Mover Anemona


paulo_chinak

Recommended Posts

Boas, estou aqui com um pequeno dilema e agradecia a opinião de alguem entendido na matéria que me pudesse ajudar.

 

Comprei ontem uma anémona Radianthus Riterri tambem conhecida como Heteractis magnifica. Fiz a ambientação durante 3 horas e quando a passei para o aquário coloquei-a numa zona de semi luz/sombra numa rocha mais traseira. Fiz isto a contar que ela quando se move-se á procura de mais luz viesse um pouco para a parte mais frontal do aquario. Passadas cerca de 2 horas ela apenas se moveu uns 10 cm mas para a parte ainda mais traseira do aquario. Deixei-a ficar na esperança que ela durante o dia de hoje procurásse a parte de maior luz virada para a frente.

Quando cheguei agora a casa, não só ela continua no mesmo sitio como se fixou com a parte da ventosa dentro de um buraco da rocha, e ainda por cima já com um dos ocellaris completamente doido de alegria dentro dela.

 

A minha questão é a seguinte; a anémona ficou completamente virada para a traseira do aquario, nao se vê quase nada dela pela parte frontal, o que é realmente uma pena pois é bem bonita, não me atrevo a tentar puxa-la aos poucos porque tenho receio de a rasgar, ela está como que com um caule como o dos sarcos enfiado para dentro do buraco e depois com a parte dos tentaculos ca para fora. Será que se apagar as luzes da parte traseira do aqua ela poderá sair do tal buraco para procurar mais luz e ai entao tentar move-la de novo, ou uma anemona quando se fixa na rocha nao deve de todo tentar ser removida?

 

Agradecia uma ajuda de quem puder pois sei muito pouco sobre esta questao das anemonas.

 

Grato desde já pela atenção

 

Paulo Conceição

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá paulo

 

Se já se fixou...não mexas...tens tempo de a apreciar quando crescer...mais ainda...quando esticar o pè.

Digo isto porque depois de encontrar poiso,regra geral não mais se move do lugar (que tem a ver não só com luz...mas principalmente com corrente...que no fundo è o que lhe leva a alimentação).Claro que para o hábito se manter,terás de a alimentar nesse lugar.

Se fores a reefforum em "AquaNeves",irás ver a minha que está rigorosamente no mesmo sítio há já 7 anos.

Fica bem

 

Cjorgene

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok Jorge, muito obrigado pela tua resposta, deste modo já sei com o que posso contar.Estava um bocado na duvida se iria conseguir move-la daquele sitio ou nao, mas está visto que ela ja escolheu mesmo ficar ali. E já agora muitos parabéns pelo aquario está muito bonito, espero que um dia o meu tambem tenha tão bom aspecto.

 

Bom fim de semana,

Paulo Conceição

Editado por Jorge Gonçalves
Retirar quote desnecessário. JG

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Pedro Conceição, seria sem duvida uma referencia para muita gente :)

 

Olá Paulo

 

Não acredito que o meu àqua possa ser uma referência...a não ser para aqueles que têm um orçamento de sabugo à vista.

De qualquer dos modos...para esses colocarei o meu sistema.

Na galeria de membros...em cjorgene encontras algumas notas.

Um abraço

 

Cjorgene

Editado por cjorgene
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Boas, não quis abrir um novo tópico, mas gostaria de saber se há maneira de evitar que uma anemona cresca tanto?!

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não quis abrir um novo tópico, mas gostaria de saber se há maneira de evitar que uma anemona cresca tanto?!

 

Cumps.

 

 

Olá Vodka

 

Mesmo que lhe cortes na ração,não tens como travar o crescimento...pese embora possa crescer + lentamente.

Não aconselho que faltes com a comida uma vez por semana sob pena de a veres definhar devido ao seu metabolismo.

Um abraço

 

Cjorgene

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu não a alimento directamente, quem a alimenta é o Clarkii, mas em um mês ja cresceu quase o dobro, e já tive de mudar um coral de sitio, estou a ver que tenho de desfazer dela, é tão linda. :crazyeyes:

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já sei quase a resposta, mas as anemonas dão para repartir/fragar?

 

Cumps.

 

 

Olá Vodka7

 

È um risco que só correria em um àqua separado...isto porque nunca o fiz e não sei se è possível.

O que sei,è que quando têm necessidade (maturação),se fracionam por si.

Um abraço

 

Cjorgene

Editado por cjorgene
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas, este fim-de-semana prolongado, foi a primeira vez que fiquei mais de 2 dias sem ver o aqua, ou seja 5 dias sem ver o aqua.

 

Á chegada fui logo ver como estava o aqua, tudo ok, só um coral virado por estar mal colado, e vejo a anemona fora do seu sitio desde que entrou no aqua, quando a minha surpresa que tinha-se multliplicado. :)

 

Assim uma delas foi para o sitio que eu queria ir, e outra desfiz-me dela. ;P

 

Cumps.

Editado por Vodka7

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...