Valisnerias e areia fina


Quo

Recommended Posts

Será possivel manter valisnerias, planta nada exigente e que tenho visto que prospera em qualquer tipo de aquário, mas agora num aquario com areia fina branca, aquela dos aquários de ciclideos africanos, em vez de areão?

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consegues, com boa luminação. Eu falo por expericencia, tinha valisnerias em areia a de silica inerte mas com uma boa iluminação e elas properavam. Devido a um problema troquei a calha por um candeeiro fraquito e elas começaram a desaparecer...

 

Claro que um suplemento nutricio no substrato ajuda sempre.

 

Boa sorte

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

o meu aqua com ilum. de origem t8 e silica branca mantem as plantas lindas e sempre a crescer so tinha 1 pe de Valisneria mas essa ja teve 2 rebentos e os rebentos por sua vez ja tem rebentos tambem ^^

 

mas ainda nao cortei o cordao umbilical :bs_quesexclaim:

Game Over

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostei bastante da areia de silica, e estou a tentar usar criptocorynes também. Alguem mantem criptos em areia de silica há algum tempo e sabe se funciona, usando fertilização liquida. é que nao quero camadas de areao, pois os meus peixes vao misturá-las e a mistura irrita-me, alem de ter peixes que preferem areia fina (banjo e boca-de-fogo). Vou arriscar, um vendedor disse-me que era possivel.

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Crytocorynes

http://www.aquascapingworld.com/magazine/M...es-Emersed.html

Silica Sand is an inert substrate that adds nothing to the plant, and that only serves a base for the soil. It does not retains a lot of water with only a small portion retained in the composition by capillary action. This type is seldom used as a single substrate (except if we are to cultivate a hydroponic) and is usually found as part of a mixture with other elements. Its pH tends to be neutral or slightly acidic, and there is a remarkable presence of nutrients.

 

fiquei confuso =|

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Óbvio.

 

O que acontece à areia num aquário? Compacta! Se compacta o que acontece? Não há disponibilidade de oxigénio, criando uma camada anaeróbia! O que acontece às raízes num sistema anaeróbio? Morrem por falta de oxigénio!

 

Caso haja algumas raízes que fiquem à superfície pode ser que não morra.

 

Por favor, não inventem e muito menos não transmitam maus conhecimentos às pessoas. Procurem perceber a diferença entre um areão de granulometria média e areia, e porque se usa algo com um diâmetro acima de +/- 5mm!!! Oxigenação, fixação de bactérias aeróbias e raízes!!

 

Cumprimentos,

Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sei bem dessa historia toda do areao, mas... nao gosto do areao normal do rio. esta areia é comerciavel, nao é areia de praia.

 

experimentei e gostei do resultado final. vamos ver como reagem as criptos, se reagirem mal coloco um vaso, como fiz com uma planta que nao se adapta à areia, usei para isso um pequeno tupperware raso. Que no entanto levou areia por cima do substrato fertil.

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá eu uso areia do rio fina e uma iluminação a meu ver fraca ( aquastar da silvania) e as minhas valisnerias gigantes crescem imenso , ja nem cabem no aqua. e no meu lago tb crescem bem sem qualquer tipo de problemas . como customo dizer " deixa a Natureza actuar de novo natural" e tudo fica perfeito.

:thumbdown2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poucos casos de sucesso não criam uma regra generalista. Atenção a esse tipo de conselhos.

 

Areia da praia/Areia "comercial" só diferem na química dentro de água. MAS que compactam as duas, é verdade!

 

Se queres experimentar, experimenta! A aquariofilia também é um hobby que deve fazer as pessoas experimentar por si mesmas :D

 

O meu aviso foi dado especialmente com o intuito de não ver aqui: "Resulta e é verdade", mas sim: "Não resulta, mas há excepções", este é um dos meus deveres enquanto moderador desta área, de avisar as pessoas que nem tudo o que se vê na Internet é verdade e que há que saber filtrar informação.

 

Cumprimentos,

Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu mantive algum tempo um 120x60x60, com areia de silica.

 

Todas as minhas Valisnérias, mantinham-se significativamente saudáveis, mas não cresciam...

 

Julguei que fosse a falta de oxigenação da areia tal como o Fernando afirmou, então... 30 Corydoras lá para dentro.

 

Conclusão, cheguei a tirar Valisnérias com quase 3 metros de altura, eu em cima de um banco, e elas iam ao teto e voltavam para baixo, uma coisa louca.

 

As Corydoras como andam sempre a remexer a areia, penso ser uma solução agradável.

 

Estou certo Fernando ?

Editado por Ricardo A. Silva

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fernando

 

Sei que és dos maiores experts em plantas a nivel nacional mas vou ter de discordar contigo. Não por saber mais ou simples arrogancia mas porque nao acho que o meu caso seja especial e porque antes de mudar a iluminação nunca tive problemas com as plantas (Valisnerias e pequenas echinodorus! blyxas e rotalas por exemplo nao se aguentaram)

 

O que acontece à areia num aquário? Compacta! Se compacta o que acontece? Não há disponibilidade de oxigénio, criando uma camada anaeróbia! O que acontece às raízes num sistema anaeróbio? Morrem por falta de oxigénio!

 

Por favor, não inventem e muito menos não transmitam maus conhecimentos às pessoas. Procurem perceber a diferença entre um areão de granulometria média e areia, e porque se usa algo com um diâmetro acima de +/- 5mm!!! Oxigenação, fixação de bactérias aeróbias e raízes!!

Como disse tenho de discordar contigo porque nao podes dizer que estou a inventar ou a transmitir maus conhecimentos umas vez que estas plantas prosperaram e tal é um facto. Dizer que elas morrem, quando nao morrem, isso sim é transmitir mais conhecimentos ou ideias erradas.

 

Podes ver na minha assinatura "Montagem de um aquário para Apistogrammas" ou se quiseres envio te fotos pessoalmente.

 

Poucos casos de sucesso não criam uma regra generalista. Atenção a esse tipo de conselhos.

 

O meu aviso foi dado especialmente com o intuito de não ver aqui: "Resulta e é verdade", mas sim: "Não resulta, mas há excepções", este é um dos meus deveres enquanto moderador desta área, de avisar as pessoas que nem tudo o que se vê na Internet é verdade e que há que saber filtrar informação.

Exactamente como disseste, "poucos casos de sucesso nao criam um regra generalista", alguns casos de insucesso também não criam uma regra generalista.

 

Como disse anteriormente, nao acredito que o meu caso seja assim tão especial portanto nao o considero uma excepção.

 

Também como disseste, não há nada como experimentar neste hobby e como tal convido te a experimentar.

 

Volto a frizar que apenas o consegui com algumas plantas, valisnerias e echinodorus rasteiras. No meu caso apenas utilizei iluminação de 1W/L, boa filtração e JBL 7 Boulettes e JBL Ferrotabs.

 

Boa sorte

EDIT: "No meu caso..."

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João.

 

Longe disso, estou muito longe de ser expert de plantas.

 

A minha opinião baseia-se simplesmente em conhecimento de causa sobre os efeitos das plantas e a falta de oxigénio na raízes. É um dado adquirido.

 

Gostava então que colocasses umas fotos pormenorizadas do estado das tuas plantas e da zona das raízes, tanto para contribuir para a discussão como também para poder ver um pequeno pormenor. É que pelas fotos que apresentas no tópico, as Echinodorus e Vallisnerias que tens, têm raízes por cima da areia! ora... logo por isso é que elas não morrem e as tuas blyxas e rotallas morreram! Compactação do substrato!

 

Flora: Vesicularia dubyana; Vesicularia montagnei; Fissidens spp.; Microsorum pteropus; Microsorum pteropus "Windelov", Anubia barteri; Blyxa japonica; Echinodorus tenellus; Glossostigma elatinoides; Vallisneria nana; Echinodorus bleheri; Rotala wallichi; Nymphaea lotus 'green'

 

De todas as plantas aqui apresentadas apenas as que na minha opinião não sobreviveriam seriam: Blyxa japonica; Glossostigma elatinoides; Echinodorus bleheri; Rotala wallichi;

 

Um aparte: a Echinodorus bleheri pode sobreviver, uma vez que é uma planta muito, mas mesmo muito resistente. Mas são excepções raras.

 

Todas as outras não precisam de estar completamente enterradas uma vez que a sua propagação e crescimento de raízes estão maioritariamente à superfície (ou a parte enterrada é mínima).

 

Agora: das plantas que anunciei, qual delas é que ainda mantens no teu aquário? Provavelmente apenas a bleheri! E adivinha porquê?

 

Experimenta colocar espécies de Echinodorus diferentes e verás o que acontece.

 

Relativamente às Vallisnerias nunca disse que não davam em aquário com areia...

 

Quanto às cryptocorynes... duvido que haja alguma espécie que VIVA (sinais de crescimento e propagação)! Algumas podes Sobreviver (manter o seu estado, pouco ou nada de crescimento e/ou propagação).

 

Também como disseste, não há nada como experimentar neste hobby e como tal convido te a experimentar.

A minha experiência profissional na área permitiu-me trabalhar com todos os biótopos (apenas tive pena de não conseguir explorar mais o Asiático, Ph de 6,0/6,5 e KH de 8/9 é complicado de se ter em aquário...) e neste momento aliar a minha experiência com o conhecimento que obtive em algumas cadeiras e informações de colegas do fórum. Se não sei, não sei e não tenho medo/receio de o dizer.

 

Creio que não me esqueço de nada,

Cumprimentos,

Fernando Freire

 

PS: Ricardo, essa ideia das corydoras é muito interessante :discuss_gathering:

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mais uma vez

 

Fernando, as únicas fotos que tenho são as seguintes:

 

Podes ver nas 4 primeiras a evolução das plantas:

dsc00206rs.jpg dsc00714j.jpg

dsc00559g.jpg dsc00743vi.jpg

 

E depois as plantas em si:

dsc00656n.jpg

dsc00723cz.jpg

dsc00735.jpg

Fotos só das raízes não tenho, porque nunca pensei em fotografa las mas posso te garantir uma coisa, como tenho cerca de 5 cm de substrato, é possível ver raízes que atravessam toda a altura do substrato (echinodorus quadricostatus e valisnerias) junto ao vidro. Assim que conseguir posto fotos.

 

Quanto às plantas que dizes que não sobreviveram, tinhas razão exceptuando a Echinodorus bleheri, como podes ver nas fotos, mas que tu próprio disseste que podia sobreviver e que até hoje tem estado bem.

 

Hoje ainda tenho as echinodorus bleheri, echinodorus quadricustatus, as valisnérias e lotus. As echinodorus quadricostatus tem estado tão bem que há uns tempos vendi uma grande quantidade destas porque se propagavam exageradamente.

 

Depois é verdade que tu não falaste nas valisnerias mas falaste em plantas em geral em areia, falando na compactação da areia (verdade), formação de uma camada anaeróbia (teoricamente tambem é verdade) e falaste ainda em morte (que já nao acho que seja verdade).

 

Estavas a falar num conceito geral e que acontece sempre que se usa areia e depois disseste que as plantas (quem le pensa - todas) morriam. Algumas, provavelmente até a maior parte, morre, mas as que indiquei no meu primeiro post deste tópico e as echinodorus que disse anteriormente têm se mantido, a quadricostatus tem mesmo prosperado quando com uma boa iluminação e provavelemente alguns aditivos nutricios.

 

Relativamente às Vallisnerias nunca disse que não davam em aquário com areia...
É verdade que nunca falaste em valisnerias em particular porque falaste em plantas no geral, mas entao fiquei sem perceber sobre o quê e o porquê de teres dito "não inventem e muito menos não transmitam maus conhecimentos às pessoas" e "nem tudo o que se vê na Internet é verdade e que há que saber filtrar informação", que foi o que realmente me fez voltar a escrever no tópico.

 

PS- Eu tambem tenho corydoras sterbai neste aquário e como elas so remexem no maximo 0,5cm de profundidade no areão, a única coisa que acho que façam de benéfico as plantas é misturar os dejectos dos red cherries que talvez sirvam de adubo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Antes de mais obrigado pelas fotos. Tornam-se não só esclarecedoras para mim, como também para o enriquecimento do tópico.

 

Gostava que me mostrasses onde disse que:

Depois é verdade que tu não falaste nas valisnerias mas falaste em plantas em geral em areia, falando na compactação da areia

 

Quando nunca referi tal coisa. E mais, verás também que a minha 1ª intervenção neste tópico foi quando se falou de Cryptocorynes

 

Bem sabemos que o Género Vallisneria é conhecido pela sua resistência aos substratos e químicas de água mais inóspitas da aquariofilia (Aquários de ciclídeos Africanos), por isso nunca falei directamente deste género, uma vez que a conversa (supostamente para mim) tinha mudado para as Cryptocorynes, no post n.º7 pelo membro Quo:

 

Crytocorynes

http://www.aquascapingworld.com/magazine/M...es-Emersed.html

Silica Sand is an inert substrate that adds nothing to the plant, and that only serves a base for the soil. It does not retains a lot of water with only a small portion retained in the composition by capillary action. This type is seldom used as a single substrate (except if we are to cultivate a hydroponic) and is usually found as part of a mixture with other elements. Its pH tends to be neutral or slightly acidic, and there is a remarkable presence of nutrients.

 

fiquei confuso =|

 

Verás que o post n.º 11 (a minha 2ª intervenção) é de encontro, novamente, às Cryptocorynes, e que:

 

O meu aviso foi dado especialmente com o intuito de não ver aqui: "Resulta e é verdade", mas sim: "Não resulta, mas há excepções", este é um dos meus deveres enquanto moderador desta área, de avisar as pessoas que nem tudo o que se vê na Internet é verdade e que há que saber filtrar informação.

Todo este texto (aqui como quote) serve para avisar as pessoas que para além de terem a certeza do que dizem, serem precisas no tipo de informação estão a querer passar para quem quer aprender. O membro em causa até estava a ler um texto sobre cultura hidropónica e do porquê da areia não servir como meio de cultura para esta espécie (Cryptocoryne) Trata-se de um conselho, acima de tudo, didáctico

 

De facto as tuas plantas aparentam estarem saudáveis, no caso da quadricostatus, a sua saúde está no seu método de propagação lateral, maior exigência de CO2 (que as restantes), menos dependente de nutrição pelas raízes (ao toque nota-se claramente que é uma planta mais frágil que a restante família) e por habitar zonas mais costeiras de rios. Tornando-a mais tolerante a substratos arenosos que as restantes Echinodorus (excluíndo uma ou outra espécie, claro).

Do teu aquário a única planta que estranho ainda estar viva é a Nymphaea, à quanto tempo está no aquário?

 

Parece-me possível falar de morte, uma vez que disses-te:

blyxas e rotalas por exemplo nao se aguentaram)

 

Se pensarmos no "universo" de plantas que usamos em aquário, verás que a minha afirmação está mesmo muito perto da realidade.

 

Assim, acho que lês-te mal os meus posts e não reparas-te a que eu estava a responder às Cryptocorynes... Nunca referi que nenhuma planta dava em substrato arenoso, nem nunca disse que as vallisnerias não davam em substrato arenoso.

 

Para acabar este post que já vai longo, creio que o meu único erro neste tópico todo foi não dizer no post nº.8 que estava a falar de (quase) todas as plantas à excepção das vallisnerias e mais uma ou outra espécie! E mesmo assim foi porque a conversa (e tema) tinha mudado para Cryptocorynes.

 

Cumprimentos,

Fernando Freire

Editado por Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fernado, desculpa so responder agora mas quando escrevi a resposta fiquei sem net e apagou se... E so agora tive paciencia para a voltar a escrever:

 

Entao perfeito! Eu quando li os teus posts pensei que tivesses a falar das respostas todas a cima, incluindo a minha e como tal, tive de discordar.

 

A minha lotus está no aquario desda montagem e tem se aguentado mesmo com a luz mais fraca, não está tão viçosa como antes mas costuma lançar folhinhas novas.

 

Mas pronto percebi que foi um mal entendido e para nao deixar que este topico tenha mais spam ou offtopic que informação util, vamos lá ver se chegámos a um consenso...

Plantas, que pelo menos com boa iluminação e fertilizantes, se dão em areia: Valisnerias, algumas echinodorus (como a bleheri e quadricostatus), lotus, ... Concordas? Acrescentas ou retiras alguma?

 

Mais uma vez, peço te desculpa pela minha demora na resposta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

julgo que a conversa é interessante. estive a pesquisar mais sobre as cripto, e por isso fiz uma remodelação, retirei as cripto da areia e pus-las num recipiente com substrato fertil, cobertas com uma fina camada de areia. visto que afinal todas as cripto necessitam de substrato rico.

 

não sabia que as echinodorus bleheri se dão em areia...

 

há uma variedade de valisnerias mais exigentes, que são as vallisneria torta ou vallisneria tortissima (vulgo Valisnéria Saca-Rolhas), nas minhas pesquisas apenas percebi ser exigencia relativa à luz (precisa de 50 a 75 watts por 100 litros), ou será que em substrato tb é exigente, essa mantive ainda em areia, tal como as valisnerias spiralis e gigantea.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

ja mantive valisnerias , spiralis e a gigante em simples areia de praia bem tratada e com filtro de fundo , reproduziam se como nunca mais as consegui reproduzir

de notar que somente areia no fundo nada mais , nem fertilizantes liquidos ...e mantinham se sempre a dar novos rebentos , crescimento rapido e verdes como se pede que sejam ........foi a minha primeira experiencia com plantas ...mas ai prova superada :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

Sei que o tópico já é antigo, mas pode ser que me esclareçam. A Eleocharis parvulaparvula consegue formar o tapete num substracto apenas de uma mistura de areia de sílica e outra preta mas um pouco mais grossa, e com fertilizantes líquidos? Ou será melhor o JBL Manado e fertilizantes líquidos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Boas pessoal

A falar de valisnerias, queria perguntar a quem tem experiência no assunto.

Tenho um aquario de 160 litros e quero plantar valisnerias, feto e mugo de java e anubias. Sem auxílio do kit CO2. Tenho questões em relação à calha led que la tenho se é suficiente para o efeito desejado.

Trata se do Eheim powerLed Hybrid 24W 1728Lumens 66 leds (33 brancos e 33 azuis) 17000K. Ja fui a procura no site da .maca e la diz que esta calha é propícia para aquarios marinhos (corais e plantas). Mas será que funciona com.as plantas que referi acima?

Obrigado.

large.20180117_200358.jpglarge.IMG-20180117-WA0018.jpeg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais