Receita de CO2 caseiro


CorrupT10n

Recommended Posts

Olá. Quero por um sistema de CO2 num dos aquas plantados que tenho 54 litros, mas já pesquisei sobre algumas receitas de CO2 caseiro e exprementei fazer.

 

Utilizei 2 garrafas uma de 2,5L e outra de 1L, na de 2,5L está os ingredientes com apenas 1L de agua, na garrafa de 1L está alguma àgua. O sistema funciona da seguinte maneira:

 

Supostamente o CO2 que é criado na garrafa de 2,5L vai para a garrafa de 1L mergulha dentro de agua e vai para o aquario, todo o processo é feito atráves de tubos utilizados nas bombas de ar, até uma pedra difusura.

 

Na garrafa de 2,5L está:

 

- 1 Litro de àgua;

- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;

- 1 colher de fermento biologico;

- 500g de açucar.

 

Fiz uma primeira tentativa a uns dias, e so quando agitava a garrafa de 2,5L e que as bolhas apareciam na segunda garrafa, mas o aquario não via bolhas a sair da pedra difusura.

Talvez não tenha colocado as quantidades certas de ingredientes, por isso mesmo é que voltei a exprementar.

 

Agradecia que me dissessem se é a receita correcta para fazer este sistema caseiro.

 

João Romão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não faço ideia pq usas duas garrafas... eu uso uma garrafa (da Nutrafin) e aquilo deve ter 1L e diz que dá para aquas de 75L.

A proporção é tipo 1/3 açucar + 2/4 água + 1 colher café de CO2 + um bocado de fermento biológico (tipo 1 caldo knorr).

 

Não conheço sistema de 2 garrafas, por isso só te posso recomendar que verifiques se está tudo bem selado. Lembra-te que a mistura tem que estar sob pressão.

Editado por Korben_Dallas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O sistema nao produz CO2 se nao tiveres agua na garrafa dos ingredientes.

Eu faço assim:

1 l agua

0.5kg açucar

3 colheres de cafe de bicarbonato

3 colheres de cafe de fermento (fermipan)

tenho uma seguda garrafa mas, vazia, para se durante o processo de fermentaçao passar algum liquido para os tubos nao entrar no aquario, digamos que serve de filtro.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O sistema nao produz CO2 se nao tiveres agua na garrafa dos ingredientes.

Eu faço assim:

1 l agua

0.5kg açucar

3 colheres de cafe de bicarbonato

3 colheres de cafe de fermento (fermipan)

tenho uma seguda garrafa mas, vazia, para se durante o processo de fermentaçao passar algum liquido para os tubos nao entrar no aquario, digamos que serve de filtro.

 

Um abraço

 

 

Boas. Eu tenho 1L de agua na garrafa que tem os ingredientes, e faço como tu, passa para outra garrafa antes de ir para o aquario, so que a minha já contem agua. Mas o processo é o mesmo. Ao menos a receita está correcta. Eu voltei a fazer tudo de novo há 2 horas, vamos ver o que sucede. Quanto tempo é que demora até a solução fazer efeito?

 

Agradecido. João Romão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

demora algum tempo, umas horas talvez, para ser mais rapido podes por mais fermento e mais bicarbonato mas, depois pode ficar mto forte e baixar mto o PH. Eu na segunda garrafa tenho uma garrafa pequena para ser mais rapido, so nao percebo para que queres agua na segunda garrafa.??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

demora algum tempo, umas horas talvez, para ser mais rapido podes por mais fermento e mais bicarbonato mas, depois pode ficar mto forte e baixar mto o PH. Eu na segunda garrafa tenho uma garrafa pequena para ser mais rapido, so nao percebo para que queres agua na segunda garrafa.??

 

 

Sinceramente não sei. Mas deve ter o mesmo objectivo que a tua. Eu fiz este sistema a partir de uma receita que encontrei e ele também tinha agua na segunda garrafa, mas pronto. Vou ver o resultado que dá desta vez.

 

Obrigado :animal_fish:

 

João Romão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não faço ideia pq usas duas garrafas... eu uso uma garrafa (da Nutrafin) e aquilo deve ter 1L e diz que dá para aquas de 75L.

A proporção é tipo 1/3 açucar + 2/4 água + 1 colher café de CO2 + um bocado de fermento biológico (tipo 1 caldo knorr).

 

Não conheço sistema de 2 garrafas, por isso só te posso recomendar que verifiques se está tudo bem selado. Lembra-te que a mistura tem que estar sob pressão.

boas o sistema de duas garrafas para o CO2 caseiro e aconselhavel pelo facto da mistura fazer alguma espuma a segunda garrafa e o mero filtro para a espuma nao ir para demtro do aqua

Abraços
Jorge Paixao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Faz a receita de co2 da gelatina, é só procurar que achas a receita...

Eu tenho esta receita numa garrafa pet de 2 litros com um difusor nano no meu aquário de 54 litros e algumas destas garrafadas duram bem mais de 1 mês.

E está com uma produção sempre constante de co2...

 

 

 

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente não sei. Mas deve ter o mesmo objectivo que a tua. Eu fiz este sistema a partir de uma receita que encontrei e ele também tinha agua na segunda garrafa, mas pronto. Vou ver o resultado que dá desta vez.

 

Obrigado help

 

João Romão.

diz-me la uma coisa quando fazes a mistura chocalhas a garrafa???

se chocalhas esquece pois o codo que vai produzir desaparece num instante

a tua receita ta boa e igual a que sempre usei so nao usava era o bicabornato que so serve para acelarar o proceço

a segumda garrafa enche o maximo que poderes para nao teres que a encher primeiro de co2 de depois e que vai sair para o aqua depois de atingir a pressao quanto a mistura colocas o açucar na garrafa nao sei se usas fermento em po ou em pasta mas tb nao interessa misturas bem o açucar com o fermento mas sem agua depois colocas a agua e fazes de maneira a molhar so o açucar e o fermento e claro mas nao chocolhes e vai ver que o açucar vai acentar todo no fundo vais ver que teras CO2 por pelo menos 1 mes e meio

qualquer duvida apita

abraço

Abraços
Jorge Paixao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas o sistema de duas garrafas para o CO2 caseiro e aconselhavel pelo facto da mistura fazer alguma espuma a segunda garrafa e o mero filtro para a espuma nao ir para demtro do aqua

 

Tenho uma válvula anti retorno e chega-me. Uso a garrafa do kit Nutrafin da Hagen e só subiu mistura pelo tubo quando a garrafa foi abanada excessivamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

diz-me la uma coisa quando fazes a mistura chocalhas a garrafa???

se chocalhas esquece pois o codo que vai produzir desaparece num instante

a tua receita ta boa e igual a que sempre usei so nao usava era o bicabornato que so serve para acelarar o proceço

a segumda garrafa enche o maximo que poderes para nao teres que a encher primeiro de co2 de depois e que vai sair para o aqua depois de atingir a pressao quanto a mistura colocas o açucar na garrafa nao sei se usas fermento em po ou em pasta mas tb nao interessa misturas bem o açucar com o fermento mas sem agua depois colocas a agua e fazes de maneira a molhar so o açucar e o fermento e claro mas nao chocolhes e vai ver que o açucar vai acentar todo no fundo vais ver que teras CO2 por pelo menos 1 mes e meio

qualquer duvida apita

abraço

 

 

 

Sim. Eu chocalhei a garrafa. Vou fazer tudo de novo e encher a 2 garrafa até ao topo. Tanks acho que com tudo o que me disses-te vai resultar.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 anos depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.