guppy com cauda ratada


Recommended Posts

Boas pessoal !

 

TEnho uma guppie femea com a cauda um bocadinho ratada. Só que, já é a segunda. A primeira morreu. E agora, aparece-me esta com a cauda ratada. Tenho reparado que começa sempre por um fiozinho na cauda que desaparece e depois vai desaparecendo gradualmente até ela ficar praticamente sem cauda e morrer.

 

O aquario é de 100 litros. Tenho alguns peixes, mas penso que o aquario nao está super povoado até pk tirei bastantes peixes ha uns tempos. Tenho feito trocas parcias praticamente semanalmente. O que poderá ser isto?

 

Setup:

 

Aquario 100 litros

 

Ph sempre estável.

 

Peixes:

 

3 guppies (1 macho e duas femeas)

8 neons

2 colisas

3 mollys

2 platis

1 pleco

1 tetra vidro

e alguns alevinos

 

Agradeço a vossa ajuda porque adoro mesmo os meus guppies :whocares: E nao queria nada perder mais uma femea até porque a que morreu era a que gostava mais.

Editado por aquario60litros
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

qual os parametros da água?

possivelmente anda um peixe a morder,vou para as colisas ou tetra vidro(peixe de cardume),só acho esquesito é que seja à femêa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Pelo explicaste, embora eu não seja expert no assunto parece-me ser uma doença chamada apodrecimento bacteriano das barbatanas e isso pode ser tratado.

vou mandar-te uma MP com uma digitalizãção sobre esta doença

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

qual os parametros da água?

possivelmente anda um peixe a morder,vou para as colisas ou tetra vidro(peixe de cardume),só acho esquesito é que seja à femêa

 

Boas !

 

 

O ph anda nos 7,5 mais ou menos.

 

Não tenho visto as colisas ou o tetra a picar nos guppies.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Boas !

 

 

O ph anda nos 7,5 mais ou menos.

 

Não tenho visto as colisas ou o tetra a picar nos guppies.

 

 

Olá,

 

eu tenho um problema idêntico, da cauda ratada...

contudo, o meu ph anda um pouco destabilizado, cerca de ph 6,8

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

olá

tenho 1 problema só 1 fêmea com a cauda ratada.

100lts só gupppies (+-35 e bebés 5/6), plantas e pedrinhas

nitrato 0

amónia 0

ph +-7

dureza +-300

alcalinidade 40-80 desde q comecei com aquarios em mar 2009 este valor dá sempre baixo, agradeço se me derem sugestoes para melhora-lo.há quem ache que nao deva usar quimicos se o valor é toleravel por isso não tenho mexido

 

que produto devo usar?será problema bacteriano?li algures que alguém usou 1 produto anti-bacteriano mas que os peixes morreram e que há 1 produto bom.

o que recomendam?

 

obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

tenho 1 problema só 1 fêmea com a cauda ratada.

100lts só gupppies (+-35 e bebés 5/6), plantas e pedrinhas

nitrato 0

amónia 0

ph +-7

dureza +-300

alcalinidade 40-80 desde q comecei com aquarios em mar 2009 este valor dá sempre baixo, agradeço se me derem sugestoes para melhora-lo.há quem ache que nao deva usar quimicos se o valor é toleravel por isso não tenho mexido

 

que produto devo usar?será problema bacteriano?li algures que alguém usou 1 produto anti-bacteriano mas que os peixes morreram e que há 1 produto bom.

o que recomendam?

 

obrigada

 

Boas,

 

Nunca viste nenhum peixe a dar dentadinhas na barbatana dessa fêmea?

Pode ser mesmo um problema bacteriano. Acho muito estranho isso de os peixes morrerem com o medicamento... das duas uma:

a) os peixes ja estavam muito debilitados e iam morrer de qualquer forma

b) o medicamento matou a maior parte das bactérias do filtro e como não foram tomadas as devidas medidas os peixes morreram devido à subida da concentração de amónia na água

A causa até pode ter sido outra, mas sem conhecer o caso é complicado

 

Tendo em conta que tens um aquário muito grande e só notas que existe um peixe afectado, não vale a pena aplicares o medicamento nesse aquário, porque para além de te sair muito caro (medicamento para 100l = muitas gotas) também ias matar algumas bactérias do filtro, podendo prejudicar o actual equilibrio que existe no aquário. Assim sendo, o que recomendo é que mudes esse peixe para um aquário hospital, mais pequeno, e faças o tratamento com um anti-bacteriano. De todos os que já experimentei, aquele com que tive mais sucesso foi o Sera baktopur (não é o sera baktopur direct, esse já é mais forte).

 

Quanto à alcalinidade, não me vou pronunciar por falta de conhecimento ;)

 

 

Cumprimentos,

Marta Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...