Aq. de recife 720l (fotos 12-05-05)


Recommended Posts

Olá,

 

Aqui vão algumas fotos da última loucura cá de casa - um aquário de recife de 720l (200 x 60 x 60cm). Vou apresentar fotos de todas as etapas da sua montagem: colagem dos vidros, montagem da estrutura de suporte, iluminação, circulação de água, decoração, etc. Brevemente coloco mais informação sobre o “setup” do aquário.

 

Foto 1 - Vidros prontos a colar. Não era possível o transporte do aquário já colado para este local da casa.

vidros_material.jpg

 

Foto 2 - Pormenor das arestas limadas. O vidro tem uma espessura de 12mm.

arestas_polidas.jpg

 

Foto 3 - Material para a colagem dos vidros.

silicones.jpg

 

Foto 4 - Coluna seca com 1 furo de 50mm.

coluna_seca.jpg

 

Foto 5 - Aquário colado.

aquario_montado.jpg

 

Foto 6 - Ensaio da estrutura para verificar que as madeiras têm as medidas certas.

estrutura_ensaio.jpg

 

Brevemente coloco mais fotos.

 

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 53
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Oi Ricardo tudo bem? :shock:

 

Que espectaculo de projecto! :D

 

Quero acompanhar bem esses desenvolvimentos. :D :wink:

kumanomi-01.gif

 

Abraço

Carlos Nascimento

 

|---> CjBorn <---|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo

 

Acho que em breve vou ter que te fazer outra visita, vai ficar muito bom.

Só é pena as traves, eu não gosto muito de ver.

 

Abraço

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Parece tudo a andar muito bem! Como sabes vou também começar em breve a montar o meu novo aqua (um pouco mais pequeno - 175x50x70 cm - são 600 e poucos litros).

 

Podes ter a certeza que te vou chatear por causa desse setup!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens pelo projecto,

 

Quero dicas sobre essa estrutura em madeira, pois estou em vias de montar um aqua de 2x.5x.6 e pensava que teria de ir para uma estrutura em aco inox ou entao aluminio.

Se puderes mostra um diagrama de como vai ficar a estrutura, e em quanto e' que ficou ja' agora :twisted:.

 

Abracos,

Antonio Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom, queremos manter-nos actualizados?

 

Só achei estranho a expessura. 12? :shock: Para um aquário de 60 de altura?

 

Sobretudo com trava francesa, parece-me pouco, mas isto é como tudo, ficamos sempre de pé atrás. Eu colocaria no mínimo 15, o meu tem menos meio metro e tem vidro de 12, mas o mais certo é que 12 seja mais que suficiente... :wink:

 

Mais fotos, mais fotos! 8)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelos elogios. Vou então responder às questões que foram colocadas.

 

Pedro Costa - A estrutura de madeira vai ser colada em todas as junções e aparafusada, também estou a utilizar aqueles pinos de madeira para unir algumas ripas. A estrutura vai ter 6 pés em pinho (60x45mm).

 

Erazor (António Paes) - Que tipo de dicas estás interessado sobre a construção de uma estrutura destas? Uma estrutura em aço inox ou ferro é sempre melhor do que uma estrutura em madeira. No entanto dá-me gozo fazer coisas em madeira. Uma estrutura em ferro ou inox no meu caso teria que ser construida no local. Não fiz nenhum diagrama escrito ou projecto para esta estrutura, está tudo cá dentro! Envio-te o custo por pm.

 

Hugo RSF - Parece-me bem vidro com 12mm de espessura para um aquário com estas dimensões. Informei-me sobre o assunto pois também gosto de jogar pelo seguro.

 

Quanto ao futuro setup tenho em mente o seguinte:

Iluminação - HQI (2 x 250W + 1 x 150W, T5 actínicas);

Circulação - bomba principal - 3400 l/h, circulação de água - 2 x Tunze 6080 8500 l/h;

Escumador de injecção de ar de dimensões apropriadas;

Sistema de reposição de água automático com kalkwasser;

Reactor de Ca.

 

Aqui ficam mais algumas fotos da montagem da estrutura de madeira:

 

Obra em curso cá em casa = berbequins e serradura espalhados por todo o lado!!!

oficina.jpg

 

Mais um ensaio a "seco" (sem cola ou parafusos) para verificar que as medidas estão certas e avaliar a melhor ordem de montagem

estrutura_ensaio_2.jpg

 

Esqueleto em pinho para uma das prateleiras de MDF

estrutura_esqueleto.jpg

 

Brevemente mais fotos.

 

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pá... gostei! é dessas coisas que vive o gosto por termos o NOSSO aquário feito por NÓS é algo que saiu da nossa imaginação, esforço e trabalho. Não sei se sabes mas tenho em mãos algo muito semelhante apenas um pouco maior.

 

Acho que a dimensão do comprimento estar equiparada a vidros de 12mm é mais do que suficiente pois eu tinha um aqua de 2 metros feito em vidro de 10mm e o segredo está nos travamentos. Vendi esse aquário ao Poseidon que o está a preparar para reef e ele tb ainda não se queixou, por isso até 10mm dava.

 

Penso que o travamento traseiro está ligeiramente fraco e poderia tocar nas laterais do aqua e estar igualmente colado às travessas laterais.

 

Quanto à cola penso que poderias ter feito uma escolha melhor quanto à qualidade. Ela tem uma polimerização rápida mas quanto à dureza e elasticidade deixa algo a desejar, eu uso uma cola alemã usada pela aquamedic na construção dos aquários e tem uma cor mais atractiva(preto), não vou dar abébias e dizer como a arranjo pois é complicado.

Mas há colas no mercado melhores(ex: Formflex).

Quanto à tua pistola de cola é muito bonita mas o embolo é uma m... e rebenta as embalagens de cola(acredita!).

Fizeste 1 aquário com ela mas se calhar nãofazes um 2º :shock:

 

De resto, os meus parabéns fizeste algo muito especial e sempre que olhares para o aqua a funcionar vais ter muito mais emoção do que todas as outras pessoas que compraram o aqua já feito.

 

Já o encheste?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Obrigado pelas palavras simpáticas Nuno. Tenho seguido atentamente a montagem do teu aquário. Quanto à questão do silicone que utilizei já montei outros aquários com este e até hoje portou-se muito bem! É verdade que esquecida a trabalheira que dá pôr um projecto destes em pé, dá gozo ver os bichos numa casa construída totalmente pelas nossas mãos! De qualquer modo no meu caso tanto a estrutura de suporte como o próprio aquário teriam forçosamente de ser construidos no próprio local. Já enchi o aquário com água da torneira para testá-lo - está aprovado!

 

Agora as últimas fotos:

 

Montagem da estrutura de suporte. O aquário serve de bancada de trabalho!

147_4744.jpg

 

Reforço do tampo e prateleira onde assenta a sump (colado e pregado ao MDF e pés).

147_4768.jpg

 

Aquário sobre a estrutura, sump (170l) com reactor de Cálcio e bomba de retorno, depósito de água de osmose para reposição automática (80l).

149_4915.jpg

149_4913.jpg

 

A sump e o depósito de água de osmose foram também ambos construídos por mim.

 

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá,

 

Aqui vão mais umas fotos do aquário e de alguns dos seus habitantes. Todo o conteúdo do meu antigo sistema de 4 aquários de 1m passou para este aquário. Todos os peixes e corais são compatíveis. Os peixes estão a delirar com o espaço que têm agora. Tive problemas com alguns corais duros: Turbinaria reniformis, Turbinaira peltata e a minha vasta colecção de Fungias. A Xenia branca também não gostou muito da mudança e está a desaparecer aos poucos. Ainda falta terminar o móvel e refazer toda a calha de iluminação.

 

153_5329.jpg

 

153_5331.jpg

 

Zoanthus sp., Sinularia dura e outros corais moles

153_5337.jpg

 

Casal de Cardinais de Bangaii

153_5348.jpg

 

Chelmon rostratus (devorador de Aiptasias) e macho de Amphiprion ocellaris

P1010441.jpg

 

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CUIDADO!!!

 

 

A estrutura que suporta o aquário parece-me manifestamente insufuciente!!

 

Os elementos de madeira não apresentam uma secção adequada. A disposição desses elementos também não ajuda... :D

 

Devias pensar em reforçar ou mesmo substituir o apoio do aqua por outra solução.

 

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

Parabéns pelo excelente aquário!

 

Queria apenas fazer uma sugestão em relação ao layout... o que sinto que terias imensas melhoras se colocasses 2 "montes" de RV - com isto poderias tapar a coluna seca de um dos lados (bem como a bomba) e do outro lado ficavas com uma área simpática para colocares outros corais. Penso que ficarias com um aquascaping muito interessante, pela quantidade de espaço para os peixes nadarem...

 

Como é óbvio (e já me conheces o suficiente), vê isto como uma ideia! :D :?

 

Fica prometida uma visita em breve!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Jpbp, a estrutura de madeira não é a melhor do mundo, no entanto parece-me que cumpre a sua função, suportar o aquário com segurança.

 

Diogo, obrigado pelo conselho do aquascaping mas pessoalmente gosto muito das paredes de recife, recorda-me os meus mergulho preferidos nas paredes vertiginosas do Mar Vermelho. És bem vindo para ver ao vivo e tirares também umas fotos!

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá Ricardo

 

Infelizmente só agora é que vi o teu maravilho novo aquário.

Está tudo muito bem feito, e o suporte do aquário está muito bom, nem mais nem menos, óptimo.

Já agora se por possível diz lá como é que se distingue o macho da fêmea dos Cardinais de Bangaii.

Já agora quanto ao que te comprei está tudo de óptima saúde, os Cardinais estão enormes (para o tamanho que atingem).

 

Abraço

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais