excesso de nitratos.


Recommended Posts

Antes de mais, é preciso saber algumas coisas:

 

Setup do aquário (litragem, filtro e a sua capacidade)

Quais os peixes e quantidades?

Qual o nível de nitratos mesmo?

Os restantes parâmetros (nitritos e amónia)?

 

Porque há um aumento de nitratos?

- Excesso de peixes (razão de um centímetro de peixe por cada litro do aqua, no máximo)

- Filtro fraquinho e incapaz de alojar bactérias

- Excesso de comida (se demorar mais que dois minutos a ser toda comida, convém reduzir)

- Que venha da própria água utilizada (há casos assim mesmo...)

- Falta de TPAs (dependendo do aquário, deve ser feito uma TPA de 15% de 1 em 1 ou 2 em 2 semanas)

- Falta de limpeza do filtro (só o deves limpar com água do aquário, NUNCA com água da torneira)

- Alguns ou todos os factores acima mencionados.

 

Algumas soluções (caso não haja nenhum dos motivos acima)

- Uma grande TPA (se os nitratos forem muito altos, podes fazer uma TPA entre 30 a 40% - não mais que isso), seguida de TPAs menores (25%) de 3 em 3 dias.

- Uso de plantas (ajuda a diminuir os nitratos).

- Utilizar mais um filtro e/ou aumentar os tipos de filtragem.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu aqua tem 350 litros e tenho serca de 30 peixes.

a 15 dias tive amonia a mais diseram para por bacterias e agora da nitratos a mais serca de 250(mg/l)

devo diser tambem que o aquario tem dois meses que ta montado e nunca fis nenhuma troca de agua nem limpei o filtro.

sera que e melhor fazelo agora?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquario tem dois meses que ta montado e nunca fis nenhuma troca de agua nem limpei o filtro.

sera que e melhor fazelo agora?

 

boas

 

acho que a tua pergunta foi auto-respondida

 

eu por mim, ja teria feito tanto uma tpa como limpeza de filtro, so pela via das duvidas e pra baixar os niveis...tpa

 

cumps

Emanuel

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu aqua tem 350 litros e tenho serca de 30 peixes.

a 15 dias tive amonia a mais diseram para por bacterias e agora da nitratos a mais serca de 250(mg/l)

devo diser tambem que o aquario tem dois meses que ta montado e nunca fis nenhuma troca de agua nem limpei o filtro.

sera que e melhor fazelo agora?

 

sim, no entanto visto que os teus peixes nao sabem o que é uma TPA, deves substituir no maximo 5% da água. na proxima vez que fores fazer TPA aumentas mais um pouco a quantidade de água que removes.

 

250 mg/l é perigoso para os peixes. contudo, não exageres na resposta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Na minha opinião, 5% de TPA não aquece nem arrefece...

 

Mesmo considerando a necessidade de cautela eu não faria menos de 10-15% (até faria mais que isso, mas enfim...)

 

E na seguinte aumenta logo pelo menos 5%-10%.

 

Convinha é que a seguinte fosse logo passadas umas horas ou no dia seguinte.

 

Depois de 2 ou 3 TPA´s dessas, passa mas é para TPA´s de 40%, essas sim, vão fazer diferença (mas não contes com milagres imediatos)

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é melhor ler sobre o assunto respeitante a peixes não habituados a TPAs. A diferença pode ser a morte dos peixes. logo é verdade que por esse metodo os nitratos desaparecem. até poderia tirar a água toda, porque não... acho que ia ter resultados melhores. Os peixes é que não iam gostar.

 

5% apenas na primeira vez, depois é para ir aumentando até aos peixes estarem de novo habituados. claro que nao aquece nem arreferece, é só para este caso especifico e na primeira vez.

Editado por Quo
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece que os peixes sofram com isso. Quando introduzes peixes no aquário, mudas 100% da sua água e os peixes não morrem. Para além do mais, os peixes até chegarem ao nosso aquário, já deverão ter mudado de águas umas quantas vezes (onde nasceram, onde foram criados, nos fornecedores, nas lojas, no nosso aquário...)

 

Acho que o risco dos nitratos é maior que o risco de uma boa TPA...

 

Mas é a minha opinião, que ando nisto há menos de um ano...lol.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há muitos casos de pessoas que nao fazem TPAs nos seus aquarios, e de repente, leram na net mudam água, limpam filtro, fazem tudo direitinho e é a mortandade geral no aquario. estes peixes estao ha dois meses nao habituados a TPAs ainda não é muito tempo... certo, mas ja é algum. A questao nao tem a ver que mudaram de água nao sei quantas vezes. os peixes sao animais aquaticos e não toleram bem variações repentinas na água, e quanto mais tempo estao numa agua cada vez mais velha, menos tolerancia apresentam a mudanças. Isto nao quer dizer que os nitratos são para ficar no aquario, sao para retirar, visto que os nitratos a esse nivel irá encurtar a vida dos peixes significativamente.

 

Aqui no forum houve já o caso caricato de aconselharem tirar o carvao activado do filtro e morrerem os peixes à pessoa... pudera... é preciso alguma prudência nos conselhos.

 

Deve praticar TPAs semanas ou bi-semanais... dois meses sem TPA coitados dos peixes. A primeira faria 5%, a segunda 10%, a terceira 20%, a quarta 30%. e ficaria-me por ai. depois a cada semana, ou duas semanas faria 30%. 40% para tirar nitratos?!?! Pra quê? só se for para ver a resistencia dos peixes.

 

40% é tpas para retirar amonia, nitritos ou ataques de algas.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há muitos casos de pessoas que nao fazem TPAs nos seus aquarios, e de repente, leram na net mudam água, limpam filtro, fazem tudo direitinho e é a mortandade geral no aquario. estes peixes estao ha dois meses nao habituados a TPAs ainda não é muito tempo... certo, mas ja é algum. A questao nao tem a ver que mudaram de água nao sei quantas vezes. os peixes sao animais aquaticos e não toleram bem variações repentinas na água, e quanto mais tempo estao numa agua cada vez mais velha, menos tolerancia apresentam a mudanças. Isto nao quer dizer que os nitratos são para ficar no aquario, sao para retirar, visto que os nitratos a esse nivel irá encurtar a vida dos peixes significativamente.

 

Aqui no forum houve já o caso caricato de aconselharem tirar o carvao activado do filtro e morrerem os peixes à pessoa... pudera... é preciso alguma prudência nos conselhos.

 

Deve praticar TPAs semanas ou bi-semanais... dois meses sem TPA coitados dos peixes. A primeira faria 5%, a segunda 10%, a terceira 20%, a quarta 30%. e ficaria-me por ai. depois a cada semana, ou duas semanas faria 30%. 40% para tirar nitratos?!?! Pra quê? só se for para ver a resistencia dos peixes.

 

40% é tpas para retirar amonia, nitritos ou ataques de algas.

 

Os peixes não gostam de alterações bruscas de água, mas não vamos exagerar... 5% já disse, não é nada, não resolve nada e provavelmente nem chega para eliminar os nitratos que aumentam semanalmente.

 

Já se considera prudente mudar 30% de água, eventualmente com alguma calma neste caso.

 

Matematicamente o procedimento que recomendas faz baixar os nitratos para 120, após 4 TPA´s. Isto sem contar com o aumento e sem contar que não vai ser assim, pois muitos dos nitratos estão no areão, etc... ou seja não baixa nada de jeito, não sei porque dizes que te ficavas por aí? É prudência? Por quê? Os peixes depois de se ter mudado 5+10+20+30 não podem continuar a ver TPA´s de jeito? Temos que parar, mesmo que os nitratos ainda estejam a 200?

 

Essa dos "coitados dos peixes" não vêem TPA há dois meses: podia não ser grave, desde que não tivesse os nitratos a 250! Há quem mantenha o aquário equilibrado sem TPA´s constantes e não é por isso que os peixes sofrem.

 

Então se fosse para tirar amónia e algas podia-se fazer 40%, para nitratos já não pode? A prudência só é válida para nitratos? (gostaria de perceber este raciocínio, está na base de quê?)

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo simples facto que os nitratos nao sao tao graves como amonia e nitritos. as algas fazem mal a vista humana.eheh mas tens razao nesse ponto (das algas), visto que nao fazem mal aos peixes, por norma... enquanto que os nitratos fazem. nesse caso é claro estava a falar de aquarios com manutenção regular.

 

tu fazes por norma tpas de 40%?! e porque uma tpa de 40% retira nitratos e 30% nao retira?! e 5% acho que faz alguma diferença. pouca mas faz.

 

outra solução é diminuir a comida e colocar plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou dar a minha opinião.

 

Eu faço tpas de 50 % e as vezes ainda mais e nunca morreu nenhum peixe por causa dos tpas.

Agora tenho alguns cuidados, colocar o condicionador e manter a temperatura igual, isto é que acho muito importante.

De resto na natureza os parametros da agua não são constantes, o ph sofre grandes variações bem como outros parametros devido as chuvas e aos aluvioes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

seguindo essa logica nem precisarias de fazer a adaptação dos peixes.

 

por acaso a mim ja me morreram peixes devido a tpas. alias é coisa vulgar. com isto nao estou obviamente a dizer que nao se deve fazer, pelo contrario deve-se fazer muitas vezes, mas em pequenas doses.

 

nao sei que tipos de peixes mantens, mas os peixes importa. eu com peixes de agua fria, kribensis, tetras e tal, nao tenho grande atenção. bocas-de-fogo, escalares e arco-iris ja tenho alguns cuidados, porque gato escaldado de agua fria tem medo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo os de agua quente Quo

 

E quem cria Discus e faz tpas de 90 %, os pobres dos peixes até ficam deitados de lado bang

 

Mas acredito que possa haver problemas com tpas grandes em determinadas situações é claro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Deves fazer TPA's de 15/20% 2 vezes por semana.

Limpa o Filtro com a água retirada do aquario, JÁ!

Os Nitratos não são tão perigosos como a amónia ou os nitritos... mas 250mg/l... é muita porcaria no aquario! Para terem noção o máximo admissivel para consumo humano são 50mg/l...

Tenta dar pouca comida, e compra um produto para colocar no filtro para baixar os nitratos!

 

Ponto 2, mede os nitratos da água da torneira, mas não me parece que seja por aí!

TPA's devem ser feitas pelo menos 1 vez por semana, mas não te esqueças de colocar a água sensivelmente +a mesma temperatura da que lá tens e com os mesmo parametros! (PH, Dureza, Sem cloro), obviamente que isto não se aplica á amónia, nitritos e nitratos...

Já agora que tipo de peixes tens?

 

Existem peixes que morrem nas TPA's... sabes porquê? porque existem algumas pessoas que não tem cuidado com os parametros da água que lá colocam... Por exemplo se tens a tua água a 27º e poes lá água directo da torneira, sem aquecer pelo menos a uns 24º, e com o inverno que tivemos, aquilo baixa-te a temperatura do aquario uns 4/5 graus... depois os peixes não gostam e morrem.

Mais... Tens o PH no aquario a 6,8 e mole, fazes uma TPA com água a 7,4 e dura, os peixes não gostam e ...

Já percebes-te né bang

 

O mais importante no aquario é a qualidade da água e com 250mg/l de nitratos... sinceramente acho que tens tido imensa sorte de ainda não terem morrido os peixes todos... mas é só a minha opinião...

 

Abraço e boa sorte com isso.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo simples facto que os nitratos nao sao tao graves como amonia e nitritos. as algas fazem mal a vista humana.eheh mas tens razao nesse ponto (das algas), visto que nao fazem mal aos peixes, por norma... enquanto que os nitratos fazem. nesse caso é claro estava a falar de aquarios com manutenção regular.

 

tu fazes por norma tpas de 40%?! e porque uma tpa de 40% retira nitratos e 30% nao retira?! e 5% acho que faz alguma diferença. pouca mas faz.

 

outra solução é diminuir a comida e colocar plantas.

OK. Realmente só se percebia a menor prudência pela urgência devido a amónia.

 

Sim eu faço TPA´s superiores a 30%. Dependendo da situação até posso fazer 50%. Mas se tivermos algum problema podemos fazer várias TPA´s no mesmo dia (se quisermos ser prudentes e ao mesmo tempo retirar algum poluente que tenha toxicidade aguda).

 

A questão das TPA´s generosas não causa problemas quando os parâmetros da água e TPA são semelhantes, como se viu nas várias opiniões.

 

Como nós não medimos os parâmetros todos, a melhor forma de garantir que é assim é fazer TPA´s com frequência. Se temos um aquário sobrelotado (por exemplo de criação) e fazemos TPA´s diárias... podemos fazer mais de 50%.

 

Nestas coisas é necessário ter cuidado com quem não sabe, pois o pessoal vai às receitas sem as perceber... ah e tal há um tipo que até faz 50% e não tem problemas e há outro que também diz que pode ser... mas esquecem-se que eles fazem TPA´s semanais ou até 2x / semana.

 

Por isso uma boa referência são os tais 30% (isto já é ser prudente) 20% é ser muito prudente ... os 5% é estar a perder tempo.

 

Já agora, retira mais nitratos uma TPA de 10% do que 2 TPA´s de 5%

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tb já fiz tpas de 90% para mudança de sitio do aquario... estou a falar em peixes nao habituados a TPAs, e depois mesmo os habituados em casos excepcionais está bem.

 

eu prefiro fazer TPAs de 10% (dá-me menos trabalho, e os peixes gostam assim, nao os atrapalho), e nao considero perca de tempo nenhuma. além de que isso dos 5% nao tirei da minha cabecinha, como muita boa gente faz aqui. inventa.

 

claro que se os parametros estiverem identicos ao do aquario, toda esta questao nao se coloca. mas os parametros certos como os ter. pois... que trabalhareira.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tb já fiz tpas de 90% para mudança de sitio do aquario... estou a falar em peixes nao habituados a TPAs, e depois mesmo os habituados em casos excepcionais está bem.

 

eu prefiro fazer TPAs de 10% (dá-me menos trabalho, e os peixes gostam assim, nao os atrapalho), e nao considero perca de tempo nenhuma. além de que isso dos 5% nao tirei da minha cabecinha, como muita boa gente faz aqui. inventa.

 

claro que se os parametros estiverem identicos ao do aquario, toda esta questao nao se coloca. mas os parametros certos como os ter. pois... que trabalhareira.

Pois...

 

Acho que entendes que a aquariofilia, como qualquer outro hobby, necessita de trabalho.

Eu tenho aquarios há 4 Anos, neste momento já só tenho dois (Já tive mais de 1000lts de água em aquarios) e mantenho discus que como sabes, requerem alguns cuidados adicionais.

 

Relativamente a nitratos já tive a minha dose de experiência, a água da minha torneira sai com 70mg/l de nitratos o que para peixes em geral e sobretudo para discus não é muito agradável, então, e a pensar nos animais, o que fiz foi comprar um aparelho de Osmose e sais(de uma marca conhecida) para preparar a água de osmose, mas lá está... se calhar é porque me preocupo com os animais, antes de comprar a máquina de osmose tive que ir ao Lidl comprar garrafões de água para fazer as TPA's...

 

O trabalho que tenho, para terem noção:

Ao fim de semana faço 100lt's de água de osmose(Leva umas 8hrs a fazer), preparo-a e deixo-a repousar num recipiente próprio.

Faço também uma TPA com água previamente preparada de cerca de 25% ao fim de semana e outra durante a semana, perco cerca de 20Min com as TPA's é ligar um bomba de água no aquario com uma mangueira e tiro para o esgoto os 50lt's que coloco em seguida!

Não, não perco 20 minutos, este é o tempo que a TPA demora, mas na realidade, o unico que tenho que fazer é ligar e desligar a bomba.

 

Depois ligo a dita bomba ao recipiente e mando a água para dentro do aquario.

Obviamente que a água é pré-aquecida com um termostato durante umas 3 horas, os sais minerais são colocados na água com no minimo 1 dia de antecedência, os parametros são verificados para saber se a água está em condições... dá trabalho... mas compensa o facto de poder passar todos os dias, mais de 30 min, a olhar para os peixes, que agradecem!

 

Relativamente a peixes não habituados a TPA's isso parece-me um disparate, não o facto de referires isso, mas o facto de existirem peixes que vivem em aquarios onde não se fazem TPA's.

 

Mas existem sempre abordagens distintas aos vários temas da nossa vida, pessoalmente acho a aquariofilia um hobby muito agradável e considero-o isso mesmo um hobby, há outras pessoas que acham que a aquariofilia é só ter um aquario com peixinhos...

 

Trabalho! Dá.

Compensa? absolutamente!

 

Desculpema a fuga ao assunto principal do tópico, mas creio que pode ajudar outras pessoas que se estão a iniciar a viverem a aquariofilia de forma diferente.

 

Abraço a todos,

Nuno Dinis.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus amigos o debate esta interessante tenho de agradecer a todos o vosso empenho em me ajudar

No domingo fiz um TAP de cerca de 30 por cento e os nitratos baixaram para os 100 (mg/l)

E não ouve qualquer problema com os peixes mesmo os novos que tinha posto a dias mesmo com 9 alvins que nasceram no domingo.

Vou esperar mais uns dias e fazer novo TAP ou então já me falaram num produto para baixar os níveis de nitratos estou um pouco sem saber por qual das duas opções optar.

Logo que baixar vou mas é comprar umas plantas para eliminar melhor sem pensar recorrer a químicos para baixar os níveis de nitratos.

Mesmo assim digo que o TAP que fiz em meu ver foi preponderante do equilíbrio porque o filtro já se encontrava muito sujo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 anos depois...

bom dia eu tenho o meu aquario e faço tpas de 30% a 40% de agua por semana e com poucos peixes ,ao principio tinha os nitratos a 25mg/l e agora mesmo com as tpas semanalmente e sem por produtos nenhums no aquario os nitratos nunca baixa dos 50mg/l , e agora diga-me a mim o que se passa

 

 

 

 

 

ezecunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ezequiel,

 

Talvez seja melhor abrires o teu próprio tópico para que tenhas mais respostas.

Indica o setup do teu aquário e a frequência da manutenção do filtro e como a fazes.

Também que tipo de comida usas.

 

Cumprimentos,

 

José

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais