Aquecedor de fundo p/ plantados,sim?...não?...porquê?


Luis carrilho

Recommended Posts

Olá pessoal,
O titulo do tópico diz tudo,é que já ouvi varias opiniões completamente opostas. cabecadura
Uns dizem que vale bem a pena,outros dizem que é dinheiro atirado fora pq as plantas desenvolvem-se exactamente da mesma maneira.
Que dizem voçês das vossas expriencias pessoais e daquilo que têm ouvido??vale a pena gastar uns €€€ jeitosos nisso ou é melhor aproveitá-los doutra maneira?? :eusathink:
Um abraço a todos.

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já ouvi dizer tb de tudo, a explicação de quem defende diz que ao aquecer-mos o solo a água aí contida, tende a subir e que faça que entre água nova e que oxigene melhor as raizes. É plauzivel, mas nunca usei.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já ouvi dizer tb de tudo, a explicação de quem defende diz que ao aquecer-mos o solo a água aí contida, tende a subir e que faça que entre água nova e que oxigene melhor as raizes. É plauzivel, mas nunca usei.

Pois...quem tenho ouvido dizer que não vale a pena,tanbem não diz que é prejudicial,apenas que não vai haver diferença nenhuma em ter ou não ter e que sendo assim,mais vale não gastar o dinheiro com isso.

Éra porreiro aparecer por aqui alguem dos plantados que já estivesse estado nas duas situações,sem aquecedor e com aquecedor e assim pudesse dár uma opinião fundamentada,vamos ver se aparecem... :confused4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquecedor de substratos como foi referido, tem vantagens.. agora cabe a cada um decidir se vale ou não apena usar!!

 

A principal vantagem é que ajuda na dita "reciclagem" do fundo do substrato, ou seja, consegues criar uma pequena movimentação da água que está situada entre os graos do areao.. dificultando a acomulação de detritos no fundo, tb favore as plantas como ja foi referido!

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquecedor de substratos como foi referido, tem vantagens.. agora cabe a cada um decidir se vale ou não apena usar!!

 

A principal vantagem é que ajuda na dita "reciclagem" do fundo do substrato, ou seja, consegues criar uma pequena movimentação da água que está situada entre os graos do areao.. dificultando a acomulação de detritos no fundo, tb favore as plantas como ja foi referido!

 

Cumps

Olá Godlike,

O que dizes acabam por ser mais ou menos os argumentos de quem recomenda o uso,mas será que existe realmente um beneficio acrescentado para as plantas,ou esse beneficio a existir é tão marginal que acaba por ser um gasto perfeitamente dispensavél e seria melhor canalizar esses €€ para outras coisas que essas sim,comprovadamente façam a diferença,como por ex, o uso de um substrato de melhor qualidade,ou de melhor iluminação etc?? ;)

No teu caso em concreto,alguma vez utilizaste? :sleeping:

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu no meu aquário(Jardim do éden) ... usei. Se tem vantagens ou não .... fica ao critério de cada um.

As vantagens .... é a tal criação de uma corrente de "ar quente" que dizem ser útil na renovação e oxigenação do substrato.

As desvantagens ..... é preciso algum cuidado quando retiras as plantas ... porque algumas raizes "agarram-se" ao cordão do aquecedor.

Sinceramente .... acho dispensável .... mais importante é por ex. a qualidade da iluminação .... com utilização de bons reflectores e Lâmpadas.

Agora... existem opiniões de quem seja a favor ... e de quem seja contra o uso do aquecedor .... terás de ser tu a tomar a decisão.

Apenas te quero avisar .... que depois de montado ... de lá já não o tiras ... só desmanchando o aquário ... ;) .... portanto tens de tomar a decisão antes de montar o aquário. Mas claro ... podes sempre desligar o aquecedor ... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu no meu aquário(Jardim do éden) ... usei. Se tem vantagens ou não .... fica ao critério de cada um.

As vantagens .... é a tal criação de uma corrente de "ar quente" que dizem ser útil na renovação e oxigenação do substrato.

As desvantagens ..... é preciso algum cuidado quando retiras as plantas ... porque algumas raizes "agarram-se" ao cordão do aquecedor.

Sinceramente .... acho dispensável .... mais importante é por ex. a qualidade da iluminação .... com utilização de bons reflectores e Lâmpadas.

Agora... existem opiniões de quem seja a favor ... e de quem seja contra o uso do aquecedor .... terás de ser tu a tomar a decisão.

Apenas te quero avisar .... que depois de montado ... de lá já não o tiras ... só desmanchando o aquário ... :dance: .... portanto tens de tomar a decisão antes de montar o aquário. Mas claro ... podes sempre desligar o aquecedor ... ;)

Boas,

Parece que acabas por ter uma opinião muito parecida com a minha,no fundo aquilo é um pouco como o "melhorál"...não faz bem nem faz mál e a fazer bem é uma coisa minima o que nos faz pensar e com razão se vale a pena o investimento nisso. ;)

Agora que já o tens acredito que o usarás numa proxima montagem,mas hoje com o conhecimento das coisas que tens,se calhar não o tinhas comprado,estarei certo??... ;)

Embora no meu caso não fosse propriamente ter que desviar €€€ de coisas mais importantes para o aqua para comprar o aquecedor,uma vez que todo o material e equipamento já está escolhido e penso eu,modestia á parte bem escolhido,tanbem não sou pessoa de gastar só por gastar,ou se justifica o gasto ou não.

Pensando agora no tál argumento da circulação de agua nas raizes e na oxigenação do substrato...hummm...ocorreu-me aqui um pensamento,em aquarios acabados de montar com substratos ferteis,aguns tipo "bomba" como o power sand por ex.,será que essa movimentação de agua junto ás raizes não vai ter como efeito facilitar a passagem de nutrientes para a coluna de agua,coisa que tentamos evitar??? :scpsmile:

Tu por ex. recordo-me bem do teu calvario inicial com as algas e embora costumem aparecer numa certa fase do inicio,no teu caso parece-me que foi ainda mais cedo e com mais força,não digo que o culpado tenha sido unicamente o aquecedor de substrato,mas não terá "ajudado á festa"??? :scpsmile:

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Eu sou um dos que considera um aquecedor de fundo um bom investimento para plantados para os quais se pretenda uma duração alargada.

 

As vantagens são muitas:

 

  • Melhora o enraizamento;
  • Melhora de algumas plantas mais exigentes;
  • Melhora as trocas necessárias a manter uma boa colonização de bactérias no substrato;
  • Ajuda a manter a temperatura do aquário, normalmente com voltagens inferiores a um termoestato;
  • Regulariza a difusão de temperatura pelo aquário.

 

É claro que existem sempre outras prioridades. Considero que a preparar um aquário grande, bem desenhado e pensado, faz toda a diferença.

 

É claro que é apenas a minha opinião :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Parece que acabas por ter uma opinião muito parecida com a minha,no fundo aquilo é um pouco como o "melhorál"...não faz bem nem faz mál e a fazer bem é uma coisa minima o que nos faz pensar e com razão se vale a pena o investimento nisso. :sign_welcome:

Agora que já o tens acredito que o usarás numa proxima montagem,mas hoje com o conhecimento das coisas que tens,se calhar não o tinhas comprado,estarei certo??... :animal_fish:

Embora no meu caso não fosse propriamente ter que desviar €€€ de coisas mais importantes para o aqua para comprar o aquecedor,uma vez que todo o material e equipamento já está escolhido e penso eu,modestia á parte bem escolhido,tanbem não sou pessoa de gastar só por gastar,ou se justifica o gasto ou não.

Pensando agora no tál argumento da circulação de agua nas raizes e na oxigenação do substrato...hummm...ocorreu-me aqui um pensamento,em aquarios acabados de montar com substratos ferteis,aguns tipo "bomba" como o power sand por ex.,será que essa movimentação de agua junto ás raizes não vai ter como efeito facilitar a passagem de nutrientes para a coluna de agua,coisa que tentamos evitar??? :2gunfire:

Tu por ex. recordo-me bem do teu calvario inicial com as algas e embora costumem aparecer numa certa fase do inicio,no teu caso parece-me que foi ainda mais cedo e com mais força,não digo que o culpado tenha sido unicamente o aquecedor de substrato,mas não terá "ajudado á festa"??? :mellow:

Um abraço.

 

Respondendo à primeira questão:

-Logicamente, agora que o tenho, voltarei a utilizar nas próximas montagens. Principalmente, se voltar a optar por uma montagem "hightech", com moitas densas e tapete e algumas especies de plantas consideradas mais exigentes.

Em relação à segunda questão :

-De facto, tive um boom de algas aoinicio, mas nunca relacionei as algas com essa questão do aquecedor de fundo .... mas tambem tens de ver as coisas pelo lado positivo .... depois de as algas se irem embora .... as plantas cresceram em força e o tapete de cuba alastrou por todo o aquario.

Concluindo ... penso que a questão do aquecedor de fundo ... é discutivel... acredita... tens mesmo de ser tu a decidir.

Não te esqueças... que se optares pela sua instalação .... é o primeiro acessório a entrar na montagem. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 anos depois...
  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...