Peixe cometa parado no fundo do aquário


avianense

Recommended Posts

Olá!

Tenho um peixe cometa há cerca de uma semana e nos últimos 2 a 3 dias ele tem estado muito parado, no fundo do aquário, não mexe as barbatanas, até parece que nem respira. Só quando mexo no aqua ou quando ele nota a minha presença é que volta a nadar. Será por o tempo estar mais frio?

Ele está num aqua redondo de 5l, sem filtro nem nada.

Já sei q não é o indicado, será mudado p um aqua a sério logo que possível.

Tenho mudado 1/3 da água a cada 3 dias. Há dois dias acescentei um pouco de sal grosso na água pois estava com umas pintinhas brancas nas barbatanas, que se mantêm. Penso qie seria ictio. Será disso?

Que terá o peixinho?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Provavelmente ninguém respondeu porque tu já disseste tudo...aquário de 5L sem filtro e sem termostato. Variações grandes de temperatura, provavelmente níveis de amónia muito elevados, tornam o peixe muito susceptível a todo o tipo de doenças. Agora se é ictio ou não, é difícil dizer sem umas fotos. Mas fizeste bem em juntar o sal (só não metas demais) e em comprar o medicamento. Espero que o consigas salvar.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela tua resposta,

 

Já agora diz-me uma coisa, o meu pai tem um lago com uma série de peixes vermelhos, e eles duram anos e crescem imenso sem ele ter nenhum cuidado com eles a não ser dar-lhes de comer e ter água sempre a circular. Tem nenúfares e montes do lodo! ~Como é que é possível eles sobreviverem ao inverno, à chuva, etc? Será que o meu cometa seria mais feliz nesse sítio?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois num lago tudo fica mais natural...

 

O facto de a água estar sempre a correr, ajuda a eliminar alguns desses compostos azóticos que são tóxicos para os peixes. E mesmo esse lodo muito provavelmente contem algumas bactérias que ajudam a eliminar esses mesmos compostos. As plantas também funcionam como uma espécie de filtro natural, eliminando CO2 e nitratos. Não sei qual o tamanho desse lago. Mas sendo de certeza maior que 5L, as mudanças de temperatura são menos bruscas, ocorrendo naturalmente consoante a hora do dia e as estações do ano. E sim, na minha opinião, o cometa ficava melhor no lago.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há 4 dias comprei um medicamento para o ictio da marca MFC (NA 300L Wody) e estou a por na água do aquário e a fazer TPA diariamente. As manchas estão a desaparecer mas o peixe está cada vez mais apático. Já não come, só fica parado no fundo do aqua... Que faço? Devo deixar de por o medicamento? Ajudem-me por favor...

Junto uma foto que tirei ontem. Hoje tem menos pintas.

gallery_36702_1548_647528.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
  • 2 anos depois...

Eu tenho 3 cometas laranjas dentro de um aquário de 120 litros. A temperatura está na ordem dos 19/20ºC. Tenho plantas de superficie, e musgo de java. As pedras são de xisto e tenho uma bomba de recirculação com elementos filtrantes de esponja e carvão activado.

 

Um dos peixes está sempre muito parado no fundo, mas quando lhe dou comida vem comer e nada naturalmente, apesar de não abrir as barbatanas depois de comer... parece que está envergonhado ou com frio.

 

Será que me podiam dar uma ajuda àcerca do comportamento do bicharoco...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais