Bateria de 3 aquarios


Pelagus

Recommended Posts

Boa noite! Bem venho aqui deixar uns updates da minha bateria e gostava de receber criticas :), eu já tinha deixado aqui o post da bateria mas ou ele desapareceu ou fugiu :P, vou começar do inicio com varias fotos:

o começo (projecto em "papel"):

composto por 3 aquarios de 50x30x30 e uma sump, sistema de agua em cascata, vai caindo de um pa outro até ir á sump depois volta pró primeiro aquario outra vez, o objectivo será no aquario 1 um casal de ramirezis, no 2 um casal de apistogramas e no 3 camarões (red cherry pa começar)
FishTower-Model.jpg

a estrutura em aço inox (penso que é assim) de 5mm de grossura, é bastante forte e não verga ou dá hipotese disso
IMG_0250.jpg

os aquarios, tinha vidro em casa então toca de aproveitar :) posteriormente os vidros de trás foram pintados de preto por fora
IMG_0255.jpg


a oficina, neste momento tava a pensar nas calhas que iam levar umas lampadas pll de 36w
IMG_0542.jpg

e as calhas propriamente ditas:
o molde
IMG_0544.jpg
e o final
IMG_0545.jpg
IMG_0546.jpg

depois foi encher tudo de agua e verificar se o sistema tá a funcionar bem, pois tive alguns problemas em relação á bomba porque o não consigo ter um bom escoamento de agua de aquario pa aquario :S e a bomba em si tb não tava a dar mt :S ainda tenho que ver uma melhor maneira de isto funcionar e escoar bem a agua, pk queria por uma bomba mais forte mas depis tenho esse problema de escoamento, alguém tem opiniões? já pensei no overflow de aquario pa aquario apesar de já ter furado os vidros de lado o que se pode tapar depois.

mais pa frente já tudo montado, calhas com lampadas:
IMG_0557.jpg

conjunto:
IMG_0552.jpg

aquarios sem nada ainda de especial, os dois primeiros com akadama e substracto fertil da tropica, o 3º com areão normal de rio e um preto á frente, comprei um vaso de cuba e elocharis pa testar, objectivo será fazer um tapete de um e de outro, o pormenor do tubo azul é tb pa remodelar e pensar isso de outra maneira :P o azul axo que não fica ali mt bem :)

aquario de cima:
IMG_0547.jpg

do meio:
IMG_0554.jpg

e o ultimo:
IMG_0550.jpg

a sump:
IMG_0551.jpg

concluindo, gostava bastante de receber as vossas criticas :) os aquarios vão ser compostos por pedras, troncos e mais plantas, estas tão só á experiencia.

obrigado a todos pela paciencia de ver as fotos todas, se quiserem perguntar alguma coisa é só dizer!

cumprimentos
Paulo Oliveira

Editado por João Branquinho
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom trabalho Paulinho..Está muito interessante a ideia..só acho que ficava mais "bonito" se rematasses a estrutura metalica em cima e fizesses desaparecer os fios e a Sump atras de qualquer coisa ..mas assim está bom também.

Bj

Editado por Ypsilone
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá dona Rita!! ;) sim os fios das ligações são pa ir pa dentro de uma calha branca dakelas que se poe nas paredes pa passar os fios, isto pa ficarem mais arrumadinhos, a sump é pa ficar debaixo do ultimo aquario.. agora ainda não tá por causa da bomba que não dá débito pa essa altura toda bem como do escoamento de agua pk se ponho uma bomba mais forte o aquario vai transbordar!

 

Obrigado pela critica! :character0050:

 

Cumps

Paulo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

tão só aparafusadas entre elas e não tá presa á parede em principio não há problema pk a estante em si é bastante robusta.

 

Obrigado e cumps

Paulo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim as cantoneiras sao robustas sim

 

mas ja esperimentaste dar-lhe um encontrao para ver se ela abana

 

e que so com parafusos pode ter alguma oscilaçao logo esta sujeita a tombar

 

fica bem

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

um update! :D

 

IMG_0579.jpg

IMG_0573.jpg

IMG_0604.jpg

IMG_1468.jpg

IMG_1467.jpg

IMG_1466.jpg

IMG_1465.jpg

IMG_1464.jpg

IMG_1463.jpg

IMG_1439.jpg

IMG_1436.jpg

IMG_1433.jpg

 

a minha fauna aumentou com os camarões (reds, bee e japonica), casal ramirezis (que comprei como casal mas tenho as minhas duvidas :S) e uns apistogramas cacatuoides gold/red (casal)

 

a flora está a crescer mt bem, no principio tive umas quantas algas mas depois de por plantas de crescimento rápido elas lá desapareceram, a cuba está a evoluir bem ;) a glosso tá a ir mais devagar mas já tá a crescer e a ver-se os novos rebentos..

 

cumps a todos

Paulo Oliveira

 

Moderadores: se puderem mudem-me o topico (secalhar, fica á vossa opinião) para fotos e videos pk o DIY foi o principio e agora é mais o desenvolvimento dos proprios aquas, obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bela montagem.

As cores finais de layout ficam 5*****

 

E já me deste uma boa ideia para a calha.

Há hipotese de colocares uma foto do local onde colocaste os balastros?!

E, se nao for pedir muito, ai as medidas da placa de inox?

Carlos Fonseca.
O nosso Aqua... O nosso NanoAqua... 1 dos meus albuns fotograficos

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


FeedBack Carlos1979

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas carlos1979, desde já obrigado pelo comentário :flick_tongue: em relação aos balastros tão por baixo da estrutura numa caixinha de madeira e de lá é que saem os fios por uma calha atrás do aqua que depois faz a distribuição para as calhas, se não quiseres deixar os balastros longe das calhas, sempre podes fazer como algumas calhas que aparecem por aqui modificadas só que essas tem vidro pa proteger de humidades, em relação á calha, qual o tamanho que queres? eu fiz um esquema no autocad e tirei as medidas, planifiquei e imprimi depois foi só cortar "por cima" na chapa, diz-lhe o tamanho do aquario e a altura da calha pró aquario, ve mais ou menos, as minhas calhas estão mais ou menos a 18 centimetros de altura

 

de seguida vou meter uns updates das "Tocas" dos casais :) ou supostos casais (em relação aos ramirezis)

 

cumps

Paulo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

IMG_1505.jpg

 

IMG_1506.jpg

 

aquela pedra não é pa ficar ali como é óbvio :) tá só a segurar o tronco de videira que ainda vem ao cimo

IMG_1507.jpg

 

IMG_1508.jpg

 

IMG_1501.jpg

 

Obrigado a todos! e agradecia mais comentarios ou tá assim tão mal? mm que teja digam! não se envergonhem :flick_tongue:

 

cumps

Paulo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns, gostei bastante dos teus aquários bem como da fauna escolhida para eles. Só trocava os Red Cherry para uns Crystal Red :music_singguitar:

 

 

posteriormente os vidros de trás foram pintados de preto por fora

 

Com que tipo de tinta é que pintas-te? Costuma haver há venda em grandes superfícies tipo AKI, Maxmat, etc... Já agora é muito cara?

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas paulo

 

a glosso e a cuba pelo que vejo parece estar tudo bem , iluminacao e co2 fixe .

tambem fazes fertilizacao?

os apisto`s estao exelentes.

 

paulo

 

Boas! sim a glosso e a cuba tão a começar já a alastrar-se mas tenho que ter cuidado pa não se misturarem ;), tb faço fertilização, quando mudo de agua ponho micros, depois conforme o estado das plantas ponho potássio tb e ferro quando há que agora infelizmente não há :S tenho que comprar.. obrigado!

 

 

Parabéns, gostei bastante dos teus aquários bem como da fauna escolhida para eles. Só trocava os Red Cherry para uns Crystal Red :thumbup3:

 

 

Com que tipo de tinta é que pintas-te? Costuma haver há venda em grandes superfícies tipo AKI, Maxmat, etc... Já agora é muito cara?

 

Boas! pois os Crystal são bem bonitos mas secalhar mais pa frente troco os reds por crystal, agora foram reds pk era o inicio do projecto e a primeira vez que ia ter camarões e aconselharam-me a por reds primeiro, no aquario dos apistogramas tb tenho uns bee mas não os vejos ou é rara a vez, em relação á tinta eu pintei com a tinta que sobrou da estrutura de ferro, é uma tinta simples, desde que agarre ao vidro e deixes secar bem axo que não irás ter problemas, no aki e maxmat com certeza que arranjas tintas a bom preço e que servem..

 

Obrigado aos dois por comentarem!

 

Cumps

Paulo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

esta muito fixe a tua "bateria" ;)

 

Fazes algum tipo de fertilização ?

 

 

Cumps

 

Boas! Obrigado desde já, sim faço fertilizações, micros, potassio e ferro! embora neste momento não tenha ferro e estes aquas mal levaram ferro. Alguns conselhos que queiras dar? :yahoo:

 

Cumps

Paulo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais um update do aquario de cima com os ramirézis, levou mais uns troncos de videira com musgo e uns pés de fetos de java que tavam a crescer anteriormente:

 

IMG_1585.jpg

IMG_1582.jpg

 

depois mais duas fotos do apistograma ;)

IMG_1530.jpg

IMG_1511.jpg

 

alguém sabe se eles tem algum ritual de acasalamento? é que ele anda sempre a seguir a femea e depois ela poe-se de lado mas não sei vou aguarda pa que surja novidades.

 

obrigado a todos e desculpem-me pela seca de fotos que são obrigados a ver :)

 

cumps a todos!

Paulo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...