Tronco


Paty_LP

Recommended Posts

Arranjaram-me um tronco, que já foi usado num aquário há uns 10 anos.

Em principio foi comprando em loja.

 

Já o lavei várias vezes, também já experimentei ferver, mas continua sempre a deitar porcarias assim que toca em água.

Será que já não estará bom para ser usado, ou apenas precisará de mais lavagens?

 

Tenho um aquário a fazer o ciclo e gostava de saber quando poderei colocá-lo :shock:

sign_5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tem de verificar se se trata de sujidade ou apenas a parte mais superficial da madeira que está em decomposição, lavar mais um pouco pode resolver.

 

chamo a atenção para o facto de que a madeira dá sempre um tom bronzeado a água, e há quem não goste de ver, porque não fica tão límpida, eu pessoalmente sempre tenho troncos no aquário e gosto da decoração e do tom que dá a água. tem também algumas propriedades que conferem algumas características a água, nomeadamente na regulação do ph.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há 10 anos que já não está num aquário? É possível que já não esteja em condições sim...Se atendermos que os troncos que vão para os aquas já estão mortos e que com o passar do tempo se vão decompondo ainda mais...Mas não sou expert em troncos e muito menos tenho tantos anos de experiência em troncos...

 

A água só fica amarela se o tronco não for bem tratado e mesmo assim, passado uns tempos, a água fica cristalina, se tiveres um filtro minimamente razoável...

Editado por crush
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, dá ideia de que está em decomposição, mas ao mesmo tempo, no geral até parece que está em bom estado.

Quando vou a tocar-lhe ou a passar por água é que começa logo a cair algumas porcarias.

 

Nunca usei troncos, daí que também tenha algumas dificuldades a verificar se estará em condições ou não, mas gostava de experimentar como ficaria o aquário com ele.

 

Vou então lavar mais vezes durante uns dias a ver se melhora, agradeço os comentários :(

sign_5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Se ao lavares o tronco,ele se desfáz,então acho melhor

não o pores no aquário,se carregares com os dedos e ele

for abaixo,definitivamente não está bom ( podre ) se calhar

perdes um t€mpozinho e compras um na loja.

 

Cump: A.S :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas eu quando carrego ele não vai abaixo :thumbup3:

Às vezes fico é com o dedo castanho :P E eventualmente com um ou outro bocado de "casca"/"terra" que sai, dependendo das zonas do tronco.

sign_5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tronco por ter estado tanto tempo fora da água perdeu toda a humidade contida nele.

Secou o suficiente para agora estar a desfazer-se.

Tenta mais umas vezes, coloca uma pedra em cima. Experimenta fazer isso em outro recipiente que não o aqua, pois com a absorção da água com a madeira ele começa a lascar porque a madeira de tão seca não aguenta tanda água o que pode provocar o colapso do tronco com a consequente sujidade do aqua.

Considera uma opção €€€€ diferente com outro tronco caso continues com esse problema.

Boa sorte.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada :laugh:

De facto notei que tinha uma das pontas a partir-se (não estava assim antes), puxei-a e cedeu.

O resto parece estar a ficar sensível também.

Decidi não arriscar :confused4:

sign_5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.