Mais um filtro


PDI

Recommended Posts

Meu novo filtro feito com tubo PVC rectangular 70x100mm e ficou entre os 8 a 9 litros para matéria filtrante, na primeira e segunda fotos o material a ser utilizado.

A caixa da sidul e o elemento cilíndrico que se encontra ao lado não foram utilizados.

Foto302.jpgFoto303.jpg

 

Fotos do ensaio das tampas para acesso as matérias filtrantes.

Foto304.jpgFoto305.jpgFoto306.jpg

 

Não gostei da posição das tampas então optei por esta nova forma.

Foto307.jpgFoto308.jpg

 

Colagem das tampas com cola própria e fita cola para manter as peças no lugar enquanto secam.

Foto310.jpgFoto311.jpg

 

Furação da caixa estanque que vai albergar a bomba, pois como é para ser utilizada submersa está foi a melhor forma que achei para a utilizar, alem de que acho mais seguro ter-la dentro da caixa, pois normalmente as ligações muito são frágeis.

Foto312.jpgFoto313.jpg

 

Alguns dos acessórios que utilizei, tive um descuido e parti a bomba, na segunda foto vê-se que está partida.

Foto315.jpgFoto316.jpg

 

A bomba já reparada, foi colado um acessório,e na segunda foto nota-se o oring para vedar.

Foto317.jpgFoto318.jpg

 

A caixa com os acessórios para saída da agua e o bucim na primeira foto e na segunda já com bomba dentro e a tampa apertada com parafusos de inox.

Foto319.jpgFoto320.jpg

 

Os tubos a secar e o ensaio da montagem e união dos tubos.

Foto321.jpgFoto322.jpg

 

Colagem dos tubos, os fios são para que as peças não fujam do sitio enquanto secam.

Foto323.jpgFoto324.jpg

 

A agua vai entrar por cima, pelo tê divide-se pelos dois tubos passando pelas matérias filtrantes e saindo por baixo num tubo lateral que começa no fundo entre os dois tubos grandes e liga a caixa da bomba na ligação da ponta oposta ao bucim e sai pela ligação junto ao bucim e volta para o aquário.

 

Esqueci-me de tirar fotos com a caixa da bomba colada e ligada ao filtro e ao aquário, utilizei este tipo de tubo pois o espaço não é muito, tenho o filtro por traz do móvel e com esta configuração não tenho de ter o móvel muito afastado da parede.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

até gostei do filtro, a única sugestão se for possivel é colocar a bomba dentro do mesmo tubo das matérias filtrantes.

Para ser mais fácil de limpar e haver menos material separado.

Porquê tanto espaço para matérias filtrantes?

pareceu-me estar prático, no geral.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A caixa com a bomba está colada ao filtro, tal como se pode ver na foto a baixo fazendo um único bloco e com ela fora é mais fácil tirar as matérias filtrantes para a limpeza.

O tamanho do filtro está sobredimensionado pois este aquário tem apenas 180lt mas tenciono fazer um maior e assim o filtro já está despachado.

Foto342.jpg

 

Nesta foto mostra o circuito que a água percorre, entrando na seta um indo pela dois e dividindo o fluxo em dois (setas três), entrando no tubo seis para seta quatro que é a entrada da bomba e saindo pela cinco para o aquário.

Foto343.jpg

A válvula e o tê com o numero sete é para ser trocado com a curva com o numero oito para as TPAs

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Nunca tinha visto um filtro destes e parabéns pela originalidade.

 

Para além das fotos com essas etapas seria interessante ver isso em funcionamento e principalmente nas manutenções que me parece que irão ser complicadas se o filtro estiver nas traseiras do aqua, ou é impressão minha?

 

Vá boa sorte e vai actualizando...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Amigo Alfredo, como está o sr. engenhocas? :girlhitboy:

 

Está interessante o teu filtro, é uma boa ideia para quem tem pouco espaço, só há uma coisa (falo sem experiência de causa, mas fica a minha ideia) penso que as junções para a caixa do filtro tem muitas curvas, penso que assim corta um pouco o caudal, fazia assim algo do género:

 

PDY_v1.jpg

ou

PDY_vers_3.jpg

 

Uma pergunta, o filtro fica atrás do móvel ou do aquário?, e como vai sair a água do aquário? pelo mesmo sistema que já tens (tipo coluna seca)? é que na seta "1", a curva está para baixo.

 

Manda fotos dele a funcionar.

 

Grande abraço,

VC

Editado por Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Nunca tinha visto um filtro destes e parabéns pela originalidade.

 

Para além das fotos com essas etapas seria interessante ver isso em funcionamento e principalmente nas manutenções que me parece que irão ser complicadas se o filtro estiver nas traseiras do aqua, ou é impressão minha?

 

Vá boa sorte e vai actualizando...

 

Não é impressão tua, o filtro fica por traz do móvel que sustenta o aquário, mas para a manutenção os tubos tem válvulas e junções que separam dos tubos do aquário e assim poder tira-lo para um sitio que possa ser lavado sem problemas.

 

Olá Amigo Fernando, como está o sr. engenhocas? cabecadura

 

Está interessante o teu filtro, é uma boa ideia para quem tem pouco espaço, só há uma coisa (falo sem experiência de causa, mas fica a minha ideia) penso que as junções para a caixa do filtro tem muitas curvas, penso que assim corta um pouco o caudal, fazia assim algo do género:

 

 

Uma pergunta, o filtro fica atrás do móvel ou do aquário?, e como vai sair a água do aquário? pelo mesmo sistema que já tens (tipo coluna seca)? é que na seta "1", a curva está para baixo.

 

Manda fotos dele a funcionar.

 

Grande abraço,

VC

 

Sobre as curvas na primeira ideia a caixa da bomba não era para ficar nesse local e depois não tinha como tapar o furo já feito, mas os tubos estão sobre-dimensionados o que vai reduzir a perda de carga provocada pelas curvas, embora seja um caso a pensar quando fizer o outro modulo que quero criar para poder aplicar dois termostatos.

 

Na seta "1" a curva está para baixo de propósito e mantenho o mesmo sistema, que é para a mangueira que vem do aquário ligar ao filtro ter folga suficiente para poder puxar para fora e desligar.

 

O filtro montado atrás do móvel(a fita laranja e por estar a secar a cola), com o móvel encostado a parede o filtro sai para o lado da porta.

Foto344.jpg

 

A ligação das mangueiras ao aquário

Foto345.jpg

Edição para colocar fotos.

Editado por PDI

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:roflroll2:

Alfredo, essas tampas são porreiras, e depois da nossa conversa, comecei logo a magicar uma sump fechada e em cada uma das divisões colocar uma tampa dessas...

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D

Alfredo, essas tampas são porreiras, e depois da nossa conversa, comecei logo a magicar uma sump fechada e em cada uma das divisões colocar uma tampa dessas...

Existem placas desse mesmo material e que pode ser colado ou soldado com uma pistola de ar quente, o que o torna muito versátil, mas para quem tem espaço pode usar tubo redondo por fora e fazer uns cestos com tubos mais finos para facilitar a limpeza.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...