Kinguio caindo pedacos da cauda.


Recommended Posts

Pessoal,

Tenho 2 kinguios de tamanho médio vivendo atualmente em um aquário de 48 litros. As pedrinhas do fundo são dolomitas, pois entendi que elas ajudam a manter o PH da água entre 7 e 7,5. A filtragem é feita por um filtro externo da Azôo para 50litros e um canister Eheim Ecco 2236 para 350litros. Tenho um termostato e procuro manter a temperatura da água entre 25 e 27 graus. Tenho um esterilizador UV de 8watts e faço acompanhamento quase diário para manter os níveis de amônia, nitrito e nitrato em 0 e o PH em 7 ou 7.5. Quando algo sai de controle, faço troca parcial da água através de sifão. Quando as trocas ocorrem coloco aquasafe, nutrafin e um pouco de azul de metilenio, tudo isso com o UV desligado. Tudo ia bem... até dois meses atrás.

 

De uma noite para o outro dia, caiu um pedaço da cauda do meu kinguio maior. Observei que havia filamentos vermelhos como veias cheias de sangue e pequeno pontos brancos como ictio. Já tentei de tudo... aumentei a temperatura da água para 29 graus, trocas parciais a cada 3 dias, adição dos medicamentos melafix e baktopur. E nada, parece que vai melhorar... e voltam a aparecer os pontos brancos e os filamentos.

 

Por favor, me ajudem.

Obrigado Luciomar.

3272595793_b2d017e4fb_m.jpg

3272594593_ea2104b106_m.jpg

3273413520_b73f77bff1_m.jpg

3273412176_085538bc65_m.jpg

3272590877_14cc69d90b_m.jpg

3273408718_e527fd69f5_m.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas noites esta a dar me imensa pena ver o peixe assim os pontos pretos ja estavam quando comprou o peixe..ele esta mesmo em mao estado..encontrei isto para si pode ser que sirva: http://www.vidaaquatica.com.br/cp/loja502/web/doencas.asp , gostaria sineramente ajudar lo..mas sou novato nisto...ouvi dizer que metendo 2 gramas de sal do grosso para cada 1litro de agua fa bem ao peixes tambem...as caudades nascem de novo...mas aparece me que tem muitas doencas ao mesmo tempo..quanto tempo durou o tratamentos tem que ver isso melhor..nao é em dois ou 3 dias que isso passa leva algum tempo...caso nao tenha respostas de outros membros aconselho lhe pesquisar na intenet a cerca de isso cumprimentos mande dps um MP para saber como esta o peixe ou ficarei atento a isto cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Angel51 pela preocupação. Li tudo o que estava escrito nos dois links que você me enviou, no primeiro link tem uma descrição de doença que se assemelhou ao que os meus kinguios estão apresentando... Costiose! Amanhã vou comprar os remédios indicados no link... Labcon Ictio e Labcon Aqualife. O segundo eu já tenho. O meu receio é colocar muito remédio e piorar a situação. Mas, vou com calma.

Os meus peixes já estão com esta problema a 1 mes... Melhora e depois piora... Parece que o medicamento que eu estou usando (baktopur) é fraco para resolver em definitivo.

Os pontos pretos são deles mesmo, creio que seja de nascença... Pois chegaram assim. O problema são os pontos brancos e os filamentos, iguais a veias humanas, na cauda. Graças a Deus, parou de cair os pedaços... o maior (laranjito) eu consigo observar que a cauda começou a crescer nos locais que sofreram queda. A rosita (menor) esta sem os filamentos vermelhos, mas eu observo um pouco dos pontos brancos.

Tudo de bom, e mais uma vez obrigado pela ajuda!

Luciomar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho dois peixes desses e tem cairam algumas escamas andei em doido paras saber o que é..tem que ter paciencia, os remedios duram algum tempo agir....tem que seguir cuidosamente as indicaçoes, uma coisa é certa o peixe daqui alguns tempos morre de certeza..por isso convem ja tratar de isso...informa-se noa loja que costuma ir,, e leve fotos do peixe...agradeço que me mantenha informado seja no topico seja por MP....enquanto as escamas que tao a perder os meus nao sei..mas aquilo tambem nao +e de alarmante e o que o dono da loja me disse foi..tem que ter paciencia nao convem ja meter remedios sem saber o que pode ser...pode ser tipo, irem contra uma pedra porque costumam correr um atraz do outro etc..dai dar o conselho tenha calma ....e observa bem ..os sintomas...as caudas vao renascer ne novo nao se preocupe...abraço e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desça um pouco a temperatura 22 ou ate 20.. mas constantemente nao brusca .eu nao tenho termoestato a agua ta sempre fria veja nas fichas tecnicas a temperatura ideal...antes de fazer o remedio faça um tpa de 10 ou 15 ou 20 %consoante o aquario deixe a agua nos garafoes 24 horas ou mais antes de meter no aquario e meta aos poucos..pois a agua mesmo estando na temperatura ambiente o aquario esta com temperatura mais elevada derivado ao termo estato, dai causar choque termico stress e ficam mais volneraveis as doenças..dilua talvez um pouco de sal.mas isso convem se informar consultando nos outros sites..abraço daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu curei um Kinguio que tenho (com esses mesmos sintomas), juntando uma colher de sal por cada 10 l de água, aumentando gradualmente a temperatura para 28-30 graus, e fazendo o tratamento de sera Costapur (Ictio) na quantidade que eles mandam num dia, deixando no seguinte de descanço(como manda no folheto), e no 3ºdia como o Ictio estava muito melhor, comecei o tratamento completo com o sera Baktopur(para barbatanas roidas). Ao final de 3 dias já notei melhoras significativas, e ao final de 5 dias estava impecável!

Sorte na cura da doença!

Cumprimentos

Editado por bmlg81

Vendo/troco Platis, musgo e fetos Java, ampulárias, e red cherrys.

mail/msn: bmlg81@hotmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos (Angel51-Daniel e bmlg81)

Amanhã sem falta vou comprar os medicamentos para ictio, vou começar o tratamento para ictio e vou adicionar o sal também. Consegui um galão daqueles de agua (20lts) o qual pretendo usar para as trocas parciais.

Eu noto que quando eu faço as trocas parciais de agua, os filamentos vermelhos ficam bem mais claros, agora com as dicas que voces deram e com o que eu tenho pesquisado, queira Deus... Tudo se resolva.

Por enquanto obrigado meus amigos. Vou aguardar este final de semana para postar outras fotos.

Abraços,

Luciomar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao prescisas de agradecer, todos aprendemos uns com os outros e temos aqui para ajudar uns aos outros..ficarei atento ao topico e espero que consiga te resultados positivos...os peixes merecem...eu meto me a olhar para os peixes durante horas as vezes as pessoas perguntam-me entao qual a graça de olhar para um aquario e os peixes irem de um lado para o outro, e eu perguntou lhes qual a graça de fumar e tar a olhar para o espelho destruindo tua saudade...e assim la convenço alguns a irem para este vasto mundo enfim....abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais