Gerador de CO2 Químico


babykhan

Recommended Posts

Boas

 

Muito obrigado nelsomsdias.

 

Estas garrafas são as da J. T. Baker, utilizadas para manter ácidos e outros líquidos utilizados em laboratório.

 

Resistem a mais de 6 (SEIS) Bares de pressão, testei e foi o tubo do CO2 que rebentou!

 

Se tiveres a possibilidade de testar antes, tens uns frascos no Jumbo cujo nome é "Frasco Elite" de Litro e meio de capacidade (sem tampa azul).

Não coloco o link pois não me é possível, mas se procurares por Frasco Elite no site Auchan (Home/Casa/Cozinha/Frasco E Caixas Para Guardar Alimentos) encontras. É um frasco em vidro de compota, com tampa em metal, que veda muito bem.

Custa 3.59, por isso a perda não é muita...

 

As de azeite não sei se darão, é só experimentar se aguentam a pressão e ver...

 

As minhas vedam, e o tubo não está sequer colado, fiz um furo inferior ao diâmetro e assim quando aumenta a pressão ele incha e veda.

 

 

Espero ter sido útil.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca nos meus aquários usei CO2, para já também não penso em fazê-lo, mas devo dizer que este teu projecto está um assombro, então no campo visual está de “encher o olho”( lembra-me a beleza dos pré amplificadores a válvulas, que felizmente se voltaram a usar em alta fidelidade ) sim senhor, e ainda por cima funciona, realmente a arte “moderna” é tramada.

Muitos parabéns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Muito obrigado pelos elogios boa ventura josé.

Foi uma variação (homenagem) inspirada nesses portentos audiófilos que me deu o mote.

Tentei fazer bonito, consegui fazer funcional, fiquei satisfeito.

 

Poderia ter ficado melhor? A resposta fica para uma próxima tentativa.

Acho que ainda consigo fazer melhor, esta segunda versão é a prova disso, espero vir a conseguir.

 

Mas como diria o outro (do tempo dos pré amplificadores a válvulas), "Grande, grande é a viagem".

 

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ismenio, obrigado pelo comentário preocupado, mas se lhe coloco uma grelha de protecção lá se vai uma parte substancial da diversão...

Sem protecção é muito melhor, não somente pela parte estética mas também porque se sente mais, há até estudos que o comprovam.

 

Não quero com isto dizer que se deva esquecer a segurança, mas que raio, descapotávelmente falando a coisa é mais vívida.

E além disso, quem é que quer viver para sempre?

 

Espero que o teu Quad te alegre tanto, quanto a sensação de realização que este projecto a mim me deu.

 

 

Hugo F Santos muito obrigado pelo comentário.

 

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Parabens pelo projecto, está muito bom. É sem duvida uma boa alternativo ao CO2 pressurizado!

 

Será que podias dizer para quanto tempo dura cada "carga" dos reagentes? E qual acaba primeiro o bica ou o acido?

Abraço

 

Fernando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Muito obrigado Fernando.

 

A uma bolha por segundo, a duração é de geralmente quarenta e poucos dias.

Como coloco os elementos a olho, varia ligeiramente, mas não chega aos dois meses.

 

O elemento que acaba primeiro também varia...

Às vezes o ácido reage com todo o bica presente na segunda garrafa, e então reaproveito-o.

Já me aconteceu também que, nem tudo o que me foi vendido como bicarbonato, o fosse realmente, tendo ficado um resíduo no fundo que não reagiu com o ácido.

 

É meio empírico.

Vês o que falta adicionar e repões.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Excelente mesmo.

Grande trabalho sim senhor ;)

 

A minha mãe ia adorar ver essa engenhoca na sala (antiguidades) :discuss_gathering:

 

Talvez um dia com calma venha a tentar realizar um projecto destes :D

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vi no caçadores de mitos no canal discovery os tipos a rebentarem uma casa com pastilhas para o ácido do estômago...

As pastilhas libertam CO2, será viável um DIY baseado em pastilhas?

O princípio parece-me ser o mesmo.

Cumps

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

tive oportunidade de ver pessoalmente este sistema e acreditem e' lindo xD e funciona 'as mil maravilhas xD

 

 

hang loose

---------

AQUA _ SeaBody - actualizaçao 19/07/2010 (fotos)

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=140635

Projecto em fase de contruçao(aquario para a escola, aceitam-se ajudas, peixes material e plantas):

blog: http://osfishesapddinis.blogspot.com/

calha de iluminaçao DIY:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=167097

160321d.jpgv3es0w.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais