Novo projecto


mpguerreiro

Recommended Posts

Boas tardes pessoal...

 

Bem entao é assim... tenho um aqua de 120 em que mantenho discus e juntamente com outros aquas que tenho....

Agora vou me dedicar um pouco aos salgados! ;)

Como nao posso manter os dois, com muita pena minha vou me desfazer do meu de 120 e vou comprar um cubo de 60x60x60 e montar um salgado ;)

(ja agora se alguem tiver interessado no aqua é so dizer ;) )

 

Com isto tudo abro este topico para poder partilhar com voces as evoluçoes e para que eu possa tambem receber alguma ajuda visto este lado da aquariofilia é totalmente nova para mim!

Sera um projecto para se ir fazendo sem pressas.

 

Para este projecto vou contar entao com um aqua de 60x60x60 com o apoio de uma sump...

A minha ideia seria ter cerca de 20kg de rocha viva, alguns corais e uns quantos vivos!

A agua para arrancar e a agua para as TPA´s sera sempre natural, visto que sou de Setubal e tenho o Portinho da arrabida a porta :P

 

O que me aconselham em termos de substracto e cisculaçao!??

Pelo que tive a ler em relaçao a iluminaçao sera a roda de 1w por L certo? Estava a pensar numa HQI de 150W com mais duas T5! que dizem?

 

Estou aberto a sugestoes e criticas!

 

Assim que tiver o aqua (que vou buscar daqui a uma semana) posto fotos!

E quem tiver por ai material que me possa fazer falta é so dizer. hehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Boa sorte para esse novo projecto, que vou seguir com atenção porque estou a tentar montar um exactamente com as mesmas dimensões, só não sei ainda se monto sump ou não. Talvez consiga "roubar" algumas ideias para o meu.

Cumprimentos

Ricardo

Cumprimentos

Ricardo Silveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas tardes pessoal...

Desta vez deixo vos com as fotos do futuro cubo salgado mas ainda com peixaria e plantas dos doces...~

 

Pic_11752_7.jpg

 

Agora a Sump... desculpem a desarrumaçao na sump mas por agora esta assim

 

Pic_11752_9.jpg

 

 

Em breve... para a semana, espero eu, vou buscar 2 tunze nanostream 6045 l/h e para a sump uma Eheim 1260 (se nao estou enganado!)

Quanto a iluminaçao nao é para ja ja... mas quase de certeza que vou optar por uma HQI 150W mais 2x24W T5 (actinicas)

Que dizem destas escolhas? estou a escolher bem? :lol:

 

Estava a pensar em deixar a iluminaçao e o escumador mais para a frente... inserindo primeiro o substracto, sugarsize, e a rocha viva... estava a pensar em cerca de 20kg se depois for pouco adiciono mais! ou sera mesmo necessario a iluminaçao estar presente quando houver RV?

 

Quanto ao substracto quantos Kg de sera necessario? alguem tem alguma ideia?

 

Tenho aqui um esterilizador UV que usava nos doces... para o salgado tambem serve de ajuda ou nem por isso? se sim com que doses??? :puppydogeyes:

 

 

Bem por agora é so... assim que tiver mais novidades volto a postar :P

Deixem as vossas criticas que sao sempre bem vindas... nao estou a querer comprar material do mais barato para depois haver dissabores... se tiver que gastar mais um pouco e ficar melhor servido, prefiro :puppydogeyes:

 

 

Entao e tu Ricardo?? como vai isso?!!!

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite ,

 

Estou a pensar avançar para um cubo com as mesmas medidas do teu aquário.

 

Sabes quanto é que te custou o aquário e o móvel.

 

 

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi amigo!

O melhor dessas fotos é essa minha Escalar!!! :bad-words:

Força nisso amigo...devagar se vai ao longe!!!

 

Cumps.

 

Boas...

Pois é heheh :angelic008:

A seguir és tu!! :bad-words:

 

Um abraço

 

 

 

Boa noite ,

 

Estou a pensar avançar para um cubo com as mesmas medidas do teu aquário.

 

Sabes quanto é que te custou o aquário e o móvel.

 

 

Cumprimentos

Ricardo

 

Enviei MP amigo :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas.

 

Vemos lá ver....

 

Em breve... para a semana, espero eu, vou buscar 2 tunze nanostream 6045 l/h e para a sump uma Eheim 1260 (se nao estou enganado!)

Vais ter uma boa circulação com essas 6045. O retorno também é mais que suficiente,

 

Quanto a iluminaçao nao é para ja ja... mas quase de certeza que vou optar por uma HQI 150W mais 2x24W T5 (actinicas)

No que toca à iluminação, acho que vais ficar com uma iluminação mínima. se tivesse possibilidade, colocava 150w HQI + 4x24w (2 actinicas e 2 normais).

 

Estava a pensar em deixar a iluminaçao e o escumador mais para a frente... inserindo primeiro o substracto, sugarsize, e a rocha viva... estava a pensar em cerca de 20kg se depois for pouco adiciono mais! ou sera mesmo necessario a iluminaçao estar presente quando houver RV?

O ideal é colocares cerca de 30/35Kg de rocha. Deves apostar de inicio na areia, rocha e escumador, pois estas 3 coisas são essenciais para o inicio da montagem.

 

Quanto ao substracto quantos Kg de sera necessario? alguem tem alguma ideia?

Para evitar fazer uma DSB, pois não gosto de DSB no aquário, exceptuando nos refúgios, colocava cerca de 10Kg, talvez um pouco mais, para fazer uns 2 ou 3 cm de altura.

 

Tenho aqui um esterilizador UV que usava nos doces... para o salgado tambem serve de ajuda ou nem por isso? se sim com que doses??? jcb_:medieval_mace:.gif

Caso montes o aqua apenas para peixes, podes ter o UV ligado 24h/dia, senão coloca apenas 2 ou 3 horas por dia, pois mata parasitas, algas...bem como macroplanton, microplanton....mata o bom e o mau.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ouve lá ó caramelo! Já actualizavas o tópico!

Isso das férias não se aplica ao forúm!! Mete lá mas é um rolo na máquina e posta ai umas fotos!!

Quando é que vamos ao portinho molhar as calças?? E o aquario que ficou na mala do carro, já o vazaste??LOL

Abraço

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites pessoal...

Pois é com as ferias deixei um pouco o forum de lado... mas ca tou eu novamente e ja com novas novidades e fotos ;)

 

Entao deixo as fotos do aqua ja com a circulaçao, 25kg de areao sugar size e 20kg de rocha viva =)

Espero que gostem...

 

Vista direita:

Pic_11752_10.jpg

 

Vista Frontal:

Pic_11752_12.jpg

 

Vista Esquerda:

Pic_11752_11.jpg

 

Coralitos: (nao sei bem o nome) mas tem qualuqer coisa de DiscoBLABLA!! hehe

Pic_11752_13.jpg

 

Tenho a agradecer o amigo Rodrigo pela rocha e pelos corais ;)

 

Quanto a iluminaçao esta com 2 calhas de 120cm com 2x54W t5 cada acentes em cima do aqua... penso que daqui por 15 dias ja terei a HQI e as actinicas como deve de ser :coffee:

 

Gostava de saber a vossa opiniao em relaçao ao layout (nao tive grande cuidado com o mesmo, mas acho que nao posso fazer muito mais) e a posiçao das bombas? noto que remexem muito o arao e chega a ver-se o vidro do aqua :D

Em ralaçao as TPA´s, é boa ideia as fazer ja ou deixo cilcar bem repondo apenas a agua evaporada?!

Escumador tambem vou espera mais 1 mesito, ja agora qual o ideal?

Quanto a reposiçao de Kalk? é para ser feita ja?!

 

Reparei tambem que anda 2/3 estrelas pequenas a passear no aqua, é necessario removelas? ou nem por isso?!

 

Por agora é tudo...

Façam as vossas criticas e deixem as vossas opinioes...

 

Um abraço e obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim etá bem!

Já era tempo de pores isso aqui!

Acho que as Tunze deviam estar mais acima... mas espera pela opinião dos prós!!! O layout acho que também devia ser revisto, mas também não sei bem como! :)

Aos poucos isso vai ficar um espectaculo!

Abraço amigo!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal... uma pequena duvida...

Posso ir ate a costa e apanhar uns ermitas e meter dentro do salgado? sei que tem vantagens no que toca a limpeza... mas ha alguma desvantagem?

Em relaçao a temperatura da agua? é bem mais fria a da costa do que a do reef certo? nao fara mal ao bicho?

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, mais um que ñ percebe nada disto, mas gostei, uma montagem simples mas engraçada, com uns corais e muita cor à mistura ficará no ponto.

Boa sorte com esse projecto e com a aprendizagem :)

Ps. Tenho pena é que tenhas desistido dos doces nomeadamente dos plantados (até tinhas jeito pra coisa)

Abraço

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal...

 

Tenho novidades... mas ainda sem fotos... tenho de as tirar para postar :x

Fui ate a paraia esta manha a busca de ermitas... mas nem 1 biggrin acabei por travez uns quantos camaroes e alguns burriés!!!

Sera que havera problema? camaroes é que parece que viram muitos... lol nao os contei mas sao uns quantos... havera problema?!

 

Tambem fui a procura de Hidroxido de calcio... mas nao encontrei... pelos vistos esta tudo esgotado...

Se por acaso alguem tiver por ai algum que me disponibilize, agradecia :)

 

Oi amigo!

Terás sempre que fazer uma aclimatização muito lenta aos animais!!Depois eles aguentam-se!

Abraço

 

Pois... fiz isso tudo e ate agora parece que se estam a dar lindamente a ver vamos :P

 

 

Boas, mais um que ñ percebe nada disto, mas gostei, uma montagem simples mas engraçada, com uns corais e muita cor à mistura ficará no ponto.

Boa sorte com esse projecto e com a aprendizagem ;)

Ps. Tenho pena é que tenhas desistido dos doces nomeadamente dos plantados (até tinhas jeito pra coisa)

Abraço

 

Mais um que nao percebe nada disso... tens toda a razao... é um desafio que estou disposto a ultrapassar :eusathink:

Quanto aos doces... nao sera o fim certamente!! é uma questao de tempo hehe

 

 

 

Pedro Conceiçao:

 

Obrigado por opinares... pois é assim que o pessoal vai aprendendo :)

Quanto a iluminaçao... porque é que dizes que talvez nao seja o suficiente? com a rocha e areia e tudo mais acredito que o aqua tenha pouco menos de 200L assim sendo, e seguindo a dica de 1W por L de agua acho ser o suficiente! nao?

 

O areao optei por 25kg acho ser o ideal, quanto a rocha neste momento esta com 20KG achas pouco?

Estava a pensar em meter mais rocha na sump, nao para ja brevemente!! Antes disso quero comprar o escumador...

 

 

 

Ja agora e em relaçao ao escumador... Qual seria o ideal para este aqua?!

E ao que toca a Kalk é conveniente começar com isso?!

 

 

Um abraço

 

PS: mais logo posto fotos do aqua com a bicharada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal...

 

Ontem de noite quando cheguei a casa depois do trabalho ja com tudo desligado peguei numa lanterna pequena que aqui tenho e fui dar um olhinho na bichesa quando dou de caras com um caranguejo :sign_welcome: !!!!

 

Mas o bicho mal viu a luz escondeu-se logo... e parece que so sai das tocas quando a luz esta ligada mas ninguem por perto...

Ora assim sendo fiquei plantado em frente ao aqua com uma maquina fotografica a espera do bicho... e eis que quando:

 

Pic_11752_36.jpg

 

 

Nao fui eu que o la meti... nao sei como apareceu... ja vida dentro da rocha de certeza!!

 

Sera que fara mal o bicho andar pelo aqua???

Ja agora que especie é? posso manter ca o bicho??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoal... tal como combinado..

Deixo fotos dos meus habitantes da nossa costa que recolhi:

 

Pic_17190_1.jpg

 

Pic_17190_2.jpg

 

Nao ha problema em manter os mesmos pois nao?!

Ate gosto da bicharada :D

 

 

Ola Guerreiro

Salvo melhor opiniao, eu penso que isso vai depressa de mais. E com excesso de velocidade...

... ou se apanha multa ou se tem um desastre.

 

O aquario ainda esta a iniciar o "ciclo" e tu ja lhe metes com corais dentro... Isso pode nao dar bom resultado. Logo logo vao aparecer algas, nomeadamente umas irritantes de tom acastanhado e viscosas passando depois para as verdes. Vao comecar a irritar esses bonitos Actinodiscus e dar-te algumas dores de cabeca. Vamos esperar e depois me diras.

 

Quanto aos animais da nossa costa, apesar de a recolha nao ser autorizada certamente que muitos sao uteis como equipe de limpeza e penso que ha um artigo numa revista "Bioaquaria" a falar sobre recolha de "vivos" da nossa costa para equipes de limpeza.

 

Nao sei se ja apareceram mas se nao estara para breve a vinda das aborrecidas algas. Ha quem defenda que durante a parte inicial do "ciclo" o aquario ate deve estar sem luz. Utilizas algum produto quimico ou biologico para "apressar" o "ciclo"? Hoje em dia ja encontras alguns bons para isso.

 

Vai informando sobre a evolucao do "ciclo" e se os problemas surgirem como foi que os resolveste. Estou curioso.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Quanto a iluminaçao... porque é que dizes que talvez nao seja o suficiente? com a rocha e areia e tudo mais acredito que o aqua tenha pouco menos de 200L assim sendo, e seguindo a dica de 1W por L de agua acho ser o suficiente! nao?

Deves fazer as contas à litragem bruta do aquário. Se não contarmos com as actinicas, ficas com 150w. Dá perfeitamente para esse aqua, era só para teres o que eu considero excelente, que será cerca de 200w, sem contar com as actínicas.

 

O areao optei por 25kg acho ser o ideal, quanto a rocha neste momento esta com 20KG achas pouco?

Não me estava a referir ao areão...vê lá bem. Estava a falar da rocha. Areão chega e sobra.

 

Ja agora e em relaçao ao escumador... Qual seria o ideal para este aqua?!

Escumador para isso...tens várias opções. Podes colocar um Deltec MCE600...o pessoal que o tem está contente.

 

E ao que toca a Kalk é conveniente começar com isso?!

Acho que deves começar a adicionar isso.

 

Outra coisa....vai com calma, senão começas a ter problemas mais tarde ou mais cedo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal...

Vai ser uma passagem rapida... tenho de me sentar e actualizar isto como deve de ser!!

 

Mas resumidamente, esta tudo a correr bem (penso eu)

Têm me aparecido algas castenhas e notava se bastante no areao... mas parece que de um dia para o outro desapareceram, deixaram restos mas nada de mais, penso ser normal!! e tenho algumas do tipo cabelo, castenho!! nao me perguntem como esta a minha agua, que eu para ser sincero ainda nao fiz mediçoes!!! LOLOL :chair:

 

Quanto as TPA´s tenho feito 20l semanalmente com agua natural e reponho a agua evaporada, todas as noites, c/kalk... desde entao noto que dia para dia a coralina aparece e bem :(

 

Quanto a iluminaçao tambem ja me chegou a calha made by Ramirezi, diga-se de passagem que esta 5 estrelas :P! e quanto a isto tenho uma duvida... de momento tenho 12horas de luz e as actinicas estam ligadas 2 horas antes e 2 depois da HQI ligar... sera a melhor opçao?! é melhor mante-las ligadas mais tempo!?

 

Em relaçao ao escumador ainda nao tenho... mas em principio vou comprar um deltec ts1250, qual a vossa opiniao sobre o mesmo?!

 

Assim que tiver mais algum tempinho actualizo como deve de ser...

 

Mas deixo-vos aqui uma foto e queria que me dissessem o que é:

Pic_17190_3.jpg

 

Dei com o bicho numa das vezes que estava a adorar o aqua... hehe nao deve de ter mais de 2cm!!

 

Um abraço

Ate breve

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

As algas é normal aparecerem, por isso continua com a manutenção e com calma a coisa vai ao sitio.

 

Que tipo de água estás a utilizar na reposição?

 

Sobre a iluminação...12h é demais. Coloca no total umas 8 ou 9 horas. Chega bem e vai ajudar no que toca às algas.

 

Sobre o escumador, parece-me uma boa escolha.

 

E da foto...o que tenho a dizer é assustador....prepara-te.....tens aí uma coisa no aquário......que é inofensiva. :( É um invertebrado filtrador de água da família das Sabellidae.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal...

 

Boas.

 

As algas é normal aparecerem, por isso continua com a manutenção e com calma a coisa vai ao sitio.

 

Que tipo de água estás a utilizar na reposição?

 

Sobre a iluminação...12h é demais. Coloca no total umas 8 ou 9 horas. Chega bem e vai ajudar no que toca às algas.

 

Sobre o escumador, parece-me uma boa escolha.

 

E da foto...o que tenho a dizer é assustador....prepara-te.....tens aí uma coisa no aquário......que é inofensiva. :) É um invertebrado filtrador de água da família das Sabellidae.

 

Pedro,

Em relaçao a aqua de reposiçao por enquanto é agua da rede com kalk

A iluminaçao, quando falas de 8/9h de iluminaçao é ja com as actinicas incluidas?!

Quanto ao escumador acho que vou mesmo ficar com o deltec t1259

 

E agora deixo-vos com algumas fotos tiradas mesmo agora:

A diferença nao deve de ser muita pois ainda esta na fase do ciculo... mas ja se nota bem a coralina onde a rocha era branquinha quando veio :) e nas bombas tambem se nota bem!! =)

 

Aqui com a HQI e as actinicas

(nota-se um pouco das algas tipo cabelo castenho na rocha do meio do aqua, mas parece que esta a desaparecer!!)

Pic_17190_4.jpg

 

Só actinicas:

Pic_17190_5.jpg

 

Aqui nota-se algumas planarias nos corais, terei de me preocupar com isso?!

Pic_17190_6.jpg

 

Pic_17190_7.jpg

 

Pic_17190_8.jpg

 

Pic_17190_9.jpg

 

Pic_17190_10.jpg

 

Pic_17190_11.jpg

 

Quanto aos corail, discossomas, alguem me sabe dizer como se da a propagaçao dos mesmos?!

é que nestes ultimos dias no molho onde ha mais apenas contava 10, agora conto 11...

e nos dois que tenho mais a frente do aqua 1 deles parece que partiu e formou outro!!

 

PS: ja agora quem tiver corais para eu começar a compor, aos poucos, que diga ;)

 

Um abraço

Editado por mpguerreiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relaçao a aqua de reposiçao por enquanto é agua da rede com kalk

Atenção à água da rede, tem fosfatos, nitratos, silicatos...tudo coisas boas para as algas e más para o aquário. Acho que devias apostar na osmose.

 

A iluminaçao, quando falas de 8/9h de iluminaçao é ja com as actinicas incluidas?!

É total, com actinicas e HQI, podendo ter um timming diferente nas actinicas e HQI, mas no total, não passar do que disse.

 

Quanto aos corail, discossomas, alguem me sabe dizer como se da a propagaçao dos mesmos?!

é que nestes ultimos dias no molho onde ha mais apenas contava 10, agora conto 11...

e nos dois que tenho mais a frente do aqua 1 deles parece que partiu e formou outro!!

Propaga-se como disseste, de um divide-se em 2 e temos 2 corais novos.

 

PS: ja agora quem tiver corais para eu começar a compor, aos poucos, que diga :)

Vê corais moles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal...

 

Em relaçao a aqua de reposiçao por enquanto é agua da rede com kalk

Atenção à água da rede, tem fosfatos, nitratos, silicatos...tudo coisas boas para as algas e más para o aquário. Acho que devias apostar na osmose.

 

A iluminaçao, quando falas de 8/9h de iluminaçao é ja com as actinicas incluidas?!

É total, com actinicas e HQI, podendo ter um timming diferente nas actinicas e HQI, mas no total, não passar do que disse.

 

Quanto aos corail, discossomas, alguem me sabe dizer como se da a propagaçao dos mesmos?!

é que nestes ultimos dias no molho onde ha mais apenas contava 10, agora conto 11...

e nos dois que tenho mais a frente do aqua 1 deles parece que partiu e formou outro!!

Propaga-se como disseste, de um divide-se em 2 e temos 2 corais novos.

 

PS: ja agora quem tiver corais para eu começar a compor, aos poucos, que diga ;)

Vê corais moles.

 

Pedro, ja segui o teu conselho e reduzi para 8 horas de luz diaria ;)

Quanto a agua... por agora tera de ser mesmo da rede... mais tarde pode ser que pense numa osmose!!

E confirma-se entao... ja tive propagaçao de discossomas =)

 

Deixo-vos agora com um novo tipo de discossomas que me foram oferecidos...

 

Pic_17190_12.jpg

 

Pic_17190_13.jpg

 

Espero que gostem...

Acho que ainda nao abriram na sua totalidade acho que sao maiores :)

 

E hoje pela primeira vez vi a densidade da minha agua... esta um pouco alta ;) 1025

Para contornar o problema ja tirei 5L de agua e repus,os mesmos 5L, com agua doce...

Amanha faço o mesmo ate baixar a 1021/1022... sera o aconselhavel? o lojista falou-me em 1019, que evita muita doença... confirma-se? acho um valor um pouco baixo!!!

 

Por agora é tudo...

Editado por mpguerreiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais