Recife de 500 litros - passo a passo


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Como muitos poderão saber estou neste momento a preparar o arranque de um novo projecto. Depois de muitas voltas finalmente está em construção.

 

Ainda não há nada de real para ver para gostaria de começar pelo principio e partilhar convosco algumas fotos dos projectos.

 

 

Pic_3010_1.jpg

 

O projecto completo já com as medidas finais.

 

Pic_3010_2.jpg

 

A localização de todo o sistema

 

Pic_3010_3.jpg

 

A estrutura de inox com os 3 aquários que fazem parte do sistema (esta será concerteza a primeira visão real do projecto - penso que dentro de 2 semanas será possível colocar uma foto real.

 

Pic_3010_4.jpg

 

Depois das obras e com as placas de pladur no sítio apenas o aquério principal estará à vista.

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 552
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá Diogo,

 

Tem bom aspecto. Estou desejoso de ver a obra a começar. Cuidado com o pladur. Escolhe pladur que seja MUITO resistente a humidades. Pelo que dá a entender, o pladur vai até ao tecto, o que implica uma grande concentração no interior de humidade, calor e CO2. É bom que planeies a inclusão de uns ventiladores embutidos no pladur para renovar o ar no interior.

Abraço e boa sorte,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Éh lá.... Isso está com óptimo aspecto.

 

Quando montei o meu também pensei em fazer uma coisa parecida, sendo que se viria apenas o vidro da frente porque teria pladur também do lado direito.

 

Mas tive algum receio. Talvês mude de ideias dpeois de ver o teu :idea:

 

 

Tenho a mesma questão que o João, em relação as humidades e CO2... :oops:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Obrigado pelos Vossos comentários. Como devem acalcular também estou um pouco ansioso por ter o "bicho" montado!

 

Cuidado com o pladur. Escolhe pladur que seja MUITO resistente a humidades. Pelo que dá a entender, o pladur vai até ao tecto, o que implica uma grande concentração no interior de humidade, calor e CO2. É bom que planeies a inclusão de uns ventiladores embutidos no pladur para renovar o ar no interior.

 

O Pladur que vou usar vai ser o Marítimo que se usa nas casas de banho. Ao contrário do que parece não vai ser fechado por cima - o pé direito da minha casa é quase de 300 cm.

 

Tenho ar condicionado na sala e vou colocar um desumidificador a funcionar - não deixo de ter em conta a Vossa sugestão de colocar uns extractores...

 

Aproveito este post para Vos deixar mais uma imagem onde podem ver a circulação principal - podem verificar que a entrada de água no sistema está a verde e a saída a vermelho.

 

Pic_3010_5.jpg

 

Como podem ver, pretendo colocar dois SCWD dentro da coluna seca e saída da água vai ser feita do lado contrário da mesma. No interior do aquário serão colocadas diversas bombas de circulação Tunze ligadas a um Multicontrolador. Estas farão contra corrente com o retorno.

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim sim, já consigo perceber melhor o que me explicavas no outro dia!

 

A possibilidade de teres um refúgio acima do aquário é excelente!

 

Depois se puderes colocar fotos do sistema que irás utilizar para reposição de água.

 

Resta-me desejar-te boa sorte!

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo,

 

Parece-me um bom projecto. Esses desenhos 3D estão o máximo!

Vais utilizar pladur para fazer todo o revestimento do aquário (portas inclusivé)? É uma ideia original.

 

Se me permites alguns conselhos práticos, quanto à circulação colocava o escumador à esquerda e as bombas de retorno à direita. Poupava-te em canalização, barulho e a cabine ficava mais espaçosa. Todos os joelhos a 90º de PVC que colocares após as saídas das bombas vão-te retirar caudal às mesmas, recomendo a utilização de curvas a 90º ou então 2 joelhos a 45º. No entanto nos meus aquários costumo utilizar mangueiras com aquele acessório de entrada da Eheim. Isto porque já verifiquei no interior dos tubos a acumulação de algas e sujidade que com o tempo reduz o caudal da bomba. As mangueiras substituem-se facilmente. Qual o diâmetro dos furos de entrada e saída? Tenho visto aquários com furos de entrada de diâmetro inferior ao diâmetro da saída da bomba, esta fica estrangulada e com o tempo a turbina fica estragada. No meu aq. utilizei como furo de saída 50mm que me permite um caudal aproximado de 5000l/h sem fazer muito barulho. Coloquei na coluna seca um durso que funciona muito bem reduzindo eficamente o barulho da água na mesma. Não vi no desenho reactor de Ca ou kalk, não estás a pensar utilizar?

 

Estou com o Marco, não consegues aumentar a profundidade para 60cm?

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola',

 

Essa estrutura de inox irá conseguir aguentar sem levar mais 2 pés a meio ?

O sistema está porreiro, e esse refugio acima do aquário principal irá dar uma grande ajuda para não te morrer a bicharada que se irá desenvolver lá dentro como acontece quando se coloca o refugio por baixo do aquário principal.

Não conseguirias pôr o repositor junto ao escumador ( para haver precipitação de fosfatos ) ? Já agora qual é a altura do teu escumador ? Irás ter um dreno ligado ao escumador ou irás ter sempre de o retirar sempre que queiras lavar o copo ?

Boa sorte para essa montagem.

 

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos e mais uma vez obrigado pelas sugestões. Vou tentar responder a todos.

 

Vais fazer o aqua principal só com 50 cm de largura ? Não podes fazer um pouco mais...

 

Não posso fazer mais profundo porque infelizmente o meu andar não tem placa e o peso ficaria demasiado.

 

Vais utilizar pladur para fazer todo o revestimento do aquário (portas inclusivé)? É uma ideia original.
Pelo menos é esse o meu objectivo!

 

Se me permites alguns conselhos práticos, quanto à circulação colocava o escumador à esquerda e as bombas de retorno à direita. Poupava-te em canalização, barulho e a cabine ficava mais espaçosa

 

O que apresento é apenas um desenho exemplificativo e a posição relativa de cada componente não é de todo definitiva - obrigado pela sugestão.

 

Qual o diâmetro dos furos de entrada e saída?
Os dois furos de saída serão de 50 mm e os de entrada de 35 mm.

 

Não vi no desenho reactor de Ca ou kalk, não estás a pensar utilizar?

 

Para já não - a reposição será feita com um um sistema de reposição automática com kalk e ainda estou a pensar se vou colocar reactor de cálcio...

 

Porque é que não colocas o refugio no compartimento central da sump? Tem a ver com as correntes, para não ser tão forte?
O refúgio está acima do aquário por uma razão principal - com este sistema a vida originada no refúgio cai para o aquário sem ter que passar por nenhuma bomba e permite-me aumentar o caudal do retorno sem ter preocupações de caudal a mais na sump.

 

Não conseguirias pôr o repositor junto ao escumador ( para haver precipitação de fosfatos ) ? Já agora qual é a altura do teu escumador ? Irás ter um dreno ligado ao escumador ou irás ter sempre de o retirar sempre que queiras lavar o copo ?

 

Como disse acima a posição realtiva de cada um dos componentes do sistema ainda não está definitiva - muito provavlemente irei colocar o repositor perto do escumador ou da bomba que o alimenta. O escumador que tenho é um Aquamedic Shorty II que tem salvo o erro 75 cm de altura - não tem dreno mas o copo leva mais de 4 litros e como é natural sai da estrutura principal para a limpeza.

 

Essa estrutura de inox irá conseguir aguentar sem levar mais 2 pés a meio ?

 

A estrutura está a ser construída e provavelmente sim, vai levar mais uns pés...

 

Abraços,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo,

 

O António referiu um ponto importante, uma das saídas de água da coluna seca poderia alimentar o escumador directamente. Assim poupavas uma bomba (menos aquecimento e gasto de electricidade). Quando possível julgo que esta é a melhor opção para inserir o escumador no circuito, toda a gordura superficial e matéria orgânica dissolvida é assim imediatamente degradada.

 

Outra sugestão que não referi na mensagem anterior é a colocação de torneiras (válvulas esféricas) em ambas os esgotos da coluna seca. Estas torneiras permitem uma manutenção mais fácil da sump. No dia a dia as torneiras devem encontrar-se abertas no máximo.

 

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

O António referiu um ponto importante, uma das saídas de água da coluna seca poderia alimentar o escumador directamente. Assim poupavas uma bomba (menos aquecimento e gasto de electricidade). Quando possível julgo que esta é a melhor opção para inserir o escumador no circuito, toda a gordura superficial e matéria orgânica dissolvida é assim imediatamente degradada.

 

É sem dúvida uma excelente sugestão, mas o Shorty II funciona com uma bomba de 2400 litros/hora o que é capaz de ser díficil de equilibrar - vou tentar...

 

Outra sugestão que não referi na mensagem anterior é a colocação de torneiras (válvulas esféricas) em ambas os esgotos da coluna seca. Estas torneiras permitem uma manutenção mais fácil da sump. No dia a dia as torneiras devem encontrar-se abertas no máximo.

 

Excelente ideia! Obrigado.

 

Abraços,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo, outra coisa para pensares, se é que não pensaste já: a saída do refúgio para o aquário principal pode gerar ali algumas bolhas incomodativas à superfície do aquário. Já pensaste num modo de resolver isto?

Abraços

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou outra vez com o João :wink:

 

Pode fazer o efeito de um surge, se bem que sem pressão, apenas gravidade, mas tudo depende da bomba que alimenta o refugio. Se for muito graquinha, e o furo de saida do refugio for grande, não deve haver grande problema...

 

O conselho que te dou é que coloques um "T", com uma torneira na ponta em qualquer tudo. Isto para as trocas de água é genial. Eu tenho esse sistema e já o tina no nano é basta ligar uma mangueira à torneira, abrir a torneira e já está ;)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A melhor maneira de fazeres uma coluna seca completamente silenciosa é aproveitares os dois furos da coluna mas servindo apenas um para escoamento.

Colocas um tubo alto de PVC em cada um dos furos. Um deles deverá ficar a uns 5 ou 6cm do topo da coluna seca e o outro ainda mais acima, a uns dois ou menos. Vais ter assim dois tubos na coluna "seca" (que neste caso estará quase cheia de água) um mais comprido que outro.

Na descarga do tubo mais curto colocas uma torneira de esfera (válvula de globo de PVC) e regulas a torneira de tal maneira que o nível da água na coluna seca fique uns dois centímetros acima do tubo mais curto mas não chegando ao tubo mais comprido que ficará assim livre e seco.

Deste modo não entra ar nenhum no tubo por onde a água está a escoar para a sump e a queda de água na coluna seca é muito pequena logo silenciosa.

A inclusão do segundo tubo vazio, serve apenas como segurança adicional pois tubo por onde a água está a passar pode entupir devido à existencia da torneira de esfera e nesse caso a água na coluna seca subiria uns centímetros mas escoaría pelo tubo vazio mas nesta situação com bastante barulho.

 

Esta solução poderá não ser compatível com o caudal das bombas que queres usar que de qualquer maneira, na minha opinião, é claramente excessivo no caso de usares as bombas que me tinhas falado.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Desde já dou os meus parabéns pela iniciativa, e vou acompanhar a evolução do "bicho"!

Vi num site um aquário parecido com o que queres fazer, móvel incluído, e sempre o achei dos mais originais que vi até hoje, com uma estética invejável!! :oops:

 

avelino06.jpg

 

e o link para o resto do aquário..

http://www.oaquario.com.br/vips/salgada/avelino.html

 

Este aquário tem (ou pelo menos parece) umas aberturas para ventilar o ar, o que acho que será indispensável, e neste caso dita a estética da composição.

 

Espero ter ajudado em alguma coisa! :D

 

Cumprimentos a todos!! :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Mais uma vez obrigado pelas Vossas sugestões - continuem a dar dicas pois estou ainda a tempo de fazer as alterações.

 

a saída do refúgio para o aquário principal pode gerar ali algumas bolhas incomodativas à superfície do aquário. Já pensaste num modo de resolver isto?

Abraços

 

João - já tinha pensado nisso, mas penso que com a circulação que vou ter não vai haver bolhas. Tal como o Hugo diz, uma vez que a água vai cair por gravidade e a bomba que vai alimentar o refúgio não será superior a 500 litros/hora.

 

O conselho que te dou é que coloques um "T", com uma torneira na ponta em qualquer tudo. Isto para as trocas de água é genial. Eu tenho esse sistema e já o tina no nano é basta ligar uma mangueira à torneira, abrir a torneira e já está
Mais uma excelente dica... sem dúvida muito funcional. :D

 

A melhor maneira de fazeres uma coluna seca completamente silenciosa é aproveitares os dois furos da coluna mas servindo apenas um para escoamento.

 

Essa é uma das hipóteses! A outra é colocar Rocha dentro da coluna seca, tal como tinha no outro aquário e aproveitar esta zona para uma filtração biológica extra... Vamos ver qual o nível sonoro (de qualquer forma é algo que consuigo fazer à posteriori.

 

Vi num site um aquário parecido com o que queres fazer, móvel incluído, e sempre o achei dos mais originais que vi até hoje, com uma estética invejável!!

 

Muito sinceramente, espero que o meu fique com uma apresentação melhor! Esses buracos, na minha opinião estragam tudo!

 

Abraços,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não posso fazer mais profundo porque infelizmente o meu andar não tem placa e o peso ficaria demasiado.

 

Não deixes de fazer bem os cálculos (ou de pedir que tos façam) porque um bicho desses numa casa sem placa é obra. Eu preferiria não ser o teu vizinho de baixo... :D

 

De qualquer modo ficará invejável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo, deixas-te aquele esquema do retorno da sump ser feito, na extremidade, com um tubo perfurado por trás da rocha viva? Quando tinhas este esquema, no teu antigo aquário, tinhas uma válvula anti retorno nesse tubo, para evitar que te despejasse o aquário em caso de falta de energia?

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não abandonei esse esquema, mas não era feito com o retorno, mas sim com uma bomba colocada dentro do aqua, precisamente para evitar essa situação.

 

O tubo perfurado do retorno estava quase na superfície da água, pelo que não tinha esse problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah bom, ah bom!!!! :)

 

 

Assim já e qualquer coisa. A estrutura parece-me em inxo, certo? que inox é? Do que enferruja ou do que não enferruja?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

A estrutura parece-me em inxo, certo? que inox é? Do que enferruja ou do que não enferruja?

 

De facto é em inox e é o 316 - portanto resistente à água salgada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais