Ictio


lenac

Recommended Posts

Boas,

 

Hoje descobri que os meus ramirezi e a betta têm ictio. O guppy macho não apresenta ter, contudo tenho uma maternidade com os alevins dentro deste aqua.

O ictio ainda agora tá a despontar, ainda nenhum peixe se queixou e só apresentam alguns pontinhos.

Aumentei a temperatura para 28º e amanha levantarei para 30º.

A minha questão é a seguinte, será que os pequenos aguentam? Isto durante uma ou duas semanas para ver se o ictio desaparece.

E se tiver que utilizar o "Protozin" não será prejudicial para eles?

O aqua é um aquatlantis de 1m, e ainda está a ciclar (sensivelmente à 3 semanas). Tenho 3 ramirezi, uma betta, um pleco e um guppy. Os peixes foram introduzidos gradualmente.

Pus a maternidade lá porque este aqua tem mais espaço (o meu outro só tem 25l). De flora tenho varias valisnerias, anubias, um feto de java e outras plantas que não sei o nome. Tenho areia e substrato.

 

pH - 6,8 e 7

NO3 e NO2 - 0

GH - 8ºd

KH - 3ºd

Cl2 - 0

Cumps. e boa aquariofilia

 

lenac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Íctio

 

Causado por protozoário, perfura rapidamente a epiderme e se estabelece entre a epiderme e a derme, deixando um ponto branco. De fácil diagnóstico. Parasita de ciclo reprodutivo dentro e fora do peixe. Infectam um aquário em pouco tempo. Geralmente atacam peixes com baixa resistência, ou introduzidas a pouco dentro do aquário.

 

Deixa em temperatura alta por volta dos 29 a 30 °C, introduz sal grosso, 15 mg a cada 10 litros por curto periodo de tempo, 10 dias, (lembro-te que o sal não é muito benéfico às cory's e peixes de couro), isso deve melhorar, eliminar o parasita. O Ictio é uma doença que geralmente pode atacar pela baixa resistência do peixe pelo transporte, até as lojas e até finalmente no aquário, mas não deves desesperar, pois em pouco dias notarás que ele desaparece, assim que o peixe adquirir uma resistência melhor.

 

Já que tens outro aqua, muda para lá o pleco.

 

Betarato

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Também já tive ictio, basta aumentar a temperatura até aos 30ºC e depois ficar assim uma semana, os guppys bébes aguentam-se, pelo menos os meus aguentaram-se...

Cumprimentos,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após um dia a 30º já quase que não apresentam ictio, apenas um pontinho branco ou dois nas caudas. :character0050:

 

Assim que deixar de ver pontinhos posso por o aqua a 29 ou 28º para que os peixes não sofram tanto, e deixar o aqua a essa temperatura o resto da semana? Ou devo mesmo manter o aqua a 30º mesmo que os peixes já não apresentem ictio?

Cumps. e boa aquariofilia

 

lenac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após um dia a 30º já quase que não apresentam ictio, apenas um pontinho branco ou dois nas caudas. :character0050:

 

Assim que deixar de ver pontinhos posso por o aqua a 29 ou 28º para que os peixes não sofram tanto, e deixar o aqua a essa temperatura o resto da semana? Ou devo mesmo manter o aqua a 30º mesmo que os peixes já não apresentem ictio?

 

 

 

Aumenta a temperatura ate veres que não tens sinal de icitio e deixa ficar mais um dia ou dois.

Podes meter uma colher de sopa de sal grosso na agua, retira um pouco de agua do aquário, dilui o sal no recipiente e volta a colocar a agua n aquário.

Aprior deve ser suficiente, se tiveres que recorrer a medicamentos conta com uma taxa de mortalidade mais acentuada nos alevinos, falo por experiência própria.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Afinal as melhoras foram sol de pouca dura..

De ontem para hoje, mesmo mantendo o aqua a 30º, o ictio atacou-me os ramirezi em força. A beta anda muito activa mas depois vai deitar-se na areia. Enfim.. um desastre.

Decidi atacar hoje em força com o "Protozin" mas só em metade da dose, porque na embalagem diz se tiver alevins para colocar metade.

Agora vou esperar e ver se realmente as coisas melhoram.

Brevemente posto os meus resultados. :D

Cumps. e boa aquariofilia

 

lenac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive Bettas, nas condições que tu disseste, e fiz aquilo que todos já te indicaram, aumentar a tºc progressivamente, e deitava um bocado de Sal, passado 3 dias os peixes já não tinham os pontos brancos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui vai,

 

Como descrevi atrás, ao ver os meus ramirezi cada vez piores, comecei com o Protozin (mas metade da dose).

No primeiro dia não vi resultados, em desespero total ( e sei que não se deve adicionar com remedios... mas fiz na mesma) adicionei uma colher de sopa de sal ao aqua. Subi a temperatura para os 31º.

Assim, no dia seguinte já comecei a ver melhoras significativas. Voltei a atacar com Protozin de manhã e à tarde outra colher de sal. No dia seguinte o mesmo, remedio de manhã, sal à tarde.

Desde ontem já não vejo sinais de ictio e os alevins estão todos vivos!

Esta noite vou descer a temperatura novamente para os 30º e deixar 2 dias a esta temperatura, e talvez depois leve uma semana a 28º só como prevenção.

Amanhã ainda vou dar a ultima dose de protozin mas já não adiciono mais sal visto os peixes apresentarem sinais de boa saúde.

Agora eis a grande dúvida.. não quis logo adicionar o sal visto ter um pleco e a betta no aqua, mas a verdade é que com a primeira dose de remédio não vi melhoras. Contudo, também só estou a ultilizar meia dose do remédio visto ter alevins no aqua. A verdade é que não sei se realmente foi a adição do sal que "me salvou" do ictio, se foi o remédio ou se foi a união dos dois com a subida da temperatura.

Em suma, consegui e deixo aqui o testemunho para quem quiser ler e necessitar. hehehe :roflroll2:

Cumps. e boa aquariofilia

 

lenac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto sal devo adicionar para um aqua de -/+ 125L. Obrigado.

 

 

Boas,

 

O meu aqua deve de andar mais ou menos com cento e picos litros.

No meu caso só adicionei 3 colheres de sopa de sal (e atenção que não tenho corydoras no aqua, senão temos que as retirar e fazer um tratamento à parte só com medicamento).

Como descrevi atrás foi elevar a temperatura gradualmente até atingir os 30/ 31º.

Depois meia dose de Protozin de manhã e uma colher de sal pela tarde. Isto durante os primeiros três dias. Ou seja adicionei uma colher de sal por dia mais meia dose de remédio.

Os resultados foram logo visíveis.

Cumps. e boa aquariofilia

 

lenac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem que se colocar Sal nos peixes quando estão com pontos brancos ?

 

 

Boas,

 

Sim. Foi-me logo aconselhado a colocar sal no aqua caso o mesmo não possuí-se corydoras e outros peixes como estes. E ao mesmo tempo elevar a temperatura gradualmente até aos 30º.

No meu caso adicionei uma colher de sal de sopa durante 3 dias mais meia dose de remédio. Logo no primeiro dia temos resultados visíveis.

Mas atenção à litragem do aqua, o meu tem cento e picos litros.

Editado por lenac

Cumps. e boa aquariofilia

 

lenac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Eu tambêm ja vi isso das bolhas brancas no meu Kinguio , mas não sei o nome que sal é esse ?? é sal de cozinha ou é um remedio ? qual é o preço e onde se arranja ?

Agradeço a quem me poder emprestar um de 100 L ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Boas, notei hoje, depois de comprar alguns peixes que um deles apresentava pontinhos brancos, sinal de presença do ictio :s

Tive a ler vários post's aqui e gostava de saber melhor o que poderei fazer..

quanto ao tratamento com sal li que o mesmo e prejudicial as corydoras, pelo que tenho 3 no meu aquário, já elevei a temperatura para os 30 graus, que que me aconselham a fazer mais para eliminar o parasita?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, notei hoje, depois de comprar alguns peixes que um deles apresentava pontinhos brancos, sinal de presença do ictio :s

Tive a ler vários post's aqui e gostava de saber melhor o que poderei fazer..

quanto ao tratamento com sal li que o mesmo e prejudicial as corydoras, pelo que tenho 3 no meu aquário, já elevei a temperatura para os 30 graus, que que me aconselham a fazer mais para eliminar o parasita?

 

Aconselho.te a baixar a temperatura rapidamente se não queres ficar sem corydoras ... ou as mudas desse aqua para um mais fresco, ou metes os infectados com essa temp e deixas a temp desse baixar

L's e mais L's

Procuro L's

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...