Alguém consegue identificar o que poderá ser ???


nmartinez

Recommended Posts

Boas,

De há uns dias para cá, apareceu no meu Escalar uma mancha/ferida branca junto à barbatana que não consigo identificar o que é. Neste momento até acho que está menor, mas não há meio de passar. O escalar parece ter um comportamento perfeitamente normal. Nada pelo aquário todo, alimenta-se bem. Tudo normal. O resto dos habitantes estão todos bem de saúde. Poderá ser uma ferida feita em algum xisto? (O hardscape são só xistos)

 

Alguém pode ajudar? Deixo aqui uma foto de como está hoje.

 

gallery_32331_1377_96371.jpg

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Os meus peixes tiveram isso (guaranis) . Esses pontos são fungos que se alastrão por todo peixe após alguns dias esses pontos ficam buracos. O tratamento que lhes fiz foi o seguinte:

 

1º retirar ocarvão activado e desligaro co2 se tiveres durante o tratamento.

2º aplicar baktopur direct de acordo com a capacidade do teu aquario , e deixar durante 3 dias atenção agua vai ficar amerela.

3º no segundo dia aplicar ectopur tambem de acordo com a capaçidade do aquario. Estes 2 produtos são da sera

4º apos os 3 dias colocar carvão activado durante 24horas, depois retirar e deitar fora.

5ºapós as 24horas fazer uma tpa de 30%.

os meus após isto ficaram impecaveis, os mais debilitados foram-se. Faz este tratamento o mais urgente possivel atenção esses pontos não são os ditos pontos brancos.

Faz o tratamento e diz alguma coisa.

 

f.andrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Uma colher sopa de sal grosso por cada 50L aumentas a temperatura para no minimo 28gº e no maximo 30gº e as plantas e o teu bolso não sofrem tanto com os tratamentos acima referidos

Quando vires que o escalar está bom faz tpas

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto que o Hugo Martins disse so e aplicavel se nao tiveres peixes sensiveis ao sal, se tiveres corydoras elas vao ficar muito mal se nao mesmo morrerem....

 

O problema poderá estar mesmo aí. Tenho uma cory, 10 tetras neons, 5 tetras limão e 1 trio de guppy's. Aos guppy's acho que não faz mal nenhum, mas agora aos tetras não sei qual poderiam ser as consequências.

 

A situação tem estado igual. Já me disseram que pode ser um fungo qualquer. Pelo menos não tem evoluido para pior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema poderá estar mesmo aí. Tenho uma cory, 10 tetras neons, 5 tetras limão e 1 trio de guppy's. Aos guppy's acho que não faz mal nenhum, mas agora aos tetras não sei qual poderiam ser as consequências.

 

A situação tem estado igual. Já me disseram que pode ser um fungo qualquer. Pelo menos não tem evoluido para pior.

 

 

Sim é verdade as corys não gostam de sal mas tambem há corys mais senciveis que outras se forem daquelas mais vulgares de que não me lembro agora do nome aguentam mais

 

Mas qualquer das formas coloca tipo uma colher de sopa por cada 100 litros de agua e a temperatura nos 30gº durante +- 48h e faz uma tpa de +- 40% e vais ver que a cory se aguenta, pelo menos as minhas aguentam mesmo com a dosagem anterior

 

 

Vai dando noticias :chores009:

 

Um abraço

Editado por Hugo Martins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando dizes mancha/ferida, tem algum buraco na cabeça?

 

se sim ve bem pq existe um parasita que provoca esses sintomas,

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso parece-me saprolegnia. É um fungo que come o peixe. O meu beta teve isso e furou-lhe a barbatana de um lado ao outro. Fiz dois tratamentos com Esha2000 e ficou bom.

 

Se for saprolegnia, se não tratares depressa vai-te fazer buracos no peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria informar, e após ter lido com bastante atenção todas as respostas, que passado algum tempo o Escalar está a recuperar a olhos vistos. Não fiz realmente nada. Apenas fui monitorizando muito bem a evolução. Neste momento já não aparenta a mancha branca. Vou continuar a observar e a colocar a evolução.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais