Vulcãozinho - primeiros passos


Paulo Lisboa

Recommended Posts

Já tinha este aquario preparado há muito tempo. Muito tempo mesmo e hoje deu-me na mona de ir buscá-lo à arrecadação e montá-lo.

 

Ainda não sei para que servirá mas talvez comece por receber os futuros inquilinos do pós-remodelação do meu 180L. O qual tb ainda não conhece o seu futuro LOL

 

A iluminação é 'caseira' pois trata-se de uma lampada economizadora de 4 tubos com 20W dentro de meio cano cortado ao meio. Não fui eu que fiz :D

Tem 41,5 de frente, 27 de altura e 20 de profundidade. As pedras apanhei-as aqui na zona onde moro e o areão já nem me lembro...

Tem substrato fertil por baixo - Akadama.

 

As plantas são somente duas especies de cryptocoryne e tinha pensado meter um pé de Echinodorus Bleheri a 'sair' de dentro do vulcão simulando lava verde mas cheguei à conclusão que essa planta é demasiado alta para este aqua... e como não será fácil podar dentro do 'vulcão' ;)

 

Já no final da montagem descobri que o filtro de mochila que tinha parado há imenso tempo está a fazer um barulhão desalmado pelo que, por agora, o aqua está sem filtro e com um monstruoso termoestato...

A ver se amanhã dou um salto ao Maxmat pois vi lá filtros pequenos bem em conta (15 a 20 euros...)

 

Aqui ficam as primeiras imgs...

Aceitam-se criticas, sugestões, dicas, o que entenderem :D

 

img062.jpg

img065.jpg

img064.jpg

img063.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Vi que o vulcão está suportado por uma estrutura em arame, porque não curvar um pouco mais a mesma e preencher um pouco mais os espaços entre as pedras?

Em volta colocar mais pedras para dar a uma semelhança maior a um monte?

 

Daria igualmente algum desnivel ao areão...

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poque não aumenta a altura para o dobro, assim não se vi o aquecimento e apenas a luz a acender e apagar.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Vi que o vulcão está suportado por uma estrutura em arame, porque não curvar um pouco mais a mesma e preencher um pouco mais os espaços entre as pedras?

Em volta colocar mais pedras para dar a uma semelhança maior a um monte?

 

Daria igualmente algum desnivel ao areão...

 

Boa sorte.

 

Ainda tenho algumas pedras semelhantes àquelas que colei à rede mas são demasiado grandes para preencher os buracos. Tentei fechar o mais possível o 'puzzle' mas não consegui melhor..

Quanto ao monte, não percebi bem a sugestão. Era colocar mais pedras junto da base? Pode explicar melhor a parte de curvar mais a rede pf?

 

Ob! :unsure:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poque não aumenta a altura para o dobro, assim não se vi o aquecimento e apenas a luz a acender e apagar.

 

Aquele termostato é para substituir. É um monstro que está ali dentro! :unsure:

 

A altura do topo do 'vulcão' foi pensada para colocar alguma planta a sair de lá de dentro mas não sei se vou seguir esse caminho ou não.

 

Por agora, estou a pensar em ir ao Leroy Merlin a ver se arranjo algum material plástico resistente ao calor para fazer uma calha DYI para substituir aquela que lá está. Uma só lampada de 20W não consegue iluminar convenientemente os cantos mais atrás...

 

Ob tb pela sua resposta! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda tenho algumas pedras semelhantes àquelas que colei à rede mas são demasiado grandes para preencher os buracos. Tentei fechar o mais possível o 'puzzle' mas não consegui melhor..

Quanto ao monte, não percebi bem a sugestão. Era colocar mais pedras junto da base? Pode explicar melhor a parte de curvar mais a rede pf?

 

Ob! bigsmile

 

 

1 - Pedras mais na base ou até elevar o areão para dar mais uma forma de monte;

2 - Curvar a rede de forma a tornar a forma do vulcão mais "cilindrica";

3 - Porque não umas marteladas nas pedras que sobraram e preencher os espaços?

 

Será uma alteração complicada e deverás pensar se vale a pena...espera talvez por mais opiniões.

 

Boa sorte.

 

EDIT: correcção erros ortográficos.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - Pedras mais na base ou até elevar o areão para dar mais uma forma de monte;

2 - Curvar a rede de forma a tornar a forma do vulcão mais "cilindrica";

3 - Porque não umas marteladas nas pedras que sobraram e preencher os espaços?

 

Será uma alteração complicada e deverás pensar se vale a pena...espera talvez por mais opiniões.

 

Boa sorte.

 

EDIT: correcção erros ortográficos.

 

Eu acho que a perspectiva da foto pode enganar. A superfície do pseudo-vulcão até está bem curva.

Quanto a elevar mais o areão, seria a toda a largura do fundo ou só na zona onde tem a rede com as pedras? De qualquer das formas teria sempre de ser adicionando mais areão pois por baixo tem akadama que eu n keria que se misturasse.

 

Quanto às marteladas... ui... não tenho jeitinho nenhum para trabalhos manuais... bigsmile mas vou pensar nisso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LoL

 

Uns oculos de protecção, umas luvas, capacete e fé em Deus para acertar na pedra...

(estou a brincar)

 

Se calhar é devido à foto que não visionei a forma.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.