Controlador digital com LCD para calha de LEDs


Baltasar

Recommended Posts

O projecto está finalizado embora com alguns bugs mínimos em termos do software programado no microprocessador (Arduino) mas funcional logo estando a funcionar já com leds na bancada de testes.

 

Quando ao circuito "driver" que vai ligar o Arduino aos LEDs fica aqui um esquema, mas é simples e basicamente um MOSFET que em função do sinal PWM saído do Arduino faz passar mais ou menos corrente para o canal azul ou branco dos leds, variando assim a sua intensidade de apagado (0%) ate máximo (100%).

 

led_driver.jpg

 

 

Em breve farei um filme com isto a funcionar na bancada para verem um pouco o efeito final e principalmente o efeito do modo nuvens aleatorias (Clouds) por piada mesmo, eheheh :doofywave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

só agora é que li este teu tópico e tenho que te dizer que estou siderado. Brutal mesmo.

Sempre pensas comercializar este controlador?

Se já tiveres isso em ideia, diz qualquer coisa.

Cumprimentos,

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Ao fim de muito tempo aqui fica um update para quem não conhece ainda o visual do projecto final do controlador.

 

 

Unidade principal com o Microprocessador e LCD.

 

controlador_640x480.jpg

 

 

Unidade de potencia de 3 canais (2x calhas luz branca + 1 calha de luz azul "actinica").

Esta unidade recebe os sinais digitais da unidade principal e faz a regulação (DIM) da intensidade luminosa dos leds, fazendo assim os efeitos simulados do nascer do sol e por do sol bem como moonlight consoante a programação efectuada.

Possibilidade de expansão a mais canais consoante o numero de calhas e suas potencias/voltagens.

Facilidade de adaptação para qualquer outra calhas de leds sem controlador próprio desde que se saiba as voltagens de alimentação das mesmas e sejam em corrente continua.

 

potencia_640x480.jpg

 

 

 

Em breve terei todos os componentes em KIT para quem quiser fazer a sua própria montagem do controlador e adaptar as suas necessidades.

 

Mais informações e updates em: http://www.aqualed-light.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Lembrei-me de mais uma idea que podes ser engracada.

 

O modo de chuva. (baseado no modo de nuvens)

No modo de chuva, reduzir toda a iluminacao, por ex, para 50% (nuvens carregadas) da dar um sinal de tempos a tempos, para uma electrovalvula, ligada de alguma forma, que reencaminha a aqua que sai do filtro para um sistema de tubos furados por cima do aquario.

Adicionalmente, os leds, podem mandar uma "flashadas" a simular trovoada....

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Parabens pelo projecto :)

 

Muito bem conseguido...

 

Os problemas de memória talvez os consiga resolver passando agora para uma segunda fase: largar o arduino e programar o atmega numa placa perfurada. Torna-se um sistema muito mais versátil e moldável.

Poderá integrar o sistema de ph, teste TDS, temperatura da água, sensor de nivel de agua com accionamento de electrovalvula com ligação a reservatório de água para re-encher o tanque, e a cereja em cima do bolo um interligar o sistema a um pc servidor que envie a informação em versão live para um servidor tendo acesso ao nivel de agua, iluminação, ph, temperatura, etc.

 

Mais uma vez parabens pelo projecto ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
  • 3 semanas depois...

Bem, à muito tempo que não actualizava este projecto e gostei de ver que ao fim de tanto tempo ainda há visitas neste post, como tal deixo o aspecto da versão mais recente e final do controlador:

 

Board principal:

LedController-V1.8.jpg

 

Com o LCD encaixado:

LedController_LCD-V1.8.jpg

 

 

Agora a board principal tem todas as ligações directas não necessitando de ligações por fios soldados, a alimentação liga directo de um qualquer transformador de 7V a 12V (ideal 9V) e a saída PWM de controlo leds azuis e brancos e feita por uma vulgar ficha stereo 3,5mm tipo dos headphones.

A navegação nos menus no LCD embora a board suporte ainda usar os vulgares botões trabalha agora com um rotary enconder (joystick tipo como agora os carros mais modernos trazem para se navegar nos menus e etc.).

Também existe uma ficha de 6 pinos (header) lateral para encaixe directo do FTDI (interface USB) de forma a ligar ao PC e fazer as actualizações de software.

Muita novidade ainda foi também implementada a nível do software como por exemplo agora tem fases reais de Lua (Moonlight) baseadas no calendário real e a possibilidade de especificar os valores máximos de intensidade de cada canal para a iluminação do dia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Baltasar

este tópico sempre me fascinou, mas só este ano é que sinto vontade de investir numa coisa destas. pois já tenho a experiencia que os leds funcionam bem, estou a falar da minha calha artesanal que fiz com leds de 3W vindos da china, tenho 471W montados e já passou um ano e só tive de substituir 3 leds.

agora estou a juntar material para uma nova montagem com 500W mas com drivers dimáveis tendo no orizonte um controlador do nascer e pôr do sol.

mais adiante eu envio MP para falarmos pessoalmente.

bom trabalho

um abraço

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais