escalar doente


1984event

Recommended Posts

Boas pessoal

espero que me possam ajudar. Existe algum parasita dos escalares que se pareça com uma lapa miniatura? e que se aloje na regiao peri-cefalica dos escalares?

o meu escalar adulto apresenta "buracos" nas escamas. nao tem alteração comportamental, alimenta-se bem interage bem com os outros mas apresenta estas alteraçoes da supreficie corporal. alguem me da uma luz sobre o que possa ser e o que deva fazer?

Obrigado

desculpem enganei-me na area. algum moderador pode transferir para a area correcta? obrigado

Editado por 1984event
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Tenta colocar fotos, irá ajudar bastante!

 

Eu já tive um peixe que tinha tipo uma "carraça" agarrada a ele (era um loricarideo) e tive de fazer eu tipo uma cirurgia, tirar lhe aquilo com uma pinça, tal como se faz aos cães... foi uma experiencia um pouco complicada, mas resultou, depois coloquei azul metileno para ajudar a não ganhar fungos enquanto curava.

 

Mas o teu caso não percebi se notas lá algum "bicho", ou se são só buracos! Se tiveres a fotos era mais fácil!

Editado por William
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi muito bem a tua pergunta!

 

Eu não cheguei a descobrir a origem do parasita ou "carraça" nem a causa do problema, enfim... coloquei o peixe num "tapperware" com água do aquário onde ele estavava, depois de algum tempo e cheia de medo de magoar o peixe, lá consegui tirar com a pinça e no sitio onde estava o parasita ficou uma marca e nesse sitio era como se o peixe não tivesse cor, estava quase branco, mas com o passar do tempo foi ficando bom, utilizei apenas um antifungos para ajudar na cicatrização!

 

Como não tenho certeza se o teu escalar tem o mesmo que teve este meu peixe não te posso ajudar muito mais, mas se for mesmo vais ter de pegar no peixe e tirar o parasita com uma pinça e com muito cuidado para não puxar mais nada a não ser o parasita. Mas antes de fazeres seja o que for tenta tirar algumas fotos e colocar aqui, pois pode ser outra coisa que nada tem a ver com o meu caso e espera a ver se mais alguém ajuda!

Editado por William
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal. aqui estao as fotos.

Parece-me Hexamita sp mas se puderem confirmem por favor

?action=view&current=DSC00204.jpg

?action=view&current=DSC00205.jpg

?action=view&current=DSC00206.jpg?action=view&current=DSC00208.jpg?action=view&current=DSC00209.jpg

 

Chamo atençao do ponto negro" que se encontra na zona peri-ocular do escalar nesta ultima foto

Nas primeiras fotos ,nao sei se é muito facil de ver, da para ver alguns buracos na pele do peixe, como se tivessem sido escavados

Por favor mandem o vosso feedback, Obrigado

Editado por 1984event
Link to comment
Partilhar nas redes sociais