Mais um aquário de camarões


Arlindo

Recommended Posts

SETUP:

 

AQUÁRIO BLAU: 45X28X35 cm (CxPxA)

 

ILUMINAÇÃO BLAU: 1 X 18 w

 

AREÃO: Areia do Rio - grão pequeno

 

SUBSTRATO: ADA AQUASOIL AMAZONIA

 

SUBSTRATO FÉRTIL: FERTIPLANT

 

FILTRO: BOYU (Cascata)

 

AQUECIMENTO: SERA 50w

 

FLORA: Anubia Nana, Anubias Cofeifolia, Feto de Java e Hemianthus Callitrichoides "Cuba"

 

HARDSCAPE: Troncos Red Moore Mood e Xistos.

 

FUNDO: vai ser colocado fundo preto

 

 

O material tardou a vir...Foi caso para desesperar e, não fosse por capricho (Um aqua da blau), teria optado por desistir deste e comprar outro aquário por metade do preço.......

 

gallery_17545_1301_156420.jpg

 

 

Aqui está o lindinho....

gallery_17545_1301_167.jpg

 

 

Os substratos escolhidos (desta vez não usei o humus Plus da PRODAC por ser difícil de encontrar)

gallery_17545_1301_169813.jpg

 

 

A rede

gallery_17545_1301_154562.jpg

 

 

O Aquário já colocado e com a base por baixo

gallery_17545_1301_100064.jpg

 

 

Usei Substrato fértil e o substrato Aquasoil, unicamente por causa do tapete de Cuba. Senão fosse esta dita planta,

como o resto são anubias e fetos bastaria a utilização de um areão inerte.

gallery_17545_1301_77038.jpg

 

 

Acabar de colocar o substrato fértil... Deixei alguns centímetros nas laterais e à frente sem o colocar. A ideia é, depois de colocar a camada superior (ADA aquasoil) não se ver 2 camadas diferentes e só se ver o aquasoil.

gallery_17545_1301_79599.jpg

 

 

Desta vez coloquei uma rede. Comprei-a a metro no Max Mat. Podem comprar em qualquer síto que vendam artigos para Jardim. Vi este pormenor numas andanças pela net (os gajos eram Japoneses) e achei que poderia ser uma manerira de não misturar o substrato fértil com o aquasoil, uma vez que as cores de ambos são diferentes.

Para além disso, se quiser desmontar tiro o solo em separado (os japoneses são demais).

gallery_17545_1301_141711.jpg

 

 

A ideia neste aquário era utilizar areia quase a meio de forma a parecer um rio e dar também contraste.

Para fazer a delimitação usei uma capa plástica, daquelas para colocar folhas A4 e cortei-a às tiras. É necessário

colocar pedras para segurar as tiras e fazer o enchimento com os diferentes materias.

gallery_17545_1301_171240.jpg

 

gallery_17545_1301_48192.jpg

 

gallery_17545_1301_125304.jpg

 

gallery_17545_1301_1936.jpg

 

Já sem as tiras de plástico e sem algumas pedras que servirão de apoio para o enchimento

gallery_17545_1301_130625.jpg

 

A Fase da plantação....

Comecei por colocar água de modo a que o substrato ficasse molhado e pesado. Antes disso, andei armado em artista, com um pincel na mão a retirar bocados de areia das pedras, etc. Ao fim de um bom bocado levei uma boca da minha mulher... (é que eu estava era a pensar no pincel que era comecar a plantar a Cuba pé a pé.....)

gallery_17545_1301_18513.jpg

 

Coloquei-a numa tijela e vai disto (Obrigado ao meu amigo João - Canito - que me ofereceu estas podas do seu Jardim do Éden :thumbup3: )

gallery_17545_1301_57465.jpg

 

O pequeno suplício.....

gallery_17545_1301_34179.jpg

 

A Cuba plantada

gallery_17545_1301_63307.jpg

 

O resultado quase final (falta colocar fotos com as anubias e os fetos plantados):

gallery_17545_1301_154361.jpg

 

gallery_17545_1301_11989.jpg

 

gallery_17545_1301_13817.jpg

 

gallery_17545_1301_110331.jpg

 

Considerações:

 

A água esteve muito tempo esbranquiçada, resultante do uso de Denitrol (colocação de bactérias) e de o aqua e filtro não estarem ciclados. Este a ciclar 15 dias e já teve invertebrados (vulgos caracóis) e também tem agora camarões.

 

Como me haviam avisado o aquasoil está por cima da areia. É muito leve; como os caracóis tinham cerca de 1 cm de diâmetro retirei-os porque pensava serem eles os causadores do sucedido. No entanto, coloco também as culpas nos camarões e na corrente provocada pelo filtro.

Moral da história: fiquei contente com esta montagem e se me chatear com esta mistura, tiro a areia do Rio e coloco o Aquasoil (afinal tenho a tal Rede que me facilitará este trabalho).

 

 

Um abraço a todos.

 

Arlindo

Editado por Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ainda é cedo para opinar sobre o layout, quando meteres as palntas... mas para já estou a gostar.

A iluminação é que penso ser muito fraca para a HC.

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ainda é cedo para opinar sobre o layout, quando meteres as palntas... mas para já estou a gostar.

A iluminação é que penso ser muito fraca para a HC.

 

Cump.

 

Viva António,

 

Em relação à luz, talvez seja pouca. No entanto, esta relação litros/ watts é um pouco discutível, tal como outras. Tenho um aqua de 80 (apenas com 38 w de luz e havias de ver como está exuberante, até tem uma parte com glosso que nunca levantou - o que significa que não tem falta de luz, senão crescia vertivalmente).

Não sei se a Cuba vai arrancar com esta iluminação (espero que sim, no entato, por ter poucos watts, talvez demore meses a alastrar).

Uma coisa que não referi foi, que estou a usar CO2 da Nutrafin para ajudar o arranque da Cuba.

Como vou colocar CRS, terei de estudar se o retire ou não.

 

Quando for possível tiro uma foto ao aquário como está (com as anubias e os fetos no sítio e também com os Reds e os supostos Amano que talvez não o sejam).

 

Cpts.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Está a ficar muito bom,gosto da maneira como a areia está colocada,e depois as duas cores juntas ficam muito bem,essas plantinhas quando crescerem o aqua vai ficar muito verdinho,devem é dar uma trabalheira para plantar,mas vale sempre a pena o tempo perdido!!

Ficamos á espera de actualizações.

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito interessante e bonito,

Uma verdadeira paciência de chinês!

 

Posso dar uma ideia? para a próxima se quiseres um material mais consistente para separar a areia usa um acetato, é mais fácil colocar, o plástico das bolsas é muito mole, na minha opinião!

 

Espero para ver a evolução, parabéns

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Arlindo,

 

Ora ai está ele, montado já está agora vamos lá ver como é que evolui :animal_fish:

 

Gostei bastante da disposição das pedras.

 

Eheh grande paciência a plantar a cuba, mas vale bem apena, e quando ela crescer deve ficar um espectáculo!!

 

Fico à espera de umas fotos já com os troncos e as restantes plantas

 

Um abraço :thumbup3:

Editado por Francisco P.

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aposto que foste a mesma loja que eu...!

 

 

tens quase tudo igual mas olha eu tenho 27 litros practicamente tudo igual e tenho duas lapadas dessas menos altura de agua e acho que nao chegam para o glosso e as lampadas sao as mesmas e tenho co2 mesmo no limite para os camaroes

 

e esse filtro ando com serias divudas se esta a fazer um bom trabalho ele tem uns 200litros por hora mas nao me faz cirsculçao nenhuma quase

 

 

so quero ver como é que vais manter os substratos separados

 

 

mas ta bem giro quando a cuba crescer (se crescer) vai ficar um espetaculo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

...gosto da maneira como a areia está colocada,e depois as duas cores juntas ficam muito bem,essas plantinhas quando crescerem o aqua vai ficar muito verdinho,devem é dar uma trabalheira para plantar...Ficamos á espera de actualizações.

cumps.

Sim, se a Cuba crescer, vai ficar mais verdinho...

 

 

...Uma verdadeira paciência de chinês!

 

Posso dar uma ideia? para a próxima se quiseres um material mais consistente para separar a areia usa um acetato, é mais fácil colocar, o plástico das bolsas é muito mole, na minha opinião!

 

Espero para ver a evolução, parabéns.

 

Luisa Fonseca

 

Luisa...foi mesmo paciência de chinês, tal como relatei nas fotos, andei não sei quanto tempo a olhar para ele (aquário) e para ela ("Cuba") antes de meter mãos à obra. No final, achei que até foi menos demorado do que estava à espera, até porque a àrea que está coberta é pequena e este aquário é de pequenas dimensões.

 

O material que usei era rijo suficiente, no entanto, fica mais uma sugestão, da Luisa, da utilização de acetato para separar os materiais na fase de enchimento.

 

 

Viva Arlindo,

 

Gostei bastante da disposição das pedras.

 

Eheh grande paciência a plantar a cuba, mas vale bem apena, e quando ela crescer deve ficar um espectáculo!!

 

Fico à espera de umas fotos já com os troncos e as restantes plantas

 

Um abraço :smile2:

 

Viva Francisco,

 

Como sempre já sabes...temos de combinar para vires ver mais um aquário "do teu vizinho". Talvez não coloque neste aquário uns bichinhos, que devem chegar perto de dia 20 deste mês e coloque no aqua maior (15 CRS e 5 diamond).

 

aposto que foste a mesma loja que eu...!

 

tens quase tudo igual mas olha eu tenho 27 litros practicamente tudo igual e tenho duas lapadas dessas menos altura de agua e acho que nao chegam para o glosso e as lampadas sao as mesmas e tenho co2 mesmo no limite para os camaroes.

 

e esse filtro ando com serias divudas se esta a fazer um bom trabalho ele tem uns 200litros por hora mas nao me faz cirsculçao nenhuma quase.

 

so quero ver como é que vais manter os substratos separados.

 

 

mas ta bem giro quando a cuba crescer (se crescer) vai ficar um espetaculo

 

Se calhar fui à mesma loja, tendo em conta o sítio em que resides. :thumbup3:

 

Bem, em relação à iluminação, percebo o que queres dizer (como também o António Soares já referiu), os 18w podem ser muito curtos e a Cuba poderá não desenvolver e morrer ou, desenvolver muito devagar. Em relação ao CO2, só o coloquei por causa desta dita planta e coloquei da Nutrafin por ter o Kit arrumado a um canto, por não ter espaço no s´tio onde está o móvel para colocar um sistema pressurizado e, claro, pelo custo inicial. A minha ideia é utilizar apenas no arranque da "Cuba" e depois, em princípio retirá-lo. Até porque, não tenho, nem pretendo colocar mais plantas e por causa da saúde dos camarões.

 

Em relação ao filtro de cascata, partilho a mesma opinião mas, como sempre tive e tenho filtros exteriores posso estar mal habituado. No entanto, no outro dia coloquei um filtro interior (para ver se tinha melhores resultados) e parecia quelas imagens do Oeste...tudo a voar. Em relação aos filtros externos, sempre ponderei que para este o 2211 seia uma boa opção, só que não vem com torneiras (dá para reduzir potência à saída)e comprando-as, posteriormente, sairia caro. O 2213 já vem mas não se adequa ao local e é muito potente para a dimensão do aquário.

 

No que diz repeito à "mistura de sabores", se les-te desde o início, diria-te... com aquela rede que coloquei entre os dois materiais :wink: Agora, se estás a referir-te à areia de rio e o aquasoil... não vou. O aquasoil é mais leve e sobrepõem-se. Fica a fotografia, a manutenção e se me chatear utilizo retiro a areia e fica só o aquasoil. Até porque não iria utilizar xisto ou outro material para fazer canteiros porque, não considero que fique bem esteticamente.

 

Um abraço a todos.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Francisco,

 

Como sempre já sabes...temos de combinar para vires ver mais um aquário "do teu vizinho". Talvez não coloque neste aquário uns bichinhos, que devem chegar perto de dia 20 deste mês e coloque no aqua maior (15 CRS e 5 diamond).

 

E este vai ficar com que espécie de camarões, só Amano?

 

Então e os CRS já começaram a dar frutos (reproduzir) ou nem por isso? A ver se começam que secalhar ainda faço umas compras ;)

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Excelente este teu aqua para camarões.

Em relação à Cuba .... como sabes .... a cuba gosta de uma agua rica em nutrientes .... e os camarões ... nem por isso.

É uma questão de arranjares ... um ponto de equilibrio ..... ;)

Seja como for .... ainda é cedo para tirar conclusões .... vamos dar tempo ao tempo .... :rolleyes:

De resto .... o que dizer .... muito bem conseguido este aqua .

Admiro a tua paciencia para fazeres esses "caminhos" e misturas de areão ... até meteu redes e tiras de plástico. :thumbup3:

O que dizer .... tás em grande .... :girlhitboy:

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E este vai ficar com que espécie de camarões, só Amano?

 

Então e os CRS já começaram a dar frutos (reproduzir) ou nem por isso? A ver se começam que secalhar ainda faço umas compras #food

 

Viva Francisco,

 

Para já, tem os supostos Amanos, Reds e umas coisinhas pequeninas que, se vieram na rede (quando estive a pescar os Red) são Caridina Babaulti var. Green, senão, se nasceram no aqua os Amano não são Amano. :)

 

Vamos ver como é que se vai dar a Cuba e os restantes habitantes com CO2. É que tenho receio de colocar lá bichinhos caros e eles morrem, até porque este aqua é muito pequeno e portanto o seu equilíbrio é mais difícil...qualquer erro pode ser fatal....

 

Os CRS estão no outro aqua de 80 cm e tenho filhotes cerca de 6/ 7. Vamos ver se sobrevivem e crescem. Os que vão chegar também vou colocar no de 80 cm por ser maior e reunir mais condições de estabilidade.

 

Boas.

Excelente este teu aqua para camarões.

Em relação à Cuba .... como sabes .... a cuba gosta de uma agua rica em nutrientes .... e os camarões ... nem por isso.

É uma questão de arranjares ... um ponto de equilibrio ..... ;)

Seja como for .... ainda é cedo para tirar conclusões .... vamos dar tempo ao tempo .... :P

De resto .... o que dizer .... muito bem conseguido este aqua .

Admiro a tua paciencia para fazeres esses "caminhos" e misturas de areão ... até meteu redes e tiras de plástico. ;)

O que dizer .... tás em grande .... :P

Abraço

 

Viva Johnyyyyy

 

Pois é ... luz...fertilização...CO2....

 

Em relação à separação, em relação à rede já expliquei e em relação ao enchimento/ separação dos materiais não inventei nada de novo, socorri-me ao que tinha à mão... ;)

 

Ahhhhh....já anda a circular que vais fazer uma nova aquisição para um plantado .... ;)

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva.

vou acompanhar a evolução deste aqua. estou curioso...

 

já agora, esse fitro (boyu) é silencioso? o meu faz uma barulheira (para o tamanho que tem)!?!

troquei as esponjas por umas cerâmicas da eheim e por um pedaço de lã de vidro e estou na dúvida se terá sido disso...

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva.

vou acompanhar a evolução deste aqua. estou curioso...

 

já agora, esse fitro (boyu) é silencioso? o meu faz uma barulheira (para o tamanho que tem)!?!

troquei as esponjas por umas cerâmicas da eheim e por um pedaço de lã de vidro e estou na dúvida se terá sido disso...

 

abraço.

 

Viva Carlos,

 

A ferragem não é muito fácil e se tiveres a oxigenar faz muito barulho. O meu estalei-o um pouco por causa da esponja/ volume de protecção (camarões) e ficou a fazer mais barulho.

 

Um abraço.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei da ideia, parece-me é com escassos esconderijos, mas com o desenvolvimento das plantas pode ser que chegue a bom porto, quanto ao filtro parece-me bastante fraco, mas é uma opinião. Boa sorte e força nisso.

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei da ideia, parece-me é com escassos esconderijos, mas com o desenvolvimento das plantas pode ser que chegue a bom porto, quanto ao filtro parece-me bastante fraco, mas é uma opinião. Boa sorte e força nisso.

 

Francisco Ramalho

 

Olá Francisco,

 

Tem poucos sítios de sombra, apenas um pouco do lado direito que é dado por fetos e anubias e também as ranhuras da esponja do filtro (que eles amam).

Em relação ao filtro já expiquei a razão deste e não de outro (espaço e €€€€€€). Vou ver como corre com este. Até agora está tudo bem. Não tive baixas e já tive filhotes dos camarões que não consigo identificar mas, que de certeza que não são Amano. Mas sobre esta incerteza abri um tópico para me ajudar a identificar a espécie:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=122201

 

Cpts.

 

Arlindo

Editado por Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Li o tópico um pouco na diagonal e não sei já alguém disse isto.

 

A ideia da rede é boa, acho que tb já vi qualquer coisa assim, mas quando desmontares o aqua cheira-me que vais ter as raízes todas agarradinhas à rede!! Ou seja, vais ter um belo petisco... :flick_tongue:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Li o tópico um pouco na diagonal e não sei já alguém disse isto.

 

A ideia da rede é boa, acho que tb já vi qualquer coisa assim, mas quando desmontares o aqua cheira-me que vais ter as raízes todas agarradinhas à rede!! Ou seja, vais ter um belo petisco... :)

 

Abraço

 

Viva Rui,

 

A ideia da rede é evitar que o substrato da ADA e a Areia se misturem com o substrato fértil. Penso não ir ter esse problema porque só conto ter anúbias e fetos e não vou colocar plantas de caule que, se tivesse aí sim, mesmo a replantá-las teria de ter uma mão a apoiar o substrato e outra a puxar a planta para as raízes não levantarem tudo como se fosse um tapete. :flick_tongue: Obrigado na mesma pela chamada de atenção.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não me expliquei bem... Depende também da altura de aquasoil que tiveres, mas a Cuba tb consegue chegar à rede. No entanto parece-me que isso não irá acontecer com facilidade...

 

Sem plantas de caule ou plantas que tenham raízes fortes, como Echinodorus e Cryptos, a ideia é realmente boa. :mrgreen:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Já estamos no final de Outubro................

Grande falta de actualização..............

 

Aqui vão fotos de como a cuba ficou:

 

gallery_17545_1301_117441.jpg

 

gallery_17545_1301_161078.jpg

 

gallery_17545_1301_30338.jpg

 

gallery_17545_1301_191702.jpg

 

Moral da história:

 

O efeito rio, tal como eu o fiz(sem materiais separadores) perdeu-se com a deslocação do aquasoil para cima da areia e tb com a ajuda dos camarões.

 

No início e para a cuba arrancar bem (ainda sem fauna) dei-lhe cápsulas e CO2 caseiro. Depois de introduzir os camarões parei com o CO2 caseiro por este ser difícil de controlar a nível da sua saída.

 

Luz insuficiente levou a que a cuba crescesse na vertical, sem espalhar muito para os lados.

 

Nunca foi aparada, na grande maioria, porque um membro já levou alguma.

 

A minha ideia é dar-lhe uma valente poda e comecar a replantá-la (espalhá-la por todo o fundo)mas, quem já plantou/podou cuba sabe a batalha que tenho à minha frente...por isso digo que é para amanhã porque hoje joga o Benfica, e que amanhã não posso porque....

 

A cuba está um pouco feiota e amarelada mas, não faço fertilização (liquida)desde os dois meses de vida deste aqua por causa dos crystal e dos restantes "camarões arco-íris"(apenas coloquei 2 cápsulas à uma semana). Sabendo que ela está assim devido a carências de nutrientes.

 

Saudações aquarofilicas. :puppydogeyes:

 

Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, a cuba a cresce na vertical porque tens pouca luz... era de esperar, mas desenvolveu-se :puppydogeyes: Porque nao apostas noutra iluminação mais forte ? fazes uma poda nessa e esperas o seu desenvolvimento :Fade-color

 

Agora, como tens CRS, torna a coisa mais difícil na fertilização liquida... ou arriscas e fertilizas mesmo muito pouco pode ser suficiente para que a cuba deixe de ficar amarela, ou entao aposta numas capsulas boas (Elos Terra Zero) e enterras no subtracto e ve os resultados :smile2:

 

Sabes que isto ter cuba, sem CO2 e sem fertilizacao liquida é dificil ;)

 

Mas nao desistas :juggle:

 

Forca com isso

 

Cmps, Joel Bonifácio.

Editado por Joel Bonifácio

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, a cuba a cresce na vertical porque tens pouca luz... era de esperar, mas desenvolveu-se :eusathink: Porque nao apostas noutra iluminação mais forte ? fazes uma poda nessa e esperas o seu desenvolvimento biggrin.png' alt=':biggn:'> Bem, mais iluminação ...com três aquas já pensava era em comprar umas acções da EDP, ehehehehe

Agora, como tens CRS, torna a coisa mais difícil na fertilização liquida... É por esse motivo que não quero arrisar...

 

Sabes que isto ter cuba, sem CO2 e sem fertilizacao liquida é dificil ;)[hayp!

 

Mas nao desistas biggrin

 

Forca com isso

 

Cmps, Joel Bonifácio.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Boas o efeito rio perde-se com o areão porque estes são criados penso eu artificialmente ,são muito leves e a propria movimentaçaõ do filtro pode espalhar tudo ,ando tambem a pesquisar em dobrar acrilico, o que poderá ser uma solução para delimitar areão branco e fino ,poderá ser uma suloção depois de escondido com algumas pedras pelo caminho.

mas mesmo na vertical ficou muito bom e cresceram

 

Parabens

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais