[Co2] Novo projeto barato e automático


Recommended Posts

Material utilizado:

• 1 garrafa Pet (2,5L ou 2,75L)

• Mangueirinha de silicone (3 ou 4 metros)

• Bexigas de aniversário

• Fonte de Pc ou qualquer outra fonte de 12V (que forneça uma corrente maior que 1,5 amperes por precaução*)

• Coolers e dissipadores (usei 2 coolers bons e 1 dissipador grande de processador)

• Solenóide de partida a frio para Corsa Sedan/Classic**

• Cola S.O.S veda tudo (aquelas que colam até de baixo d’água)

• Alguns elásticos

 

 

A princípio bolei esse sistema a partir daquele sistema de 2 garrafas Pets (uma para a mistura e outra para conta bolhas) e procurei melhorar esse sistema deixando ele automatizado e com as bexigas para diminuir o desperdício de Co2.

 

Como montar: (utilizando também fotos e imagens de outros projetos além do meu)

 

A principio o sistema seria como o da figura abaixo:

 

injetordiagrama.gif

 

Porém com algumas mudanças ficou assim:

 

cpiadeimagemprojeto.jpg

 

1- Bexiga na garrafa

2- Valvula solenóide de partida a frio (corsa, celta, meriva etc)

3- Fonte 12V

4- Válvula Anti-retorno ou anti-refluxo

5- Conta bolhas

 

*** Eliminei uma válvula de bomba de ar que tinha como a função de um “redutor de pressão” eu improvisei dobrando a mangueira e amarrando com um elástico e acreditem deu certo e ainda amarrando o elástico mais frouxo consegui regular um fluxo contínuo de 1,2,3 e até 4 bolhas por segundo.

 

Custo:

 

Bexigas + mangueirinha + pedra porosa juntos não passam de 10 reais

Solenóide 17 reais na internet

Fonte já tinha e muitos também devem ter

Cooler e dissipador muitos devem ter também

Conta bolhas e válvula anti retorno varia de 10 até 25 reais

 

Custo total: 30 a 55 reais.

 

O Projeto foi Inaugurado dia 22/02/2010, sofrendo varias modificações (algumas aqui mencionadas) e está em pleno funcionamento até hoje 05/03/2010 ligado 12 horas por dia sem nenhum problema.

 

Qualquer dúvida, crítica ou sugestão de vossos amigos aquariofilistas será bem vinda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Oi,

 

Notas um grande aumento do volume da bexiga (balão) durante o período em que a válvula fecha a entrega de CO2 ao aquário? É que parece que me tiraste a ideia da cabeça, pois tenho andado a "bolar" um sistema parecido!

 

Pelas minhas contas, durante as 12h em que a válvula está fechada a pressão sobe para 2.7bar, menos de metade do que uma garrafa de PET de refrigerante aguenta, tornando dispensável o balão/bexiga. Como cheguei lá?

Bom, não sendo um expert em química orgânica, fui procurar e vi que a fermentação do açúcar pelas bactérias do fermento produz etanol e dióxido de carbono. O açúcar (sacarose) tem a fórmula química de C12H22O11 e cada 3 moléculas originam 11 moléculas de etanol C2H6O e 14 de CO2 com eventual consumo de 3 moléculas de O2 (não percebi muito bem esta parte). Certo é que aproximadamente por cada 500g de açúcar devemos obter cerca de 300g de CO2. Usando a receita mais na moda (a da gelatina) esses 300g vão libertar-se em cerca de 2 meses, ou seja à média de 0,21g/h o que dá 2,5g em 12h. Tendo em conta a massa molar do CO2 (44g), significa que são geradas 0,056 mol de CO2 no período nocturno. Para poder usar a eq. de estado dos gases perfeitos para saber a pressão antes da válvula abrir tenho que calcular a pressão inicial. O que é fácil pois se o CO2 dentro da garrafa (com as válvulas abertas) superar a pressão da coluna de água mais a pressão atmosférica mais as perdas de carga (muito pequenas pois é um gás) na tubagem vai inevitavelmente perder-se para a atmosfera ou dissolver-se na água a tentar (nosso objectivo). Ou seja, com a válvula aberta nunca devemos ter mais do que 1,2 bar na garrafa. Quem usar uma garrafa de 2l terá cerca de 1l livre pelo que à temperatura ambiente (20ºC) vamos ter (n1=p1v1/(RT1)) um número de moles de 0,05 imediatamente antes da válvula se fechar. Imediatamente antes da válvula abrir vamos então ter uma pressão p2=p1n2/n1=1.2*0,11/0,05=2,64 bar, uma vez que o volume e a temperatura não se alteram significativamente. Uma garrafa de PET de refrigerantes gaseificados aguenta normalmente cerca de 6 bar pelo que o risco de explosão é pequeno. Claro que preferia ter uma válvula de relief, de preferência ajustável na saída da garrafa. Isso seria a cereja em cima do bolo: um sistema de CO2 biológico, barato, controlável e seguro.

Estou certo ou errado? Químicos, cheguem-se à frente sff.

 

Desculpem o testamento mas eu gosto de fazer estes DIY com uma boa base científica ou então parece só voodoo.

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas ele usa 1kg de açúcar e 1 saco de fermento! Com tanto fermento é natural que a taxa de produção de CO2 seja muito elevada, sendo cerca do dobro do que será normal com as quantidades usadas na receita de que parti para os meus cálculos. Além do mais, usando a gelatina a taxa de produção de CO2 é mais uniforme, sofrendo menores variações pelo que a pressão máxima será novamente inferior. Eu estou a pensar avançar mas colocando uma relief valve calibrada para 3bar. Resta saber se a consigo encontrar a um preço que valha a pena.

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

desculpe o tempo que estive fora, problemas com meu computador (que ainda está ruim) bom meu CO2 continua ativo e sem maiores problemas, apenas faço a receita a cada 15 dias. unico problema que tive foi com minha válvula anti-retorno que estava retornando com a água do áqua pela mangueira, estão resolvi o problema deixando o timer acionar 3 vezes durante a noite por 1 minuto apenas, liberando um pouco de CO2 e assim evitando que a água do aqua volte pela mangueira! bom já tem mais de 5 meses que estou usando este sistema! nada do que reclamar, só das podas frequentes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais