Filtro EHEIM Ecco Pro 300 versus EHEIM professionel 2073


Recommended Posts

Boas a todos,

 

Quero colocar a seguinte questão sobre os filtros EHEIM:

 

Vou fazer um upgrade ao meu actual aquário de 120 litros (100x30x40) para um de 225 litros (100x45x50) e vou precisar de comprar um filtro externo. A marca já decidi ser EHEIM. Opiniões deste fórum e até dos lojistas, aconselham esta marca pela sua fiabilidade e facilidade de encontrar peças caso seja necessário.

Uma das regras que me foi dita nas lojas e que também já foi comentada aqui neste fórum, é que o filtro deve ter uma capacidade de filtragem superior 3 a 5 vezes à capacidade (em litros) do aquário. Pela análise que fiz, tinha decidido optar pelo filtro EHEIM Classic 2217 cujas características são:

 

Litros hora: 1000 litros

Consumo: 20 Watt

Capacidade da “cuba”: 6 litros

Preço aprox.: 127 Euros

Aquários até: 600 litros max.

 

Numa das visitas que fiz a uma das lojas patrocinadoras deste fórum, a senhora que me atendeu, alertou-me para o facto deste modelo não possuir “gavetas” ou “prateleiras”, conforme lhe queiram chamar para colocar os materiais filtrantes. Isso foi algo que não gostei e decididamente, excluí este modelo das minhas opções.

Na loja existiam mais modelos de filtros externos EHEIM e é sobre os dois modelos que me foram aconselhados, que pedirei as vossas opiniões tendo em conta a experiência que eventualmente já tenham.

 

EHEIM Ecco Pro 300 (2036)

 

Litros hora: 750 litros

Consumo: 8 Watt

Capacidade da “cuba”: 5 litros

Preço aprox.: 127 Euros

Aquários até: 160-300 litros max.

 

EHEIM professionel 2073

 

Litros hora: 1050 litros

Consumo: 16 Watt

Capacidade da “cuba”: 7 litros

Preço aprox.: 147 Euros

Aquários até: 180-350 litros max.

 

Pelas características dos dois filtros que agora indiquei, existem dois aspectos a ter em conta: o preço e o consumo energético. O EHEIM Ecco é bem mais barato e consome metade do EHEIM Pro, mas a cuba onde é colocado a matéria filtrante é inferior e os litros hora é cerca de 300 litros menos.

A pergunta que aqui fica é se o EHEIM Ecco Pro 300 é suficiente para satisfazer as minhas necessidades, ou seja, pretendo montar um aquário plantado com poucos peixes. Talvez venha a colocar neos, 2 Gouramis; 1 ancistros (com 12cm), siemensis, danios zebra e pouco mais.

Aguardarei pelos vossos comentários.

 

Obrigado,

 

Joaquim Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Peço desculpa mas o preço que referi do EHEIM professionel 2073 não é 147, mas sim 175 Euros que segundo me pareceu, era preço limitado aos produtos ainda existentes na loja.

 

Cumprimentos,

 

Joaquim Nunes

 

Pela diferença de 20€, optava pelo 2073.

Tens mais fluxo e mais capacidade para matérias filtrantes.

Por outro lado, consome o dobro.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo assim, já faz realmente alguma diferença.

 

De qualquer forma o 2073 parece-me ser a melhor opção dos 3 que referiste num ambito geral, mas numa relação preço/qualidade iria sem duvida para o 2217, apesar do inconveniente que referiu, que pessoalmente não acho assim tão inconveniente.

 

O Ecco 300 a meu ver só tem mesmo a vantagem do consumo, mas julgo que com o tempo é capaz de ficar curto para um aquário de 200L, tendo em conta que alguns desses peixes (Gouramis e Ancistrus) já sujam um bocado.

 

Estou a iniciar um projecto novo exactamente com essas dimensões e o filtro que já adquiri para ele foi o Eheim Pro3 2075.

 

É tudo uma questão de €€€

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Peço desculpa mas o preço que referi do EHEIM professionel 2073 não é 147, mas sim 175 Euros que segundo me pareceu, era preço limitado aos produtos ainda existentes na loja.

 

Cumprimentos,

 

Joaquim Nunes

 

Pela diferença de 20€, optava pelo 2073.

Tens mais fluxo e mais capacidade para matérias filtrantes.

Por outro lado, consome o dobro.

 

1 Abraço

 

Desculpa usar esta palavra mas estás a ser redondamente robado nos preços.... deixo-te aqui os sites onde podes encomendar e verificar os preços dos produtos que falas: http://www.seahorseshop.com/store/product_...roducts_id=1148 ; http://www.seahorseshop.com/store/product_...roducts_id=1124 ; http://www.seahorseshop.com/store/product_...products_id=985

 

Preços

eheim 2217 - 103 €

eheim ecco pro 300 - 109 €

eheim 2073 - 159 €

 

Na minha opinião o classic gasta muito, o ecco tem pouca capacidade de filtragem (3,2 com pré-filtro) por isso resta o professional 3 2073 o melhor que tens fazer é adquirir este...

 

Cumps,

Francisco Perera

Editado por xikuinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Obrigado pelas dicas. Eu também estou muito virado para o 2073, mas tal como eu disse, o preço é muito elevado, embora prefira pagar mais agora do que mais tarde de de voltar a gastar dinheiro noutro filtro.

Vou pensar tendo em conta as vossas opiniões às quais agradeço.

 

Cumprimentos,

 

Joaquim Nunes

 

 

 

 

Preços

eheim 2217 - 103 €

eheim ecco pro 300 - 109 €

eheim 2073 - 159 €

 

Na minha opinião o classic gasta muito, o ecco tem pouca capacidade de filtragem (3,2 com pré-filtro) por isso resta o professional 3 2073 o melhor que tens fazer é adquirir este...

 

Cumps,

Francisco Perera

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 anos depois...