Ciclideo português


Recommended Posts

Para muitos, a existência de um ciclídeo selvagem em Portugal é algo impensável, no entanto ele existe. Apesar do clima frio ele aí está!

O nome cientifico deste belo peixe é Cichlasoma facetum, mais conhecido por Chancito ou Acará-camaleão. É oriundo do sul do brasil/argentina e foi introduzido em portugal nos meados da 2ª guerra mundial para, pensa-se, combater os mosquitos.

Encontra-se principalmente no sul de portugal (Alentejo- afluentes do guadiana), mas também há muitos exemplares espalhados por todo o país em lagos públicos: Amadora, Campo grande (lisboa), Barreiro, etc...

Pouco se sabe acerca do impacto nas outras espécies piscícolas, sabe-se apenas que é um grande predador de (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], outro peixe introduzido em portugal para combater os mosquitos.

É um peixe de tamanho médio/grande, facil e barato de manter em aquário (não precisa de termostato!!). Cresce até perto dos 25cm, e é bastante sociável com peixes da mesma espécie. Já foram vistos exemplares adultos a formar cardumes de até 10 individuos.

O ninho é feito numa superficie lisa e os filhotes são guardados por ambos pais, como em quase todos os ciclideos.

A variedade "alentejana" (portanto selvagem, em portugal) tem os olhos, topo da cauda e topo da barbatana dorsal vermelha, nos jovens também a cabeça é vermelha, caracteristica quase exclusiva da variedade "portuguesa". No entanto, e tal como o nome indica (Acará-camaleão), tem uma grande capacidade de mudar de cor. Na época da reprodução o macho (muito maior) e a fêmea prontos a acasalar adquirem uma coloração muito escura, com riscas verticais. Fora esta época, são ambos amarelos com uma pinta no centro do corpo e/ou uma única risca horizontal.

A Associação portuguesa de Ciclídeos (APC), adoptou este ciclídeo como sua "mascote", visto ser o único ciclídeo realmente selvagem a viver em portugal e, certamente, também único em toda a Europa!

 

http://xpto.org/~dbcm/PhotoXXX(14).jpg

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem registos das especies introduzidas nas águas portuguesas na Faculdade Ciências da Universidade de Lisboa (fica no campus universitário pavilha C4 piso 2(ne não estou em erro)).

 

Estive lá a procurar quais as especies de peixes chamados tropicais tinha sido introduzidas em Portugal.

A intenção era montar um aquário sem aquecimento e com especies coloridas, tropicais e que se podessem vender para as lojas.

Desisti do projecto, mas fica a referência que existem:

Cichlasoma facetum

Archocentros Nigrofasciatum - Ciclideo Zebra

Tilápia "ciclideo africano" (não sei o nome cientifico)

Herichthys carpinte - Ciclideo do Texas

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chancitos só mesmo pescando... :lol:

A meio do mês espero receber alguns (finalmente...depois de 3 meses há espera!!) vindos de um colega da APC, capturados no barreiro.

Infelizmente ninguém se lembrou de comercializar este ciclideo, talvez por falta de informação.

O peixe da foto foi capturado por um amigo meu ás (escondidas) no campo grande. Repara que não tem olhos vermelhos como os alentejanos, portanto deve ser "importado".

 

homempeixe: A tilapia de que falas é a Tilapia moçambicana (Oreochromis mossambicus)? Há muitas no AVG (algumas filhas/netas de casais que eram meus). Quando as fui la entregar disseram-me que era uma praga, e que se soltasse nos rios dava cabo de tudo!!

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

Vejam na parte das ofertas que temos um compincha com crias de chanchito para dar. Os meus têm os olhos vermelhos, vieram do Barreiro, e tenho 100 crias com 6mm. Espero fazer crescer umas tantas, mas sinceramente, basta passar pelo C.Grande com um camaroeiro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diesel!

Sabes em que sitio do barreiro se pode apanhar esses peixinhos?

Eu aqui ha uns 2 ou 3 anos vi no parque-da-cidade, no ultimo dique uns peixes que eu nunca tinha visto e se assemelhavam bastante a ciclideos...tinham umas listas verticais... mas vistos de cima nao pareciam tao bonitos como o teu... serão eles?

Se são entao ha la muitos mesmo mas penso que os guardas do parque nao vejam essas pescarias com bons olhos.

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Caros amigos

Volto à carga com o meu fascínio por estes camalões / campeões de adaptação: será que o nome chanchito tem alguma coisa a ver com o rio Chança, afluente do Guadiana onde também são relativamente abundantes, tal como no Ardila? Será que no Brasil também são conhecidos por chanchitos (o que afastaria a hipótese da origem onomástica do rio chança). Se alguém do Brasil nos lê poderá dar uma ajuda. Por outro lado seria interessante recolher alguma informação sobre a sua introdução em Portugal. Fala-se no combate às sezões ( a designação salazarista para malária, difundida pelo mosquito alentejano), mas não existem quaisquer referências bibliográficas. Será que alguém tem algum estudo ou monografia que aborde a matéria? Para já tenho 3 juvenis todo o terreno, que parecem adaptar-se às mil maravilhas ao meio que lhes proporcionei e até comida de tartaruga comem, não receando a companhia de ciclídeos mais crescidos. Agradeço a colaboração dos especialistas na matéria, de que pudémos já constatar a existência entre nós.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigos,

Viva,

 

Toda a informação que recolhemos está nos links da APC : http://www.apciclideos.org

Pode ser que se chame chanchito dado o rio chança, pois no Brazil chama-se acará camaleão.

 

1 abraço,

 

LMa

Acará-camaleão é o nome 'aquarístico' - tradução do nome Chameleon cichlid usado nos EUA. Popularmente é chamado de chanchito tanto no Brasil quanto na Argentina e Paraguai

fd122fb4.jpg

José Joaquim Vieira de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O nome cientifico deste belo peixe é Cichlasoma facetum, mais conhecido por Chancito ou Acará-camaleão.  

 

Chanchito é o nome comum dado ao Cichlasoma facetum, e Chancito é o nome que se dá em algumas partes do Alentejo à (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b].

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado ao amigo Zeca de S. Paulo, que nos deu uma informação decisiva (não é do rio Chança que vem o nome, definitivamente) bem como aos restantes colegas, nomeadamente ao LMAlves da APC, que nos tem trazido informação importante e de base científica. À Associação Portuguesa de Ciclídeos lanço o repto de se encetar alguma investigação quanto à introdução do bicho em Portugal. Julgo que alguns contactos com os sucessores dos organismos de combate à malária (antigo hospital do Ultramar, ou Egas Moniz) poderá trazer alguma luz à questão. Do combate aos sezões, ficaram alguns cartazes muito interessantes, bem como o nosso amigo Chanchito e vossa mascote. Também a elaboração de uma bibliografia sobre o tema se revelaria interessante, se bem que as referências ao Facetum sejam escassas. Para já, muito obrigado pelas vossas contribuições, passadas e futuras. :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 anos depois...

Boas

Fiz recentemente uma coleta de chanchitos num açude perto de Grandola afim de povoar um pequeno lago artificial perto de minha casa e tambem para a manutenção num dos meus aquários e notei que um dos peixes que se encontra em minha casa,tem os slhos amarelos, ao contrário de todos os outros que têem olhos vermelhos .Será esta alguma sub-especie de australoheros facetu? ou será normal encontrar especimens com esta diferente caracteristica?

De notar que todos eles vieram do mesmo açude.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Olá,

 

Queria chamar a atenção para o facto de chanchitos e percas-sol serem especies diferentes e que a sua libertação em qualquer curso de água é crime.

Podem facilmente ter informação em qualquer site de pesca desportiva e informação mais cientifica na carta piscicula.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas! Alguem sabe me dizer qual sera a melhor localizacao para encontrar este especie? Estava a pensar fazer um aquario so com eles. Estava a ver se conseguia capturar 5 unidades.

Acho que se devia dar a conhecer este peixe do genero "compro o que e nosso" (publicidade a produtos nacionais)

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

Boas,

Já reparei que à quase um ano que ninguém se refere a este assunto. No entanto, acho aliciante termos a possibilidade de contactar com este ciclideo na natureza e em Portugal. Não tendo as cores dos africanos não deixa de ser bastante interessante.

Deixo aqui duas pequenas filmagens que fiz no parque da cidade do Barreiro, uma delas com um progenitor a tomar conta das suas crias.

Cumprimentos,

João Ribeiro

 

http://youtu.be/0Udvsd6X2Bc

 

http://youtu.be/nCBVQpKLvR8

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Bem apanhados esses vídeo!

Fazes ideia se é possível apanhar alguns nesse lago? Era uma espécie interessante para introduzir no meu projecto de águas frias!

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo,

Este jardim é público. Aqui à uns anos já chegou a ter centenas na parte debaixo do lago, mas penso que devido aos parâmetros da água, nomeadamente alguma poluição devido ao excesso de população de carpas e aves, eles terão morrido. Na parte de cima do lago, em que a água está francamente mais límpida, contei cerca de quinze adultos, alguns juvenis, e uma progenitora com crias. Em principio nos jardins públicos não se poderá "mexer" mas ao ritmo que eles se reproduzem dentro de pouco tempo estará com excesso de população de ciclídeos. Eu só não apanhei algumas crias porque não tenho nenhum aquário disponível com dimensões adequadas.

Cumprimentos,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais