Lago das Trutas


Recommended Posts

Ola a todos, sou o Pedro, sou novato aqui no forum e queria mostrar o lago da minha casa, gostava que me dessem opiniões, e ideias para o melhorar.

Vou começar por explicar um pouco como surjio o lago.

 

Bem no terreno da minha casa passa 1 corrente de agua, e essa corrente tornou o solo muito humido, pronto basicamente era 1 lamaçal xD.

Um dia o meu pai enervou se e teve a ideia de fazer 1 lago ali para embelezar a casa, começou sendo 1 rectângulo com cerca de 7m x 13m e 1 de profundidade no meio que ia decrescendo a medida que se aproximava da "costa". Continha "Peixes Dourados", Trutas arco íris, e outro espécie que não me recordo do nome, mas que foram apanhados no rio perto de minha casa. Deixo vos aqui 1 imagem dele. ( vou procurar uma, apenas tenho 1 muito pequena. )

91124639.jpg

 

 

Esteve assim durante muitos anos, até que em 2009 o meu pai mais um vez ficou lixado porque a agua estava a avançar cada vez mais, então fez esta obra.

Dimensão 14,5 m x 15,0 m x 1,45 m , Litragem penso que seja >310 000, corrijam me se tiver errado

Composto por cerca de 150 Trutas Arco iris.

 

O lago

imagem0025.jpg

imagem0024r.jpg

imagem0023.jpg

 

Entradas da agua

imagem0029.jpg

 

Saida da agua

imagem0030w.jpg

Habitantes

imagem0022r.jpg

imagem0026.jpg

imagem0027u.jpg

 

 

Comentem.

Cumprimentos Pedro Ribeiro.

Editado por shokk

Pedro Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol. tens sorte em ter assim agua a mais que nem sabes o que lhe faças. tem ai peixes suficientes para pescar:P

 

em vez das trutas se retirasses isso que sao peixes comuns e penso que bons para comer e colocasses carpas koi de boa raça,tinhas ai um bom espaço ara fazeres negocio com a criaçao. pois tem espaço e em poucos anos tinhas uma carrada.

 

e as carpas sao muito mais vistosas em cores para se ter nesse espaço.

 

 

a agua mantem-se clarinha? e a agua esta constantemente a entrar? e sair como se fosse so de passagem ou a que entra ja n sai?

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema das plantas é o seguinte, o solo é em cimento com gravilha por isso é complicado por plantas. Ja tivemos algumas que ficavam na superfície da agua mas não ficavam muito bem mas ainda estamos a procura de ideias.

 

Ah é verdade e em relação as carpas, o lago tem 3 ou 4 carpas, 2 de 15 cm e outras com mais de 30 penso.

 

Cumprimentos, Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, sim é mesmo uma sorte embelezou muito a casa, até da para dar uns mergulhos :pompomgirl:

 

Sim a agua esta constantemente a correr e esta mesmo clara. Tem 3 entradas de agua, as 2 do mesmo costumava ser apenas 1 mas como tinha muito pressão dividimos em 2 mas continua com muita pressão na mesma. A outra entrada de agua é da mesma nascente, mas nesta a pressão é menor corre menos agua por causa da inclinação.

 

A agua entra e... sai lol, bem é assim a saída da agua é no canto inferior esquerdo do lago e as entradas sao na superior, eu penso que a agua vai circulando, pois não tem verdura.

 

Em breve ponho aqui um vídeo de como elas reagem na hora da paparoca.

 

A escolha das trutas foi pelo seguinte motivo... truta com presunto... ai jasus xD.

 

As trutas foram transferidas de 1 viveiro em Vila real.

Pedro Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu perguntei se a agua saia e entrava de passagem porque sendo agua de nascente vem um bocado fria o ano todo nao?

 

e para fazerem criação acho que convém haver uma temperatura mínima para os ovos eclodirem... e se a gua for como a minha do furo ....fria ...

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas no verão e primavera a agua entra com uma temperatura mais elevada sente-se bem a diferença.

 

E sim acho que é possível fazer criação com a temperatura a que a agua vem, como já tinha dito anteriormente este é o lago agora, porque ele foi alterado e já há anos a traz tinha trutas e outros peixes e tivemos muitas gerações a partir dos iniciais.

 

Deixo aqui a imagem de como era o lago antigamente, foi a única que encontrei até ao momento. Também não estou a conseguir encontrar as foto que tirei durante a reconstrução do lago.

91124639.jpg

 

 

PS: O lago inicial era composto por carpas Koi de varias cores e tamanhos, na construção do novo lago foi feito 1 desvio da agua para outro lago que foi aberto para os peixes terem 1 sitio para ficar enquanto as obras decorriam. Quando o lago estava pronto demorou cerca de 12h a ficar totalmente cheio, começamos a trocar os peixes de agua, eram mais de 360 peixes. 3 semanas depois tivemos que baixar o nível da agua para fazer 1 limpeza, porque não estava a circular bem a agua. Resolvemos o problema da filtragem mas ao mesmo tempo surgiu outro... um dia começaram a morrer peixes, no 1º dia morreram 10 carpas , 2º dia 40 3ª e 4ª todas excepto as 4 sobreviventes. Tinham os olhos brancos, nunca percebemos muito bem o que aconteceu.

Editado por shokk

Pedro Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem!

Isso realmente é um sonho, é assim que gostava de ter um "terreninho".

Somos quase vizinhos. ;)

Se isso fosse meu:

-criava sucalcos para por plantas dentro da água;

-aumentava à ilha para por um deck e um telheiro, para almoçar lá no verão e uma rede para dormir; ;)

-punha uma ponte (claro);

-colocava apenas KOIs;

-dividia o lago interiormente de forma discreta, para divisão de raças/criação;

-punha uma cascata (não sei se o teu caudal premite elevações)

-se o caudal é muito forte e a água muito fria, desviava grande parte desse caudal (não sei se dá), para conseguir uma água mais estagnada e temperaturas mais altas (algumas algas nos lagos também é bonito, faz parte do ecossistema);

-alargava o perímetro da vedação e trocava por vedações de madeira;

-alternava as vedações de madeira com outros obstáculos, como pedras grandes, toros de madeira e vegetação, de forma a não ser tão evidente e linear a cerca (claro que dependendo de quem (crianças) ou a quê, que se quer vedar o acesso ao lago);

-"envolvia" o lago com vegetação rasteira e mediana, com uns áceres e outras;

E pronto acho que é tudo que fazia. :smile2:

Tens o Aki agora também em Guimarães, que tem coisas porreiras em madeira e a loja de animais no São Francisco, com muitas Kois.

Em Fafe o Fafe-zoo, lá de vez em quando tem Kois muito jeitosas.

Espero ter ajudado, não tenho lago nenhum, porque não tenho condições para ter um bom lago e para ter amostras ou fazer as coisas que alguns as vezes fazem (aqui no forum também aparecem muitos), prefiro deixar o sonho adormecido, por mais uns anos.

Desculpa lá sonhar com o teu lago ou ter dado muitas ideias, mas é a forma como vou mantendo o vicio vivo.

Abraço.

:smile2:

AUDACES FORTUNA JUVAT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim tens ai um terreno/lago com potencial. mas é a tal historia que para carpas não sei não.. devido a entrada de agua com pressão a baixas temperaturas,especialmente de inverno. as de por la um termómetro e ver se na primavera verão passa dos 20ºc. se não passar e difícil eclodir ovos de carpas. depende da profundidade que a agua vem antes de chegar ao lago.

 

isso de terem morrido foi pena, foi em que altura do ano? pode ter sido uma mudança brusca de temperatura ou ph penso eu

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi em agosto que começaram a morrer, foi estranho nunca tinha morrido nenhum peixe assim naquele lago.

 

Tens 1 projecto bem grande pxcastro xD, espero que um dia conseguias ter o teu próprio lago tal como queres.

 

A ilha la no meio era para ter uma oliveira, mas ainda estamos a espera que alguém nos ofereça uma vistosa para fazer mais sombra para os peixes.

Quanto a vedação em madeira isso um dia mais tarde vai ser mudado, apenas foi escolhida esta porque tínhamos o material em casa de lado.

 

E sim naquele centro um sitio para estar na conversa, descansar ... era muito fixe, talvez um dia se altere.

Pedro Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais