Filtração discus


mferrinh

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um aquário de 240l com 4 discus + aprox 20 pequenos caracideos + 7 corys, filtração Eheim 2028, aprox 1000l/hora. O aquário é plantado. Faço TPA mínimo semanais, geralmente bi-semanais.

 

Infelizmente a filtração parece não ser suficiente, as folhas estão constantemente cobertas de detritos, (que se fixam às pequenas algas que vão crescendo na superfície), o que me obriga a limpar 2x por semana a superfície das plantas.

 

Alguma sugestão para melhorar este problema? Devo colocar filtro interno também? Lí algures que os discus não gostam de água muito agitada, pelo que pode ser contraproducente?

 

 

Obrigado.

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho um aquário parecido com o teu (plantado, 250L e 5 Discus), tendo já passado por algo idêntico ao que descreves, acho que o problema pode estar relacionado com vários aspectos:

 

- O que tens no fundo? Que tipo de substrato?

- É um aquário plantado, mas o areão está coberto? Com plantas de "tapete"?

- Tens alguns peixes de fundo de grande porte? pleco ou bótia?

 

O teu filtro é bom, não acho que seja por falta de filtragem, até acho que pode ter um caudal excessivo. Como fazes o retorno da água para o aquário? Tens Spray-Bars (flautas)?

 

No meu caso, tenho 2 filtros (Eheim) com caudais entre os 440 L/H e 750 L/H, pois gosto de sistemas redundantes, ambos estão ligados a Spray-Bars, que ainda por cima furei de um lado ao outro para reduzir a pressão do caudal no retorno. Tive de o fazer para eliminar o problema que descreves e não tenho nenhum filtro com um caudal igual ao do teu. Mais, tenho o fundo praticamente todo coberto com plantas de "tapete". Lembra-te que as Corys ao fazerem o "trabalho" delas levantam sempre um pouco da sujeira que existe no fundo do aquário, e que, se tiveres correntes fortes vais ter sempre poeira levantada, além de que os caudais muito fortes não são recomendados nem para Discus, nem para aquários plantados.

 

Não ponhas nenhum filtro interno, pois além de ser inestético, retira-te volume útil ao aquário, na altura da manutenção corres o risco do "esterco" retornar ao aquário e são mais “mexidas” no interior do aquário.Lembra-te que os Discus gostam de sossego e já chega o facto de teres de podar as plantas de vez em quando (digo eu).

 

Se quiseres por outro filtro, põe mais um externo. Embora ache que tenhas outra solução, e mais barata, que será a de repensares a forma como introduzes a água no aquário.

 

Lê este tópico, pois pode ajudar um pouco também

Dimensionamento de filtros

 

Atenção que tudo o que te aqui te disse, são apenas as minhas opiniões!

 

Abraço

Editado por J_Rosado

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quanto às questões

 

- O que tens no fundo? Que tipo de substrato? - Tenho areia da praia

- É um aquário plantado, mas o areão está coberto? Com plantas de "tapete"? - Tenho aguns E.tenelus, mas não ocupam significativamente a área de fundo

- Tens alguns peixes de fundo de grande porte? pleco ou bótia? Não, já tive e o efeito era bem pior...

 

Tenho também spraybar, já o orientei de várias formas (+para cima ou para baixo). A que te referes com repensar a maneira de colocar a água no aqua?

 

Tenho para aqui um fluval 203 antigo, se não fizer muito barulho posso meter a funcionar...metes as duas saidas do mesmo lado do aqua? ou uma em cada canto?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quando te disse para "...repensares a forma como introduzes a água no aquário.", foi porque acho que o teu problema está relacionado com os 1000L/H a entrar no aquário e a corrente provocada por esse mesmo caudal.

 

Em relação ao meu caso, já tive as duas saídas (spraybars) do mesmo lado do aquário (parte de trás) e uma em cada canto, mas em aquários diferentes e o resultado foi idêntico (dispersão do caudal).

 

Tens várias opções para solucionar o problema :bs_quesexclaim: , ou furar com uma broca cada um dos "furinhos" da spraybar de um lado ao outro (o furo só está aberto para um dos lados), ou acrescentas mais 1 ou 2 spraybars unidas com um pouco de mangueira, ou ainda alargares simplesmente os furos com uma broca mais larga (não existe uma só receita). Contudo o objectivo será sempre o de fazer com que o caudal de água que retorna ao aquário proveniente do filtro, saia por mais (ou mais largos) orifícios dispersando-se assim o caudal, logo menos movimentação (corrente ou turbulência).

 

Em relação à orientação das spraybars, eu tenho as minhas ao nível da coluna de água e os orifícios orientados para a superfície, originando assim uma boa circulação na superfície (para permitir uma boa oxigenação). Há quem as ponha acima ou abaixo da superfície, o que eu não recomendo por motivos diferentes, i.e., a colocação abaixo do nível da água acho que provoca uma maior turbulência no aquário e a colocação acima do nível da água do aquário, no meu caso, provocaria uma libertação enorme de CO2 que custa €€ a injectar.

 

Abraço

Editado por J_Rosado

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim, concordo que estás no limite de filtração para o que tens no aquário, e um pequeno desiquilibrio saltam algas por todo lado.

Tenta limpar mais vezes por semana tipo 20% de cada vez para eliminar restos de carga orgânica dispersas na coluna de água, outro aspecto é ter os verdadeiros guerreiros na limpeza "caridinas japónicas", limpam tudo, fica um brinco :lol:

Mas coloca mais de 6 para ter resultados.

 

Bom sorte

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse filtro deveria ser suficiente para 240 litros, se faz 1000 litros/hora, eu tenho um fluval 304 1000 litros/hora num aquário de 200 litros com 4 discos e não tenho qualquer problema, faço TPA semanal de 30% e uma a duas vezes por mês acompanhada de sinfonagem. Quanto a mim o teu problema deve ser na quantidade de alimento que forneces aos peixes.

 

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais