Argila expandida


Recommended Posts

Boas,

 

Procurei neste forum sobre argila expandida e nâo achei nenhum topico. O que os adeptos amigos aquaristas aficcionados por discos acham de usar a argila expandida em nossos filtros biologicos como substrato para fixaçâo das bacterias nitrificantes. Estou utilizando a argila expandida em um aquario de 120 litros esperando os resultados, é so aguardar.

 

Abraços, Jesus Osmar :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Penso que seja uma boa opção no caso de não se desfazer.. há quem use areão simples...leca será bem melhor dada a alta porosidade da mesma... pode não ser tanta quando as cerâmicas próprias e caras... mas penso que será bem eficiente.

aqui

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Olá Boa Noite

 

Caro Jesus Osmar, argila expandida e "Leca" são rigorosamente a mesma coisa. "Leca" é simplesmente uma marca deste produto.

Eu utilizo num filtro este material com muito sucesso. Podes comprar este material, que se vende em várias granulometrias, compras do maior que encontrares, partes os grânulos grandes em partículas mais pequenas, sem os fragmentares muito, lavas e metes dentro do filtro.

Os grânulos partidos têm a vantagem de melhorar a superfície de fixação das bactérias porque o seu interior é muito poroso. A superfície exterior dos grânulos é muito "fechada" e é difícil o acesso das bactérias aos poros interiores porque estão obturados pelo exterior com argila fundida. É um bom material para a fixação das bactérias e não se dissolve na água. Basta a lavagem inicial, e problema resolvido. O ideal é a "Leca" britada (partida) manualmente, tal como disse anteriormente.

Um abraço

Martins de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

boas

 

nao é logout mas layout.

o pessoal nao o usa como substrato pq tem tendencia a flutuar.e sim é mt boa para ter como filtro biologico e barata.

como disseram aqui convem comprar com granulometrias maior e parti-las para ter um maior contacto com o interior do mesmo pois é mais poroso.

 

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

eu ainda sou novo por aki, e tenho uma duvida... a argila pode ser também usada como base para o aquario para fazer o logout?

ou por ser leve flutua?

 

Os melhores cumprimentos...

lpsr

 

Boas, eu já experimentei, e flutua, tens duas soluções:

 

1- Se a ferveres, com por exemplo um prato por cima para a manter submersa, tem a tendência a perder as bolhas de ar internas, no entanto alguns grânulos vão sempre flutuar, pois como disse o José Manuel, a superfície exterior é muito fechada;

 

2- Deixar de molho durante alguns dias, também aqui alguns grânulos não afundam nem a lei da bala, mas a maioria vai submergir eventualmente.

 

Quanto a propriedades, é inerte, com pH neutro, e sem quaisquer nutrientes próprios, eu usava apenas como substrato para postura de dânios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.