Para inciar - Mollys, Espadas e Guppy's?


Eight8

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Estou-me a iniciar e já tenho o meu aquário preparado para receber novos habitantes!

 

Tenho para já apenas um limpa-fundos e quero tentar fazer um aquário com vida, movimento, cor e relativamente facil de manter.

 

Vou comprar um "Raposa Voadora" para contribuir ainda mais com a "limpeza" e de resto recomendaram-me começar com Guppy's, Espadas e Molly's (que supostamente se darão bem, têm "condições ideais" identicas e conseguirão corresponder às minhas espectativas)! Concordam?

 

Que espécie devo colocar primeiro (se é que isso é pertinente)?

Qual a quantidade que deverei ter de cada espécie?

Sendo de Setúbal, qual o melhor local para comprar os 1ºs habitantes (se é que não há ninguém do forum para o fazer)?

 

O meu aquário é de 103x39x50 (CxPxA), já tem umas plantas e está perfeitamente estável para as espécies em causa.

 

Infelizmente não consegui colocar uma foto aqui, mas tentarei faze-lo mais tarde!

 

Sugestões e dicas são benvindas e agradeço antecipadamente!

 

Obrigado a todos/as,

 

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola tiago

essas especies sao as melhores para comecares sim pois sao bastante resistentes e sao as mais indicadas para iniciados

podes meter kualker especie primeiro no aqua..mas nunca metas muitos abitantes de cada vez..

em media mete 2 a 2,eu fasso assim

o numero de abitantes que o teu aqua vai puder ter depende do tamanho do aqua da filtragem entre otras coisas.

mas para comecares a fazer as contas,cada peixe é equivalente a 2 litros de agua..

ves o total do teu aqua,e ja esta,claro 2 litros com gupies mollys e viviparos do genero

espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

1º de tudo tens que ser tu moldar o aqua à tua maneira,e o pessoal do forum pode te dar umas dicas, se tens ou o que deves fazer para que os bichos se sentam confortáveis.

Os peixes que indicas-te são peixes bonitos,de fácil reprodução e recomendo-te 1macho para 2 femêas.

Coloca-os uma espécie de cada vez,pois pode alterar alguns parametros se colocares todos de uma vez,pois o aqua ainda está em maturação.

Em relação à quantidade de peixes,essa é a eterna questão,uns seguem as medidas cm/l outros depende a filtragem.Eu vou um pouco pela filtragem ,ter uma filtragem boa é essencial,contudo apesar de se ter uma boa filtragem, não vamos encher o aqua de peixes, mal os bichos se podem mecher ,há que ter um equilibrio,principalmente cons os peixes que dizes pois muitiplicam-se a olhos vistos

Editado por João José Pimentel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado caros amigos! Vamos ver no que isto dá!

 

Comecei com um limpa-fundos (que transitou do aquário anterior), e lá esteve ele 2 semanas por sua conta (cresceu logo bastante ao deixar de ter um ciclídio como concorrência).

 

Depois já fui às compras:

1 raposa voadora (para ajudar nas limpezas)

3 Mollys (1 macho e 2 fémeas)

1 Néon Chines (oferta pois saiu junto com a raposa)

2 plantas

 

Passei também por casa de um amigo, de onde trouxe mais plantas, musgo, camarões e claro - umas dicas importantes (além de umas cervejinhas)!

 

Resultado:

 

gallery_40166_1778_348609.jpg

 

gallery_40166_1778_351509.jpg

 

gallery_40166_1778_83227.jpg

 

gallery_40166_1778_75549.jpg

 

Entretanto o macho Molly morreu...sem explicação aparente...terei de comprar outro.

 

Aguardo também a chegada de Guppys para alegrar mais o espaço (estou a deixar as plantas "assentar" primeiro.

 

Talvez também uns Espadas para mais tarde!

 

Tenho pensado em limpar já o filtro (embora o aquário ainda não tenha muito tempo), pois a colocação de musgos e plantas deve ter criado alguma sujidade extra.

 

Aceitam-se sugestões e comentários!

 

Obrigado a todos mais uma vez!

Editado por Eight8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

Parece um vista subaquatica da barragem do Alqueva :thumbdown2: estou a brincar e apesar de ter a casa até está engraçado, como as pedras ou troncos são grandes bem como as plantas a casa até da um efeito giro.

Agora falando de coisas serias, quanto tempo o aquario esteve ligado sem peixes la dentro?

Colocas-te comida para o ciclo do azoto arrancar?

 

Um abraço

 

Viva Ismenio,

A casa tem uma história engraçada (vinda da Aldeia da Pena...)

 

Tive o cuidado de esperar cerca de 1 semana até colocar o limpa-fundos e um ciclidio que tinha noutro aqua dentro do novo. Admito que me possa ter precipitado aqui, mas facto é que quer o ciclidio quer o limpa estão de boa saúde...

 

Entre encontrar um novo dono para o ciclidio e colocar os novos habitantes, devem ter passado umas 3 semanas, o que faz com que os novos habitantes tenham ido para o aquario quando este já tinha cerca de 4 semanas.

 

A nivel de azoto, tratei de garantir a colocação de comida (até porque os 2 peixes tinham de comer) e utilizei inclusivamente um produto qualquer para o efeito...

 

Tive o cuidado de testar antecipadamente a água, todos os parametros estavam dentro da "normalidade".

 

Não sei o que se terá passado, não tive mais baixas...pode ter sido azar?

 

Abraço,

Tiago

Editado por Eight8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para começar, inicios do inicio, o que eu aconselho é o Guppy, é resistente, é lindo, e bastante facil de manter e reproduzir. O guppy só tem uma coisa má...Reproduzem-se como coelhos, um casal, ou uma triade F-F-M, consegue encher-te o aquário em poucos meses.

 

Platies são também bons para iniciados, mas apesar da sua resistência, são mais propensos a mortes prematuras (especialmente enquanto alevins) que os guppies, mantêm-se muito bem, e reproduzem-se muito bem. Por vezes algumas fêmeas irão aparentemente mudar de sexo na ausência de machos.

 

Mollies...bem, estas espécies são como um bilhete de lotaria. Podes ganhar e podes perder, especialmente as Mollies negras. Não aconselho as Mollies a novatos. Podem ter a sorte de conseguirem ter o aquário do agrado delas, e elas aguentarem-se bem, ou então elas começam a aparvalhar, enchem-se de ictio, ou outra doença, e em três tempos, tas sem mollies, e tens uma epidemia em mãos. Gosto muito de Mollies Veliferas, são espantosas, é dos viviparos mais majestosos que já vi, mas Mollies Negras? Não obrigado. Tive uma experiência muito má há uns meses. Tinha 23 mollies negras no aquário, com casais reprodutores estabelecidos e tal, então um dia vi um macho com uma cauda bifurcada numa loja. Todo guloso comprei o macho, e no espaço de 2 semanas todas as minhas mollies tinham morrido com ictio..... estranhamente o tal macho foi dos últimos a finar-se...... por isso mollies negras nem vê-las por agora :( GRRR

 

Espadas, esta espécie é uma das minhas favoritas, especialmente as variedades de barbatana dorsal descaída, e laranja. São muito bonitos, um pouco mais activos que por exemplo os guppies, apesar de serem bons reprodutores, teem uma proliferação mais lenta. Os machos podem tornar-se um pouco irritantes para habitantes pacíficos, mas nada de muito agressivo. Outra coisa que esta espécie tem de louco, é as suas femeas por vezes "mudarem" de sexo, já assisti a pelo menos 3 casos de mudança de sexo entre espadas.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...