O meu Oceanário


Jose Ribeiro

Recommended Posts

Boas,

 

Aqui está mais um maluco que se vai iniciar na criação de Discus.

Tenho uma casa de um 1º andar desocupada e vou iniciar em fazer lá a minha bateria com 6 a 8 cubos, agora preciso de saber o eu preciso:

 

Tubos ou ferro, para fazer esta bateria altura?

Tubo em pvc, as torneiras?

Aquários de que mm

Cubos de 50x50x50 de mm

Mais alguma coisa que tenha esquecido,

 

Os casais já vem a caminho que é o mais importante para a criação.

Editado por Jose Ribeiro

Visite a nossa comunidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos casais???

 

Tens que contar que, se tiveres um casal a criar, tens de ter, além do cubo, mais, no mínimo 300 litros para fazer crescer a pequenada....

 

Agora é só multiplicar.... 2 casais => 600 litros.... 3 casais => 900 litros .... 4 casais => 1200 litros + os cubos, ou seja, para 4 casais a criar (NO MÍNIMO), necessitarias 4 cubos, não diria de 50 cm, mas sim de 45 (por experiência própria, parece-me melhor) 90 litros x 4 = 360 + 1200 para crescer = 1560 litros

 

Fora aquários hospital, sistemas de filtragem, etc....

 

Para montar uma boa bateria de Discus, eu sugiro, água independente para cada cubo e água comum para cada conjunto de crescimento; a água para crescimento deve ser trocada 100% todos os dias no sistema de gota-a-gota; todos os aquários devem estar automatizados para as TPAs de limpeza.

Na minha opinião, se estes 3 elementos não estiverem a funcionar, torna-se muito doloroso e díficil a criação de Discus.

 

Mais vale fazer tudo de início como deve ser, do que depois andar a remendar, por isso, sugiro que seja muito bem projectado e simulado antes de iniciar a construção do sistema.

 

Bom projecto

Editado por William
eliminar quote desnecesário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Casais em principio vão 6 ou 7.

A água vai ser mais ou menos de 2500 Litros

Quanto ao tamanho dos cubos vou por, como tu dizes de 45x45x45,

Quanto à água para os cubos vai ser independente para cada cubo e com os três elementos intraligados.

 

Obrigado pelo o incentivo,

 

 

Boas,

Já falei com alguêm que me deu umas dicas acerca disto.

Tubos galvanizado de 40x20mm.

Tubo em pvc,

Aquários em 8mm com 120x50x50,

 

E os casais.

Editado por William
eliminar quote desnecesário

Visite a nossa comunidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu vou por aqui os parametos da água que em principio devo usar água do poço:

 

Quimicos

 

Parametros Unidades Resultados valor paramétrico

Cor 1,1, 20

Turvação NTU <0,5 4

Cheiro a 25ºC Taxa de

Diluição 0 3

pH a 20ºC 5,1 6,5-8,5

Condutividade a 20ºc uS/cm 98,9 2,500

Cloretos mg/1cl 10,2 250

Sulfatos mg/ISO4 12,1 250

Dureza Total mg/lcaco3 43,4 ---

Alcalinidade mg/lcaco3 5,4 ---

Residuo Seco ml/l 89,0 ---

Anidridio CarbónicoLivre mgco2/L 85,8

Nitratos mg/lNO3 27,3 50

Nitritos mg/lNO2 0,01 0,50

Azoto Amoniacal mg/lO2 < 0,05 0,50

Oxidabilidade mg/l O2 1,2 5,00

Ferro mg/l Fe <0,01 0,20

 

Microbiologia

 

Pesquisa e quantificação de escherichia coli 0 0

"""""""""""""""""""""""""""""" Coliformes totais 0 0

"""""""""""""""""""""""""""""" Coliformes fecais 0 0

"""""""""""""""""""""""""""""" Enterococus 0 0

""""""""""" de esporos de Clostridios perfringes 0 0

Número de U.F.C. de germes totais / ml ( 22ºC-72h ) 0 0

"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""" ( 37ºC-48h ) 0 0

 

Com estes parametos agradeço saber se é possivel fazer criação com esta água.

Editado por Jose Ribeiro

Visite a nossa comunidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O que fiz para saber se posso ter Discus nesta água, sei que arrisquei um Discus a ser morto, tem que para se saber certas coisas temos que fazer certas coisas.

Ele esta já à cerca de 3horas e ele se sente bem e tem uma natação direita.

Mas também sei que ainda é pouco tempo mas se não se faz nada não sabemos se é possivel usar certas coisas.

Visite a nossa comunidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola jose mas essa historia de sacrificar um discu so para ver se a agua é boa..parece-me demais...sinceramente nao gostei dessa ideia e espero que reflitas de futuro nao repetir experiencias dessas com discus abraço joao ferreira

 

P.S- adoro os meus discus e nao era capaz de semelhante coisa abraço

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não entendo esses valores, muitos dos paramêtros que aí estão nem sei bem o que são... :lol:

 

Mais valia teres mandado analisar parâmetros específicos ou teres tu mesmo feito as medições,

 

No ph por ex tens 3 valores diferentes(5,1 6,5-8,5), concentra-te no Ph, Gh, Kh , No3, No2, Po4; e condutividade (acho que não me esqueci de nenhum)

 

 

quanto a isto nem comento.....

 

O que fiz para saber se posso ter Discus nesta água, sei que arrisquei um Discus a ser morto, tem que para se saber certas coisas temos que fazer certas coisas.

 

 

abraço

Editado por William
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim essa ideia de sacrificar um discus para ver se a água é boa... Péssima ideia...

 

É que ao contrário do que se diz por aí, acho os discus bastante resistentes... Simplesmente são peixes, que como todos, gostam dos parâmetros ideais...

Até hoje nunca vi nenhum discus morrer de repente, ao contrário de muitos outros peixes pequenos que de um dia para o outro aparecem a boiar... Os discus aguentam bastante tempo em más condições por isso considero os bastante resistentes... Por isso cuidado com essas experiências que podem sair caro, para além de ser um sofrimento para o peixe... De resto força para essa criação...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
BOAS...

como se sente os disco na nova agua???como esta a correr o projecto da bateria??era umas fotos para a malta ir vendo a evolucao...

cumps

 

Boas,

Está para breve as actualizações com fotos da minha bateria.

Já tenho tudo preparado para receber a bateria e por lá os meus Disquinhos que foram comprados à Discuscentro na encomenda de Janeiro, que já tem 12 dias na minha posse e que estão de boa saúde.

 

 

ola jose mas essa historia de sacrificar um discu so para ver se a agua é boa..parece-me demais...sinceramente nao gostei dessa ideia e espero que reflitas de futuro nao repetir experiencias dessas com discus abraço joao ferreira

 

P.S- adoro os meus discus e nao era capaz de semelhante coisa abraço

 

Depois de ler o que tu escreveste eu nem queria acreditar no que fiz, mas ele está bem e cheio de saúde e crescer bem como todos os outros.

 

 

Não entendo esses valores, muitos dos paramêtros que aí estão nem sei bem o que são... :alberteinstein:

 

Mais valia teres mandado analisar parâmetros específicos ou teres tu mesmo feito as medições,

 

No ph por ex tens 3 valores diferentes(5,1 6,5-8,5), concentra-te no Ph, Gh, Kh , No3, No2, Po4; e condutividade (acho que não me esqueci de nenhum)

 

 

quanto a isto nem comento.....

 

 

 

 

abraço

 

Os parámetros que eu pus não dá para ver bem o que eu escrevi, mas a culpa não é minha porque eu pus tudo separado mas depois se juntou tudo.

O pH está nos parámetros de 5,5 a 6 quanto ao resto está tudo bem.

Já disse em cima.

 

 

Sim essa ideia de sacrificar um discus para ver se a água é boa... Péssima ideia...

 

É que ao contrário do que se diz por aí, acho os discus bastante resistentes... Simplesmente são peixes, que como todos, gostam dos parâmetros ideais...

Até hoje nunca vi nenhum discus morrer de repente, ao contrário de muitos outros peixes pequenos que de um dia para o outro aparecem a boiar... Os discus aguentam bastante tempo em más condições por isso considero os bastante resistentes... Por isso cuidado com essas experiências que podem sair caro, para além de ser um sofrimento para o peixe... De resto força para essa criação...

 

Estou para muito breve para vos mostrar tudo aquilo que ando a fazer já alguns dias, do qual ando um pouco afastado dos fóruns.

Visite a nossa comunidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

Pessoal aqui está como prometido as fotos da minha bateria dos meus Disquinhos com então vamos passar as fotos:

 

A chegada dos meus Discus,

019.jpg

 

020.jpg

 

024-1.jpg

 

025.jpg

 

032.jpg

 

A minha bateria já montada e com os aquários no sitio, porque não tive tempo para a estar a tirar fotos da montagem e estava com a vontade de ver os disquinhos nos cubos,

036-1.jpg

 

037-1.jpg

 

Onde eu durmo um sono depois de fazer as TPA's,

054.jpg

 

Por hoje é tudo, depois posto mais fotos dos Disquinhos já maiores.

Já vão fazer um mês em meu poder.

 

 

036-1.jpg

 

 

Boas,

Agora vou dividir os cubos em 20x40x40 que se encontram de frente para por os alevins depois de os separar dos Pais.

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário

Visite a nossa comunidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta muito porreira a tua bateria, e os teus discus tambem são muito bonitos. Parabens pela concretização desse projecto e boa sorte. Cumps

Carlos Reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta muito porreira a tua bateria, e os teus discus tambem são muito bonitos. Parabens pela concretização desse projecto e boa sorte. Cumps

 

Boas,

Obrigado pelos elogios.

 

 

Muito fixe sim sr José! 5 estrelas!

 

Então e os casais? Vais esperar que esses cresçam para formar formar casais?

 

 

abraçço

 

Boas,

Não vou esperar que estes cresçam.

Tenho dois em casa para trazer para esta bateria, como aguardo mais um casal.

Visite a nossa comunidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O que vês na segunda foto onde começa a minha bateria se encontra ela toda forrada com esferovite.

Editado por William
quote desnecessário

Visite a nossa comunidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
boas ribeiro...

para que servem aquelas esponjas que estao em cima dos cubos???

cumps

 

Boas,

São esponjas para limpar os vidros.

 

 

Provavelmente para limpeza dos vidros, se assim é seria melhor uma coisa deste género

 

 

evitavas de colocar o braço dento de água

 

Boas,

William eu sei que tens razão, mas eles gostão de sentir as nossas mãos.

Editado por William

Visite a nossa comunidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao colocares o braço dentro de água vais "levar" água de uns aquários para os outros, se por acaso tiveres algum problema num aquário vai-se alastrar para os outros também ou então vais ter que estar a lavar o braço cada vez que acabas de limpar um aquário...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande projecto sim senhor, então e projectos para casais, quais são as escolhas?

Boa sorte,

 

Francisco Ramalho

 

Boas,

Os casais que eu tenho já comigo são os seguintes:

 

Turquesa azul,

Blue Diamand,

E um casal composto por um Silver macho e uma Solid Red Fire,

Mais uns que estão a acasalar vindos da Ásia.

 

Ao colocares o braço dentro de água vais "levar" água de uns aquários para os outros, se por acaso tiveres algum problema num aquário vai-se alastrar para os outros também ou então vais ter que estar a lavar o braço cada vez que acabas de limpar um aquário...

 

Boas,

Eu sei que não é o melhor para fazer as limpezas dos aquas mas esse pormenor já está resolvido, agora elas só se encontram la´para que eu saiba a que aquário pertencem.

Visite a nossa comunidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais