Ictio vs plantado


Hugo Bernardo

Recommended Posts

Boas, tenho um aquario plantado e à 15 dias introduzi uns neons, hoje reparei que 1 dos neons tinha ictio.

Antes de mais o setup do aquario.

 

Aquario - 100x30x40

Iluminação - Calha Hailea 4x39w (8h/dia)

Filtro - Eheim Classic 2213

Temperatura - 25

CO2 - DIY

 

 

Flora: HC cuba, blyxa japónica e plantas flutuantes (não sei o nome).

Fauna: 15 neons, 2 guppies, 4 red cherry.

 

A minha duvida é como hei-de tratar do ictio sem afectar as plantas e camarões??? Porque ao que parece tem de se alterar a temperatura e reduzir a luz e isso não seria nada bom para as plantas. Todas as sugestões são bem vindas.

 

 

 

Obrigado

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Pelo que li no fórum, tens que colocar Sal.

para o a solucao do ictio e aumeteres a temporatura ( tou farto de ler em topicos este tipo de conselho mas ninguem diz o pro que)

eu digo com a temperatura a cima de 29 ou 30 muitas bacterias nucivas nao se desenvolvem nao e complicado... mas com e plantado tem cuidado com esses aumentos o correto e 30 ou 32 mas nao metas

quanto ao sal e tratemento em banhos nao para por no aquario

eu pessualmente ja usei sal mas para outro tipos de peixes e para outro tipo de problemas como parazitas o que noz chamamos ( piolho )

sal no aquario nunca se deve meter bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para o a solucao do ictio e aumeteres a temporatura ( tou farto de ler em topicos este tipo de conselho mas ninguem diz o pro que)

eu digo com a temperatura a cima de 29 ou 30 muitas bacterias nucivas nao se desenvolvem nao e complicado... mas com e plantado tem cuidado com esses aumentos o correto e 30 ou 32 mas nao metas

quanto ao sal e tratemento em banhos nao para por no aquario

eu pessualmente ja usei sal mas para outro tipos de peixes e para outro tipo de problemas como parazitas o que noz chamamos ( piolho )

sal no aquario nunca se deve meter :animal_fish:

 

 

boas o facto de subir a temperatura é para acelerar ao maximo o ciclo de reprodução dos parasitas, diminuido o tempo que ficam no hospedeiro. o sal ataca os parasitas. as plantas aguentam algum sal sem problemas de maior. aconselhava tirar os camarões para um cubo ou coisa do genero por uns dias. uma vez que são faceis de apanhar e são pouco exigentes (esses camarões) é um procedimento simples.

quanto ao aumento da temperatura e introdução de sal, deve ser gradual. para quando chegares aos 32º. os neons platys e guppies toleram bem agua salobra. boa sorte com isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais