Onde apanhar plantas?


principiante

Recommended Posts

... aproveito para notar, sem qualquer personalização do assunto, que a captura de plantas na maior dos "locais naturais" vai contra a lei (protecção e reservas dos recursos naturais) além de ser ética e ecologicamente questionável. Em particular as plantas aquáticas tendem a residir em zonas "premium" dos sistemas naturais, muitas das vezes rigorosamente no interior de Reservas e

Áreas protegidas (verificar ICN, Instituto da Conservação da Natureza), onde a sua captura é absolutamente proibida.

 

Sobre espécies, da flora, em risco na Península Ibérica, recomenda-se a leitura de: http://www.icn.pt/sipnat/sipnat31.html . Destaco do mesmo a secção de conclusões onde se pode encontrar:

 

"(...)

Ambientes a proteger

A partir do elenco de espécies da Lista Vermelha e dos resultados apresentados neste trabalho é possível deduzir que, de um modo geral, os ambientes e habitats que integram um maior número de espécies ameaçadas são:

 

 

     

    os bosques da região eurosiberiana, especialmente os que integram comunidades epifíticas dos bosques atlânticos, incluindo os enclaves macaronésicos, assim como as comunidades de madeira em decomposição;

     

    os meios halófilos mediterrâneos, como as lagoas e zonas salobras tanto litorais como continentais.

       

      Dever-se-á ter em consideração que alguns destes habitats são relativamente raros, estão restritos na Península Ibérica a pequenas áreas, como as comunidades que se desenvolvem só nas altas montanhas, que incluem algumas espécies da Lista Vermelha

       

      (...)"

Pedro Mateus

- Plantados (240L e 15L) http://viriato.net/aquarium

- Membro de http://www.aquatic-gardeners.org/

- Realizador e Produtor DVD Takashi Amano em Lisboa, Portugal, 2005

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem lá, mas acho que estão a ser um bocado radicais.

Eu acho que o user autor do tópico não está com intensões de encher um camião de plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é, nem eu , nem tu, nem os utilizadores deste forum, nem todos os outros que têm aquarios em casa e que não veem ao forum, nem aqueles que as apanham apenas porque gostam, nem.......................................

não tou de modo nenhum a dizer que se eu gostar duma plante anão a traga para casa, mas não se deve fazer

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como indiquei no meu "post" acima não pretendo nem irei personalizar o assunto. Qualquer das formas não é, de todo, uma posição radical, é um princípio de base - tão válido para uma planta, ou para mil plantas. O argumento de "uma não faz mal" é um falso conforto para a natureza - se um não faz mal, outro também não - é apenas mais um, e assim por diante...

Pedro Mateus

- Plantados (240L e 15L) http://viriato.net/aquarium

- Membro de http://www.aquatic-gardeners.org/

- Realizador e Produtor DVD Takashi Amano em Lisboa, Portugal, 2005

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje trago eu uma, amanhã traz outro, depois outro e quando um lá chega verifica que a plante se extinguio, já não há para ninguem.

 

Grão a grão

se dá a destruição.

 

 

1 Abraço

César Pereira

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opiniao considero que quando se extingue qualquer coisa nao se deve ao "particular" (não sei se me entende), mas sim as grandes potências.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

não me lembro que tenha sido uma empresa que tenha acabado com os camarões da lagoa de sintra.....:cry::?:):shock:

não foram plantas mas foram seres vivos e o que é valido para camarões é valido para outros seres vivos.

 

eu recolho plantas no mondego mas apenas recolho um planta quando existe um grande grupo delas, deste modo o meu impacto na população é infinitamente reduzido.

 

para quem quizer recolher na natureza... cuidado com as contaminações indesejadas tanto por seres vivos (peixes, invertebrados e algas) como por produtos químicos e organicos.

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...
eu recolho plantas no mondego mas apenas recolho um planta quando existe um grande grupo delas, deste modo o meu impacto na população é infinitamente reduzido.

 

aleluia! Uma resposta normalzinha. Já estava a começar a pensar que era preciso ser um idiota chapado tipo cristão fanático americano para estar aqui.

É muito triste ver que a consciência ecológica de alguns pessoas (bem intencionadas) se baseia só e apenas nas infantis mensagens para as massas. Está tudo muito bem mas ver pessoas tão confundidas que deixam de saber o que é estar vivo aqui e agora, o que é uma planta, o que causa impacto ambiental, o que é isso de impacto ambiental, etc, etc é ainda mais perturbador que as tragédias ambientais que nos rodeiam.

 

Defender a Natueza de pessoas que são nitidamente amantes da Natureza é um pouco parvo.

Apontar armas a indivíduos, em vez de a empresas, que digo?, a países inteiros!, é não ter noção das proporções, dos números, de justiça.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho, quer dizer, tenho a certeza que o melhor sitio para "apanhares" plantas é o expositor de uma loja da especialidade.

Editado por vitorhugof
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Bem pessoal tive a ver os comments e digo que estam tds correctos mas tds errados tb isto no meu ver claro, pk como ja foi dito, pk tanto alarido por causa de uma planta por dia nem que fosse mas como e obvio n seria, quando temos montes de ribeiro/rios cheios de plantas e que por culpa de incompetencia do estado estam a ser destroidas por descargas de fabricas com quimicos que matam as plantas ,peixes e outros seres n aos poucos mas a maior partes das vezes de uma so vez, e agora diga-me quem destroi ,os que vao de vez em quando e apanham uma ou duas plantas ou aqueles que adicionam coisas a agua que n da ipotece delas se poderem reproduzir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje trago eu uma, amanhã traz outro, depois outro e quando um lá chega verifica que a plante se extinguio, já não há para ninguem.

 

Grão a grão

se dá a destruição.

 

 

1 Abraço

César Pereira

 

Concordo plenamente com o César.

 

Mesmo populações com um enorme número de indivíduos (até mesmo infestantes) correm o risco de desaparecer, se cada pessoa for levando um exemplar (apenas um) de cada vez, sem dar tempo a que a população recupere.

E isto não é fanatismo.

Claro que se cada pessoa tiver a consciência de fazer a recolha de apenas um exemplar, sempre em locais onde exista muita abundância e nunca de espécies com estatuto de protecção especial, não virá grande mal ao mundo.

Mas infelizmente, isso nem sempre (leia-se quase nunca) acontece.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

He, he eu queria ver qual de nós protetores da Natureza, se visse num rio uma plantinha, linda daquelas que ficariam a matar no nosso aquário e que não precisaria de mais nada para ficar completo no nosso ponto de vista, quem não levaria? Eu não que estou em casa... a verdade é que somos na maioria e só se pica quem quiser, somos na maioria muito teóricos, mas na prática... ninguém rouba, ninguém mente, ninguém nada, mas o mundo está como está. Não vão ao rio tantos e tantos amantes da aquariofilia buscar areão? É roubar, ou como há grãozinhos aos milhares já não é roubo? O roubo é o acto em si de tirar algo que não nos pertence ou que neste caso pertence a cada um de nós porque a Natureza é de todos nós. Claro que há coisas que na realidade acabam mesmo, mas não as plantas que uma pessoa de vez em quando vai "roubar". Eu até ver ainda não roubei porque não tive oportunidade, mas agora no verão vou á Santa terrinha e tem lá rios que nunca mais acabam... vou ver areões,pedras de xisto, entre outras coisas, mas terei atenção só se houver em grande quantidade é que trago alguma coisa, não quero ser a responsável com mais meia dúzia de amantes de aquariofilia de ficar tudo extinto he, he, estou a brincar...

Editado por Tânia Filipa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

He, he eu queria ver qual de nós protetores da Natureza, se visse num rio uma plantinha, linda daquelas que ficariam a matar no nosso aquário e que não precisaria de mais nada para ficar completo no nosso ponto de vista, quem não levaria?

 

Eu....

 

Não vão ao rio tantos e tantos amantes da aquariofilia buscar areão? É roubar, ou como há grãozinhos aos milhares já não é roubo? O roubo é o acto em si de tirar algo que não nos pertence ou que neste caso pertence a cada um de nós porque a Natureza é de todos nós. Claro que há coisas que na realidade acabam mesmo, mas não as plantas que uma pessoa de vez em quando vai "roubar". Eu até ver ainda não roubei porque não tive oportunidade, mas agora no verão vou á Santa terrinha e tem lá rios que nunca mais acabam... vou ver areões,pedras de xisto, entre outras coisas, mas terei atenção só se houver em grande quantidade é que trago alguma coisa, não quero ser a responsável com mais meia dúzia de amantes de aquariofilia de ficar tudo extinto he, he, estou a brincar...

 

Isso é muito diferente....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Bem pessoal tive a ver os comments e digo que estam tds correctos mas tds errados tb isto no meu ver claro, pk como ja foi dito, pk tanto alarido por causa de uma planta por dia nem que fosse mas como e obvio n seria, quando temos montes de ribeiro/rios cheios de plantas e que por culpa de incompetencia do estado estam a ser destroidas por descargas de fabricas com quimicos que matam as plantas ,peixes e outros seres n aos poucos mas a maior partes das vezes de uma so vez, e agora diga-me quem destroi ,os que vao de vez em quando e apanham uma ou duas plantas ou aqueles que adicionam coisas a agua que n da ipotece delas se poderem reproduzir.

 

esse e o problema da sociedade de hoje todos pensam assim aa se eu deitar este papel po chao nao acontece nada.

pois mas se todos pensarem assim nao conseguimos viver

 

temos de preservar o ambiente pos mais bem tratado que ele esteja e por maior que este seja

 

e por essas mentalidades que estamos como estamos (planeta a aquecer muito poluido etc)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Tantas respostas mas nenhuma respondeu á pergunta para que o topico foi criada! Eu concordo com o pensamento de que não se deve tirar plantas da natureza, mas se assim fosse, tambem nao deveriamos ter os peixes em casa, nem passaros, nem nada, ah e tal, são criados em cativeiro, e depois??? Eles pertencem á natureza, ponto final!!!!!!!

É claro que temos de pensar que não se deve tirar as coisas da natureza mas apenas para evitar que façamos isso com muita frequencia!!! Não significa que não se vá ali ao ribeiro ao lado de casa buscar uma planta que se calhar há ali ás centenas!!

Quanto á pergunta, aqui na zona onde vivo nao faço a minima ideia onde possa haver um rio ou riacho ou ribeiro onde ir buscar plantas

 

 

 

 

Cumprimentos ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais