a comida de fundo, eu quando tive um passava algum tempo sem lhe dar comida para isso nao acontecer.

 

acho que muita gente fala nos CAE sem os conhecer. Os CAE são limpa-vidros muito bons no caso de aquarios expostos à luz solar, ou seja consomem algas verdes e limpam tudo.

 

Para este caso de filamentosas tem que ser um SAE. o problema é que mesmo um SAE não será eficiente.

 

EDIT:correcção

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neritina Natalensis

 

Mais simples que isso não pode ser... Limpam tudo o que é algas, filamentosas, greenspots etc.

optimo e quem costuma vender ampularias e neritina natalensis aqui no forum?

 

ambos nao fazem mal as crias de camarão pois não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neritina Natalensis

 

Tudo dito.

 

Comprei 4 na CrystalRed vieram 5 estrelas

Juntamente com as ampularias fazem um trabalho impecavel.

Alem disso tenho 7 Ottos que não param de trabalhar.

 

Note: também ha ampularias roxas e castanhas hehehe :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tive um surto de algas no meu aqua, que depois de tentar de tudo foi resolvido com aumento da frequencia das tpa's (o meu aqua é de 100 x 40 x 55) para 50 litros 2x / semana, redução da alimentação, e um apagão de uma semana.

 

Resultado: desapareceu tudo que é alga!

 

Para evitar reaparecimento pus Egeria densa e passei a adubar com os adubos da Tropica: metade do normal + metado do Plus, mas aqui há que procurar a combinação certa.

 

Outro truque é preparar a mistura de adubo para 1 semana e dividir em doses diárias (no meu caso é 1,5 ml / dia) pois aí não há nenhum pico de adubo que as algas possam aproveitar.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumps

</a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu areão é natural: nada de adubos, fertilizantes ou substracto fertil...

 

tenho plantas que crescem bem com luz e poucos nutrientes

 

ja pensei é que o problema pode ser do filtro....

 

tenho um eheim 2213, que debita 440L/h e o meu aquário tem 120L supostamente segundo a caixa do filtro devia chegar...mas talvez devesse ter o 2215 ou superior....

 

, ando a fazer mais tpa's mas as algas nao ha meio de largarem o vidro portanto : caracolada pa as comer ^^

 

so falta saber quem aqui do forum costuma ter ampulárias ou natalensis para venda :)

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tive um surto de algas no meu aqua, que depois de tentar de tudo foi resolvido com aumento da frequencia das tpa's (o meu aqua é de 100 x 40 x 55) para 50 litros 2x / semana, redução da alimentação, e um apagão de uma semana.

e as plantas resistiram a uma semana sem luz?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais