Qual a melhor posição para colocar o termóstato no aquário ?


Recommended Posts

Ola

 

na minha opiniao, e na das pessoas que fizeram os meus termostatos :twisted: , eles devem ser colocados na horizontal ou diagonal para serem mais eficazes.

 

A fazer fé nas instruções do meu aquecedor, a água (tal como o ar) quando aquece tende a subir. Se o aquecedor estiver deitado, há uma superfície maior a aquecer a água que está nas camadas inferiores do aquario.

 

Isto é o que diz nas instruções da Visi-Jet. Se o teu aquecedor tem instruções explicitas em contrário, é boa ideia segui-las.

 

NL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus caros, em primeiro lugar há aqui que distinguir se estamos a falar de apenas termostato ou de aquecedor com termostato.

No primeiro caso, em que temos um aquecedor (seja ele cordão ou tubular, exterior,..) e um a termostato em separado, é vantajoso que fiquem separados o mais possível e a sua posição não é relevante.

 

Quanto ao segundo caso, como é do conhecimento da física, a água quente tende a ter um movimento ascendente. Dado que o termostato está imediatamente acima da resistência convém assim que este esteja na vertical para ser afectado pela corrente térmica ascendente.

MAS ISTO SE ESTIVERMOS A FALAR DE UMA AQUA COM ÁGUA PARADA!!

Desde que o aqua tenha circulação de água provocada pelos filtros, ficando assim uma mistura térmica +/- uniforme é indiferente a posição do termostato.

 

SQ

Um bocadinho de verde neste mundo cinzento e poluído

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal,

 

Em primeiro lugar, um termostato deve ser sempre colocado na vertical, e não na horizontal, e nunca que o fio eléctrico esteja mergulhado na agua, para evitar situações aborrecidas, como encontrar os seus peixinhos a boiar, por morte de electrificação. O ideal nos caso de aquários de grande capacidade deve ser colocado dois termostatos um em cada canto do aquário, e uma cabeça motora para haver uma boa circulação da agua.

 

Não pensem que isto não pode acontecer, porque já tive conhecimentos de vários casos, inclusive de uma pessoal amiga, que ao tentar se aperceber o que se tinha passado com os peixes, pôs a mão e toma lá disto.

 

Um abraço,

 

Pedro Branquinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É por isso que se deve desligar da corrente todo o equipamento eléctrico (que esteja mergulhado claro) antes de meter as mãos dentro do aquário.

 

Agora peixes electrocutados :) :) :) não me parece...

"Quem pode, pode. Quem não pode vê os outros a poder"- Fitágoras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, Pessoal

 

Então estão com duvidas? mas e simples e só o caso de tentar para ver o efeito que dá, ligam dois fios a corrente, e depois coloquem as outra duas pontas dentro de agua, e ficam a saber o que acontece, mas não se esquecem de tirar a mão.

 

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, Pessoal

 

Então estão com duvidas? mas e simples e só o caso de tentar para ver o efeito que dá, ligam  dois fios a corrente, e depois coloquem as outra duas pontas dentro de agua, e ficam a saber o que acontece, mas não se esquecem de tirar a mão.

 

Um abraço.

 

 

Epá............ tens bué de graça :(:twisted: :D :lol: :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a colocação estará sempre dependente de como o seu dono gostará de o ter e do espaço do aqua e como o quer ocultar no aqua. Penso que hoje em dia este equipamento, se for estiver em condições e de uma marca respeitada, estará apto para funcionar nas posições aqui referidas. Tem sempre que existir o cuidado do utilizador para que a água que se forma devido à evaporação do aqua não fique retida no fio e escorra por ele abaixo chegando à tomada. E claro, que nas TPA’s deve-se sempre desligar o mesmo, para que não fique a trabalhar sem a água, pois pode provocar danos irreversíveis no mesmo. Mais uma vez a posição estará sempre dependente do espaço disponível e gosto do aquariófilo.

Fiquem bem.

:idea:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais não posso deixar de referir os momentos hilariantes que este tópico já me proporcionou, a respeito da electrocução dos peixes. cheers

 

Vou agora contar um episódio real passado comigo e o meu aqua de 80l que está na lavandaria:

 

Um belo dia decidi aspirar o cascalho.

Para tal retirei apenas a parte da frente da tampa de vidro, ficando assim metade do aquário tapado. Nesta metade estava apenas pousado, uma calha de iluminação ligada para conseguir ver bem o lixo que ia aspirando!!.

Como estava com dificuldades em aspirar a parte traseira do aqua, levantei com uma mão a 2ª tampa e com a outra lá ia aspirando a areia.

De repente, CABUMMMM, tampa de vidro e calha, tudo dentro do aqua.

 

A minha primeira reação foi largar tudo e levantar as mãos! ( olha lá....)

 

1º facto curioso - O sistema de iluminação é daqueles velhinhos, com os contactos eléctricos todos à mostra e mesmo assim continuou a funcionar dentro de água.

 

2º facto curioso - todos os peixes estão de perfeita saúde.

 

Quem quiser eu posso vender este candeeiro velhinho! :snipersmile:

Um bocadinho de verde neste mundo cinzento e poluído

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.